domingo, 15 de fevereiro de 2015

A ARTE (MARAVILHOSA) DE UM CORAL

VELHARIA - II


DESSERVIÇO AO PAÍS!




















Site do partido (13.01.14), via site Brasil 29

ESPADEIRAMENTO

  O amor dos poderosos pela Educação pode ser medido pelo ódio com que PMs vão pra cima do professores, em manifestações de rua. Parece coisa acertada no paço. Eles (PMs) batem mais que coração de ladrão novo!

SE FOR REPLAY, VALE A PENA!

A DEMOCRACIA TÃO APLAUDIDA POR AÍ!

  Do Facebook

ESTADO E MECENATO

  "Como a cultura política influencia a política de cultura é o mote da minha marchinha de carnaval.
  Reconstituo essa gênese pra entender como o patrimonialismo é tão arraigado na relação Estado-sociedade civil. Intriga-me que essa mentalidade tenha se enfronhado no imaginário coletivo, ao ponto de aceitarmos sem muita contestação que os legisladores e gestores se apropriem das instituições como se fossem suas.
  Causa-me espanto a complacência e condescendência da sociedade civil com pactos aéticos, em nome de projetos de poder, onde o bem comum é suplantado por interesses pessoais.
  Relação entre Patrimonialismo e Mecenato
  Pretende-se perscrutar que essa mentalidade esteja presente nas políticas de cultura concernentes ao financiamento/fomento à cultura através do 'mecenato'.
  O Estado financiador da arte e os artistas e intelectuais que respaldam (isso) e dão sustentação ao governo.
  Interessante como publicidade e cultura andam de mãos dadas desde tempos remotos na nossa história! Tudo tão natural, tão inconteste, tão conformado, tão espantosamente resignado.
  Se o mecenato foi mecanismo de sustentação política mais relacionada à forma monarquista de governo, como ele se comporta na República? O que ainda o faz ser a principal forma de financiamento 'público' da cultura?
  Entender é o primeiro passo pra superação pois que o patrimonialismo se alimenta da ignorância coletiva."

  Andréa Saraiva

SEM HIPOCRISIA

 Do Facebook



VELHARIA

  Corrupção no Brasil, num comentário na Rede Cultura (SP):
  https://www.facebook.com/video.php?v=871813346193336&pnref=story
  

NORDESTINIDADE

 Do Facebook

ESTÁ NAS REDES...


MILITÂNCIA

 A cada meia hora estou na Rádio Chofer com uma chamada da Academia Palmense de Letras - APL. O fundo musical é do Belchior. Clique na seta ao lado e ouça! 

DEUS NOS LIVRE!

   Dizem que o candidato do PSDB à presidência é Alckmin. Com toda a experiência paulista? Mas vai pelos menos fazer um estágio no Paraná?

"BLOCO DOS SUJOS" TUCANO DEPOIS DO CARNAVAL?!

SEM CAUSAS

   Um colega me enviou o link de uns tais Revoltados Online. Fui ver. Deu vontade de vomitar. Como é que o ser humano chega ao subterrâneo de si mesmo. Quanta gente lutou e até morreu em nome da democracia... e o que se vê hoje? Ela (a democracia) sendo tratada a pontapés!

COMO NO PASSADO....

 Do site do advogado Alfredo Marques um veículo de Fortaleza do passado. Ligava Fortaleza à Russas:


Trecho da Avenida Santos Dumont

TAÍ, GOSTEI!

 Do Facebook

LONGE DA ESCRITA!

  “Milton Hatoum: ‘Falta formação educacional consistente’. Para o escritor amazonense, autor de 'Dois irmãos', a baixa qualidade do ensino público não forma alunos pensadores, capazes de escrever.
  ÉPOCA – Como romper esse círculo vicioso?
 
Hatoum - A meu ver, os governadores e os 5.570 prefeitos (dos municípios) são diretamente responsáveis pela qualidade da educação. Será que esses políticos (ou a maioria deles) pensam na formação educacional das crianças e jovens brasileiros? Estão sensibilizados com essa questão? Tenho dúvidas. Por outro lado, a classe média paga impostos e paga a mensalidade escolar de seus filhos, sem contar o plano de saúde. Por isso a nossa democracia é manca, é apenas uma caricatura de democracia. Só se pode falar de mérito quando há oportunidades iguais, daí a importância da escola pública de qualidade. 
  ÉPOCA – Escrever bem é uma habilidade valorizada socialmente no Brasil? Pela sua experiência, a sociedade francesa, por exemplo, prestigia mais a boa escrita?
  Hatoum - A literatura é uma espécie de culto na França. Jorge Luis Borges menciona ‘a quase infinita literatura francesa’. Um romance que ganha o prêmio Goncourt conquista, na pior das hipóteses, cem mil leitores. Ler e escrever bem são tarefas da escola pública francesa, que ainda é razoavelmente consistente. Isso faz parte de uma longa tradição, foi uma conquista da Revolução Francesa, que privilegiou o ensino laico e universal. A mesma coisa ocorre na Alemanha, na Inglaterra e em outros países europeus. Nesses países, e a Inglaterra é um exemplo notável, o estudo da História e das Humanidades é levado a sério.. (...)."

 Revista Época

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...