18 de out. de 2012

O MACACO E O RABO DA COTIA

  “No passado, três coronéis mandavam no Ceará, mas nem irmãos eram. Agora, três coronéis que são irmãos querem mandar em Fortaleza e no Ceará!” 
  
  Elmano de Freitas

  Quem é o coronel de Fortaleza?”

  (Roberto Cláudio)

CADÊ O HOMEM!?

  Tem um doutor escondido na campanha de Fortaleza. Por quê? Ele não vai dar uma daquelas entrevistas arrasa-quarteirão!?

VELHA PRÁTICA!

   O advogado sindical Valdecy Alves está denunciando desmonte nas prefeituras do Ceará. E mais: transferências, demissões, exonerações, atraso de salários, ameaças de toda ordem aos servidores,... Alguns exemplos, segundo ele: Irauçuba, Tamboril, Ipaumirim, Mucambo, Acaraú, Umari, Itapiúna,..."
  Alô, Ministério Público!

CORONELATO MODERNOSO

 Agora à noite, no debate da TV O Povo, cada candidato a prefeito falou do coronelismo... do outro!

SAMBA-DO-CRIOULO-DOIDO!

  PSB histórico lança manifesto Pró-Elmano e petistas não vão às ruas com Elmano por serem secretários cidistas. Depravação partidária!

EM SACOLAS E MALETAS


  Projeto de leitura estimula crianças

  "Sentir o prazer de ler um bom livro e resgatar momentos em família. É com essa ideia que as escolas Joaquim Antônio da Silva e Dionísio Rocha, no município de Horizonte,  levam aos seus alunos do ensino fundamental o gosto pela leitura por meio dos projetos 'Sacola da Leitura' e 'Maleta da Leitura'.  As ações buscam incentivar o hábito não apenas no aluno, mas também da família. Hoje, nas duas instituições, participam dos projetos cerca de 140 estudantes, de quatro a 14 anos.

   Projeto voltado ao incentivo da leitura tem melhorado o desempenho de alunos nas escolas e contribuído para estimular habilidades artísticas.

  A partir dos projetos, as professoras apresentam aos alunos, no começo de cada mês, três opções de livros de histórias infantis e realizam uma eleição na turma para saber qual o assunto chama mais a atenção dos pequenos estudantes.

  Em seguida, o resumo da história escolhida pelas crianças é narrado pela professora da turma, e o primeiro aluno da lista de presença leva o livro para casa dentro da sacola ou maleta, a fim de discutir o assunto com amigos e familiares.

  Na manhã seguinte, a criança conta para os colegas de sala como foi a experiência de ler a história com a família, e o próximo aluno leva o livro, até que todos tenham lido. Posteriormente, se inicia todo o processo da escolha da nova história. (...)."


  (DN)

  (Pauta: Raimundo Irênio de Aguiar)

ESCOLA E REFLEXÃO

  Dever de casa e tarefa da escola

   "Ninguém questiona o mantra segundo o qual pais zelosos devem acompanhar os estudos dos filhos
Professor particular, professor tutor, tia, avó que foi professora, horas obrigatórias de estudo, etc, etc, etc.
  Pai e mãe que chegam do trabalho e, em vez de se dedicarem ao relacionamento com o filho, vão estudar junto com ele. No início, com paciência para explicar tudo nos mínimos detalhes. Pouco tempo depois, sem paciência alguma e, não raramente, chegando aos gritos com o filho.
  Tudo isso porque estamos chegando ao final do ano letivo e muitas crianças, por causa das notas, estão a perigo tanto do ponto de vista da escola quanto do ponto de vista dos pais.
   Alguns pais me disseram que irão fazer o filho - e falo de crianças com menos de 11 anos - estudar todos os dias com professores particulares para 'recuperar' toda a matéria dada desde o início do ano. Só assim, me disseram, o filho conseguirá aprender a matéria apresentada agora, já no último bimestre. Tenho pena dessas crianças. Em primeiro lugar, porque pais e escolas pensam que o processo de aquisição de conhecimento é igual ao de escalar um morro: antes de chegar ao topo seria preciso dar muitos passos.
   Não: já sabemos há muito tempo que o conhecimento não exige pré-requisitos, ou seja, não é preciso aprender determinados temas para chegar a outros. Essa ideia está ultrapassada, tanto quanto nossa organização escolar seriada que agrupa os alunos por idade. Como diz Ken Robinson, autor inglês que trata da criatividade e da inovação em educação, a data de fabricação das crianças não é o que as agrupa quando se trata de aprendizagem do conhecimento. São seus ritmos e modos de aprendizagem. Em nosso país, o mantra de que os pais zelosos devem acompanhar os estudos dos filhos não é questionado, tampouco problematizado.
   Ponto para a nossa ideologia escolar, que consegue, desse modo, delegar aos pais tarefas que são da instituição de ensino. E como tem escola reclamando que os pais delegam a elas suas responsabilidades, não é?
   O fato é que com a família em transição e a escola congelada seria preciso rediscutir as funções de ambas e, inclusive, criar as bases do que poderíamos chamar de 'parceria escola-família'.
   O que os pais podem fazer para ajudar o filho que precisa reagir em sua vida escolar? Eles podem, por exemplo, ajudá-lo a entender que conhecimento exige esforço.
   Uma ótima atitude a se tomar é organizar o dia do filho para que ele tenha horários de estudo - entre outras coisas - e um local para fazer isso longe das tentações que costumam ser estimulantes para ele.
Insistir para que o filho 'grude a bunda na cadeira' até conseguir estudar e focar sua atenção é outra atitude favorável que complementa a primeira.
   Nem a escola ensina isso. Basta o estudante experimentar alguma dificuldade que ele pede para ir ao banheiro, tomar água, etc. E a escola permite, ou seja, não ensina que aquela dificuldade pode ser superada com esforço e concentração.
   Conversar com o filho a respeito da matéria que ele estuda, fazer perguntas que a escola não faz, ajudar o filho a fazer relações entre o tema e a vida ou mostrar a ele algumas dessas relações também incentivam bastante a criança a entender o que é que ela estuda, afinal.
   Sim, os pais podem, como nós acabamos de ver, ajudar o filho em sua vida escolar, mas não como se fossem eles os professores. Podem ajudar como pais, que nem sequer precisam saber o conteúdo das lições.
   Se não fosse assim, como é que tantas pessoas com pais analfabetos conseguiriam estudar?
   Os pais devem ajudar ensinando a atitude diante do estudo. Simples assim. Mas é algo tão difícil de realizar quanto simples."

   ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" 

DAS ANTAS!

  
  

  















  




"Avenida Aguanambi, logo após sua inauguração da década de 70."
  (Do Face Cidade de Fortaleza Nas Antigas)

ANÁLISE

  "Estas eleições em Fortaleza são um deleite para um historiador e um tapa com luva de película nos estereótipos e preconceitos. Quem diria um dia que os bairros mais pobres iriam voltar, em peso, num partido de centro-esquerda, no qual muitos membros, no passado, acusavam as massas de serem 'alineadas'? Quem diria que as classes médias e dominantes, que tanto falam em 'modernidade', iriam votar num dos mais tradicionais e conservadores grupos da política cearense, vindo do interior (onde há muito currais) e que teve ascensão servindo à ditadura militar/coronéis, ao tassismo e ao lulismo? (...)."
  (AIRTON DE FARIAS)

NÃO À REAÇÃO!

   Se não houver uma brusca mudança em Fortaleza caminhamos pra algo já histórico: em eleição quem se une ao conservadorismo cai do cavalo!

MEDIOCRIDADE!

 Faltam líderes no Ceará, faltam quadros de valor nos partidos políticos, falta formação, falta consistência no que os homens dizem, falta lastro à maioria deles!

  Quer três exemplos? A corrente petista de Luizianne Lins foi comparada recentemente às DSTs. Um deputado estadual jura que o governador não faz parte de nenhuma oligarquia política e a prefeita diz que, ao arrepio dos fatos, elege até um poste, da forma que bem entender! Olha o nível! A quem o nosso futuro está entregue! Recuso-me a aplaudir essa canalhice!

VELHA PRÁTICA!

  O adesismo (e o carreirismo) corre solto em Fortaleza. A velha política dencanta a acanha... Até quando!?

QUEM É O DISTINTO!?

  "Rodízio de carro e de água, são propostas do Dr. Rodízio. Aqui, não ! O povão só quer rodízio de pizza!"
 
  (Lúcio Gonçalo da Alcântara) 

A FORÇA DO EXEMPLO!


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DESCATITOU