sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

CARNAVAL: OS CORDÕES

  "Os cordões tinham este nome por andarem em fila, com seus participantes caminhando e dançando um atrás do outro. Era um grupo onde a sua caracterisitca principal eram os foliões mascarados, com os mais diversos tipos de temas, como palhaços, velhos, índios, reis, rainhas, diabos, baianas e vários outros tipos de personagens.
  Ao que tudo indica, alguns cordões em sua forma orignal, escolhiam um tema para a fantasia de todo o grupo. O grupo era conduzido por um Mestre e obedecia à um apito de comando. Quem fazia o som e rítimo da brincadeira era um conjunto munido apenas de instrumentos de percurssão.
  Pelo menos em termos de registro histórico, tem-se o ano de 1886 como data de surgimento, com a fundação do cordão chamado Estrela da Aurora. Entretanto, a existência de cordões é bem anterior aos registros históricos. (...)."

  FONTE:
   http://www.riodejaneiroaqui.com/carnaval/carnaval-cordoes-blocos.html

30 MARCHINHAS PRO NOSSO DELEITE!

O FHC GLOBAL

 De Valber Benevides

AMNÉSIA?!

 Do Facebook

FIRMEZA!

  "O deputado Renato Roseno (Psol) avaliou, nesta sexta-feira (13/02), em pronunciamento no segundo expediente e no tempo de liderança da Assembleia Legislativa, a crise hídrica vivida pelo País e pelo Estado. Segundo o parlamentar, é preciso repensar o atual modelo de gestão do setor. O deputado considerou que o problema não pode ser entendido apenas como escassez de chuvas. 'Israel tem média pluviométrica de apenas 50% da registrada no Ceará, que é de 800 milímetros anuais. Porém, esse país do Oriente Médio não tem os mesmos problemas que enfrentamos', assinalou.
  Renato Roseno acrescentou que os números demonstram que a crise de desabastecimento não acontece por conta do consumo humano. Conforme explicou, no Ceará, a população consome, em média, 120 litros por dia, 10 litros a mais do mínimo recomendado pela Organização das Nações Unidas (ONU). 'Apenas 17% de nossa água é destinada ao consumo humano, enquanto a agricultura irrigada consome mais de 70%. Somente o açude Banabuiú está com vazão de sete mil litros por segundo destinados aos grandes empreendimentos agropecuários', pontuou.
  O deputado frisou que, no passado, água não era mercadoria, mas nos últimos 30 anos o sistema neoliberal, em nome de um crescimento econômico, reverteu essa lógica, e agora apenas os grandes empreendimentos têm agricultura irrigada. 'O pequeno agricultor não se beneficia desse modelo econômico”, destacou.
  Renato Roseno avaliou ainda que a fruticultura irrigada voltada para a exportação é concentradora de riquezas e utiliza técnicas arcaicas, com irrigação por inundação. 'Isso é criminoso. Utiliza-se perdulariamente o insumo natural que é a água', acrescentou.
  Renato Roseno assinalou também que o atual modelo é insustentável. O parlamentar observou que a termelétrica e outros empreendimentos do Pecém vão utilizar água igual a todo consumo humano de Fortaleza. 'Quem tem recebido a outorga da água tem sido o grande poder econômico, que não gera desenvolvimento social, mas só crescimento econômico', pontuou.
  Roseno observou ainda que há perda da água armazenada e total descaso com os esgotos que contaminam os veios naturais. 'Há também pulverização aérea de agrotóxicos, contaminando os mananciais de água', acrescentou. (...)."
  Site da Assembleia

IH!

   "Atrizes acusam suposto diretor por abuso sexual em teste para filme. Um Boletim de Ocorrência (B.O.) foi registrado no 33º Distrito Policial (DP) e convertido em inquérito. (...). O ensaio válido para escolha do elenco envolvia cenas de sexo e estupro. (...)." Tudo isso se deu no Cuca da Barra do Ceará, administrado pela Prefeitura de Fortaleza.
  O POVO
  DO BLOGUE: Meninos em outros tempos isso seria um escândalo. Hoje, tudo é normal!

CHEGA!

  O Psol já fala em candidatura a prefeito de Fortaleza. Vai cometer o mesmo erro do passado? Não sei. Acho que é chegada a hora da esquerda (que resta) apostar suas fichas em Heitor Ferrer. Chega de aventuras!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...