quarta-feira, 13 de março de 2013

TÁ FEIA A COISA!

  Ridicularizam os alunos que erram a escrita. Mas os jornais estão cheios de erros e até documentos oficiais! É comum se vê coisa do tipo: "os técnicos vão discutir sobre as novas técnicas..." em vez de "discutir as novas"...

ENQUANTO ISSO..

Mudanças já!!... valorização da escola pública urge!!

O INFERNO É ALI!

   Até agora 20 h ainda tinha Professor tentando se lotar no Centro de Referência do Professor, no Centro de Fortaleza. Gente que chegou às 8, 9 da manhã! O pessoal da tarde foi mandado pra casa, pra voltar amanhã! É a gestão daquele que o Roberto Moreira chama de "educador brilhante"!

COLABORAÇÃO: SAUDOSA INFÂNCIA























"Um dia, ao entrar na sala de aula, ouvi um som perto de mim... Logo desconfiei dessas caixinhas de som chinesas...  Virei-me e olhei pra trás. Não fiquei impressionado. Hoje é muito normal vermos nossas crianças com esses brinquedos da  China.  Mesmo assim pedi para observar mais de perto. Um carro à bateria, recarregável (ia escrevendo à pilha), com som. Imagina um de carro elétrico e ainda com som,  com um cartão de memória 4 GB conectado, controle remoto para mudar faixas de músicas, aumentar o volume,... 'Que legal!!!' E pensar que outros se divertem com tabletes, celulares,... Enquanto muitos gostariam de ter pelo menos ter uma infância.  
    Nesse mesmo momento me veio a mente dois textos, que até publiquei em meu blog. Um do colega João Teles e um poema do amigo de infância, Helton Carvalho, que relatavam história do Araquém de seu tempos. Aí comecei a pensar saudosamente do meu tempo de infância, que é o mesmo deste último mencionado...  Nossos brinquedos eram simples; produção caseira ou encontrados na natureza, como os carros fabricados com tábuas, boleias de lata de óleo; cavalos de talas de carnaúbas, atirador com tala de mamoeiro, motos eram de galhos de marmeleiro, arrastando um gancho  no chão, dentre muitos outros.

Será que  as crianças de hoje são mais felizes? Elas são felizes. Cada qual no seu tempo... Assim com também o fomos em nossa época. De uma coisa eu tenho certeza: sinto muita saudade da minha infância. Meus carros que eu mesmo fabriquei, com certeza, ajudaram-me a melhorar em algumas habilidades."
Araquém/março de 2013
     Professor Chiquinho

OS POEMAS

  Os poemas são pássaros que chegam não se sabe de onde e pousam no livro que lês.
  Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão. Eles não têm pouso nem porto. Alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem. E olhas, então, essas tuas mãos vazias, no maravilhado espanto de saberes que o alimento deles já estava em ti...


 (Mário Quintana)

BEL'ARTE

Coloridos do pincel, de Fransciso Sérgio Sales Pinheiro.
Coloridos do pincel.

CRACK SEM BOLA!

  Quem conversa com Professores do 6o. ao 9o. ano das escolas públicas de Fortaleza ouve relatos de arrepiar. Em algumas regiões mais afastadas do Centro é mais fácil saber que não tem envolvimento com drogas numa sala de aula do que o contrário. Uma tragédia que vitimiza crianças e adolescentes e que não sensibiliza ningm!

PELEJA - PARTE IV

ANTONIO QUEIROZ DE FRANÇA
Quero que fique entendido
Quem é o nosso adversário,
Que não é o Barros Alves
Confirmamos ao contrário.
É o monstro capitalismo
O que nos leva ao abismo
Conforme seu itinerário!
 BARROS ALVES
Viver em país precário
Cantando a revolução
Deve ser vida de otário,
De fantasia e ilusão,
Sem a mínima liberdade,

Como em Cuba, uma maldade,
Feito uma ilha-prisão.
 Obs.: Os poetas estão usando o recurso da deixa! 

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...