quarta-feira, 16 de janeiro de 2019

FÓRUM COREAÚ

DISSE A UM AMIGO ALGO sobre Raimundo Estopa (conhece?): "Esse aí merece uma bela narrativa em romance de cordel. Mas a família teria que autorizar. Trata-se de um personagem popular emblemático e importante!

EQUÍVOCO...

LEONARDO STOPPA comenta política na internet. Assisto, gosto, etc. Agora tratar o PDT como esquerda? Como partido progressista, vá lá. A verdade é: o PDT, mesmo no tempo do velho caudilho Brizola, sempre foi de centro. É história. Fora disso, é tolice!

DO GUABIRAS

Nenhuma descrição de foto disponível.

ISSO MESMO!

UMA IMAGEM da Escola Marista Sagrado Coração (Maraponga)
Nenhuma descrição de foto disponível.

JOÃO BOREGA*

No meu tempo de menino/Meu tédio bebericava/Bem deitado no balcão/Na verdade dormitava/Na bodega, sem gaveta/Numa caixa eu catava!//Moedinhas, muito poucas/Rame-rame bodegueiro/Pouca gente, pouca venda/E as contas num salseiro/Negócio com pouca grana/É atolo num brejeiro!//"Oh, que vida mais cansada!"/Me dizia o Seu José/E um papudo escutando/Bem doido pelo seu mé/E eu querendo ir pra casa/Cochilar num cafuné!
CORRUPTELA DO "JOÃO DA BODEGA". João Borega é um apelido dos tempos de menino.

ESTRUTURA VELHA E ANACRÔNICA

"O Governo do Estado interditou 27 das 119 cadeias públicas do Estado. A informação é do secretário estadual de Administração Penitenciária, Luis Mauro Albuquerque. Elas foram fechadas e deverão ser desativadas."
O Povo

NORDESTINIDADE

"EU SOU FIO no Nordeste/Não nego meu naturá!"/Se em casa tem Luiz/Boto logo pra tocar/E se tem um Patativa/Me ponho logo a versar!//Pois eu sou cabra da peste/Dou valor o meu lugar/Aqui é cuscuz, curau.../Milho verde pra assar/Na sala de chão batido/Tem faceira pra dançar!///Não vou perder o meu tempo/E forasteiro engomar/No Nordeste tem beleza/Mil jardins a aflorar/Se eles não dão valor/A gente é doido pra aprovar!

O BODE IOIÔ NA TUIUTI (2019)

O meu bode tem cabelo na venta
O Tuiuti me representa
Meu paraíso escolheu o Ceará
Vou bodejar lá iá lá iá...

Vendeu-se o Brasil num palanque da praça
E ao homem serviu ferro, lodo e mordaça
Vendeu-se o Brasil do sertão até o mangue
E o homem servil verteu lágrimas de sangue!

Do nada um bode vindo lá do interior
Destino pobre, nordestino sonhador
Vazou da fome, retirante ao deus-dará
Soprou as chamas do dragão do mar!

Passava o dia ruminando poesia
Batendo cascos no calor dos mafuás
Bafo de bode perfumando a boemia
Levou no colo Iracema até o cais
Com luxo, não! Chão de capim
Nasceu muderna Fortaleza pro bichim!

Pega na viola, diz um verso pra Ioiô
O salvador! O salvador! (da Pátria)

Ora meu patrão!
Vida de gado desse povo tão marcado
Não precisa de dotô
Quando clareou o resultado
Tava o bode ali sentado
Aclamado o vencedor!

Nem berrar, berrou, sequer assumiu
Isso aqui Ioiô é um pouquinho de Brasil!

Composição: Aníbal, Cláudio Russo, Jurandir, Moacyr Luz e Zezé

No YOUTUBE:
https://www.youtube.com/watch?v=fifZkPttsTQ&feature=youtu.be

ENFIM...

PCdoB É MAIA...

...OU SEJA, é Bolsonaro. Vai jogar parte da história no lixo. Solenemente!

EXPLICA AÍ, MANU!
"Não participei dessa reunião da bancada do PCdoB, porque não sou deputada federal e nossa reunião de direção partidária que decidiria o tema será apenas dia 30. Como todos sabem, defendo desde antes da eleição a unidade de todo nosso campo político, razão que resultou, inclusive, na retirada de minha pré-candidatura à presidência da República. Pra mim demarcações e divisões entre partidos de oposição a Bolsonaro de nada servem ao Brasil e às duras batalhas que teremos pela frente; não estamos numa batalha contra ou a favor de nenhum partido de esquerda, mas em defesa da permanência da democracia. Para mim, o passo inicial seria termos uma posição conjunta, dos cinco partidos de nosso campo, para que juntos buscássemos construir uma candidatura comprometida com a democracia, mesmo que essa não fosse de nossos partidos, já que tal eleição não é terceiro turno presidencial. Não foi o que aconteceu: os partidos seguiram diversos caminhos. Lamentavelmente!"
MANUELA D'ÁVILA

RECEBI DO POR...

(PARTIDO OPERÁRIO REVOLUCIONÁRIO):
Resultado de imagem para logomarca partido operário revolucionário
"LANÇAMENTO: REVISTA PROLETÁRIA DA EDUCAÇÃO N° 08.
Crítica da Escola de Tempo 
   Integral (ETI); Mercantilização do
        ensino; Escola sem Partido 
 ____________
✅ Data: 18/01 - Sexta-feira
✅ Hora: 18:30h.
✅ Local: UECE/Itapery.
                   Bloco G, Sala 10."

UPA DO JANGURUSSU FUNCIONANDO COM ESCOLTA...

A POLÍCIA TENTA garantir que não haja outro arrastão na unidade de saúde!
E o velho Estado (já ausente, que nem pai demente) entrega uma arma pra quem queira e bate em retirada!

LAURENTINO GOMES E A VIOLÊNCIA (TAMBÉM) DO PASSADO

Laurentino Gomes
"Brasil parece ter encontrado uma solução fácil para acabar com a criminalidade: armar a população. Como a história sempre tem algo a nos ensinar, reproduzo neste thread trecho do meu livro '1808' sobre a violência e o uso de armas no Rio de Janeiro na época da corte de D. João: A criminalidade atingiu índices altíssimos nos treze anos da permanência de D. João no RJ. Roubos e assassinatos aconteciam a todo momento. No porto, navios eram alvos de pirataria. Gangues de arruaceiros percorriam as ruas atacando as pessoas a golpes de faca e estilete. Oficialmente proibidos, a prostituição e o jogo eram praticados à luz do dia. 'Nesta cidade e seus subúrbios, temos sido muito insultados pelos ladrões', relata o arquivista real Luiz Joaquim dos Santos Marrocos numa das cartas ao pai, que ficara em Lisboa. A maioria da população andava armada. O cônsul inglês James Henderson surpreendeu-se com o número de pessoas que portavam facas escondidas nas mangas de seus capotes, 'as quais tiram e usam com grande destreza'. Pouca gente saía desacompanhada à rua depois do anoitecer. Pedradas eram um tipo de agressão muito comum. Grande número de escravos era preso por desferir pedradas em pessoas que simplesmente passavam pela rua. A mulher do embaixador americano Thomas Sumpter foi atingida por uma delas no olho enquanto estava dentro de sua carruagem. Encarregado de botar ordem na casa, o chefe de polícia Paulo Fernandes Viana baixou o porrete nos arruaceiros, impôs toque de recolher, promoveu obras de melhorias urbanas. De nada adiantou. A violência no RJ continuou tão elevada quanto sempre tinha sido e seria!"

TRAGÉDIA

RELATO DE HILDEGARD ANGEL (RJ): "Vivi num prédio em que tinha como vizinhos uma família de campeões de tiro ao alvo. Gente generosa e pacífica. Um dia, a tragedia: o caçula dos filhos, brincando, deu um tiro e matou o amiguinho da escola. A arma estava bem escondida, mas ele encontrou."

É...

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto

NOTAS DO BLOGUE

CINISMO
"Arma em casa é risco para criança tanto quanto liquidificador, compara Onyx"
G1
QUE TEMPOS são esses em que a pauta de um País é o cinismo... liquidificado, pra ver se a gente engole?

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...