sábado, 31 de dezembro de 2011

NO ARAQUÉM...

  "E por aqui, Araquém, interior do Ceará, nada de Ivete Sangalo, nem Kléber dos Teclados, que é da terra. Passaremos a passagem de ano na mais pura calmaria. Bom para quem gosta de tranquilidade e passar mais tempo ao lado dos familiares e amigos."

  (Prof. Chiquinho, do Educaraquém)

  DESTE BLOGUE: Desejo paz a todos! A vida simples também tem sua valia. E como tem!

POIS BENS APLAUDIDOS!

  "E porque o ano de 2011 tinha que terminar mesmo em glórias, eis que elas vieram.... E porque se também temos insônia, podemos ver as estrelas... Por que se vemos as estrelas, sentimos o brilho no meio da escuridão noturna... Eis que a marvada falta de sono resolveu me visitar nestas três últimas noites, às vésperas da virada de ano... E por que em estando acordado, resolvi passar o tempo navegando na grande teia... Eis que chegou o lenitivo aproximadamente às duas horas da manhã deste sábado... E eu recebi, via mensagem instantânea, de um ilustre amigo, leitor e admirador destas mal traçadas linhas.... Disse ele: 'Se hoje ainda não lhe renderam homenagens pelo talento literário, rendo-lhe a um só tempo pelo talento e pela hombridade! Escrever de forma escorreita já é bem difícil. Escrever com arte e coragem, então, é algo hoje quase impensável! Desafiando ainda instituições etéreas e pretensamente intocáveis, numa aldeia dormitante sertaneja, somente um herege a um só tempo corajoso e talentoso!'
  Franscisco Eliton A. Meneses é o nome do mais recente ilustre leitor e admirador de minhas mal traçadas linhas. Autor desta preciosidade que me deixou por demais satisfeito e, confesso, ainda mais: Um tando envaidecido. Vaidade esta que me faz manter maior a vigília, para que meu ego não inflame a ponto de flutuar às alturas, me levando para distante de minhas modestas origens. Ao nobre leitor e mais recente amigo virtual, como também a todos os que diariamente leem esta demosucupirana tribuna e se sentem pecadores, somente por tomarem conhecimento de minhas maculadas ideias, votos de muita tranquilidade, paz, saúde e sucesso pessoal, por todo o ano que se aproxima. Que Deus seja o amparo de todos nas lutas diárias. São os votos de Manuel Mané de Manepa da Silva, um sucupirano nato, exilado em Brusundanga! Tenho dito... E sempre!!!"
  (MANUEL DE JESUS)

O DN CONFIRMA O QUE DIZ AIRTON DE FARIAS

  TENSÃO
  "Exército busca liberação de viaturas, mas PM nega"

SER ORIGINAL. EIS A QUESTÃO!

   Na hora de escrever aquela mensagem de Ano Novo, vem o problema: todo mundo já disse tudo! Não se apoquente! Vá na sinceridade! Mensagem curta e sincera vale mais do que aquele palavreado que nem sempre fala de você!

RISCO DE CONFRONTO...

  Os PMs aquartelados estão com mulheres e filhos. Todo cuidado é pouco!

Airton de Farias, de volta!

  "Mais uma vez fazemos apelo pelo diálogo entre governo e policiais. Bastante tensa a situação! Há temor de um conflito armado com as Forças de Segurança!"

A VOZ QUE DESTOA...

  "Policial fazer greve assim, é chantagem com o cidadão. Não se trata apenas de uma festa, é a vida das pessoas que está em jogo!"

  (Maísa Vasconcelos, apresentadora da TV Diário)

RISCO INSTITUCIONAL? AIRTON DE FARIAS COMENTA!

  "Alguns colegas policiais me informam que o comando da PM está os obrigando a permanecer de plantão - 62h de trabalho. A Lei Áurea ainda existe?"
 "Colegas informam da grande tensão que envolve a greve da PM. Boatos dão conta de que governo prepara intervenção. Risco de conflito armado?"

ALGO PRECISA SER FEITO! AlÔ, ESTADO! ACORDA DO TEU ETERNO SONO!

  "Grevistas pedem que familiares permaneçam no quartel para evitar ação da Força Nacional."
  "Grupo de esposas de militares fura pneus de caminhões da Cavalaria (da PM)."

  (Destaques da imprensa local)

A VOZ DE QUEM LEVANTA A VOZ!

  De: Neno Cavalcante
  "Difícil saber quem merece maior repúdio, policiais em greve num momento como este ou um governador autoritário e incompetente."

MONA NOSSA!

  A cantora cearense Mona Gadelha abre o Show da Virada na (poética) Praia de Iracema, em Fortaleza. Paz!

INSANIDADE: CASARÃO DO BAIRRO BENFICA É DEMOLIDO!

LEMBRANDO O VELHO VT

  "Insisto, faltam no CE líderes com inteligência, habilidade e rapidez para perceber as conjunturas. Essa greve (da PM e Bombeiros) era evitável. Não que eu faça a apologia dos coronéis (ao contrário), mas falta alguém habilidoso e esperto, como Virgílio Távora. Tenho quereconhecer! Houve um cara que comparou Tasso e Cid a Virgílio Távora. Heresia!"

  (AIRTON DE FARIAS)

E DE NOSSA POBRE LAVRA...

Quando te vi na lagoa
Linda como um beija-flor
Percebi que tua ausência
É do tamanho da dor!

A dor que já atravessa
Todo o mar da aflição
Pra se alojar no meu ser
Como a espuma no sabão.

Sabão escorregadio
Como teu sorriso em flor
Volta logo pros meus braços
Tô me rachando de dor!

DO TROVADOR BARROS ALVES

Quando os ventos da saudade
Invadem meu coração,
É ver uma tempestade
Causando destruição.

Quando nasci, já poeta,
Pra palmada que levei
Tive resposta de esteta:
Em vez de chorar, cantei.

Quando chegaste, sorri;
Quando ficaste, sonhei;
Quando partiste, sofri;
Na tua ausência, chorei.

NÃO É COM ELA!

    A prefeita Lourizianne Lins deu entrevista e disse que "Segurança Pública é com o Estado". Discurso surrado! Todo prefeito diz a mesma coisa... fora do palanque! Já na hora da retórica...

   O debate sobre segurança deve envolver elementos que parecem fora do contexto dela, mas que não estão! É o caso da limpeza e da iluminação públicas.  Além, é claro, da presença constante do poder público nas ruas e comunidades...

COMEÇA O FOGUETÓRIO!

  Já pipocam por aqui os primeiros fogos que antecipam o momento da virada. Espera-se que reine a paz aqui e em todo o interland cearense!

REPERCUSSÃO NACIONAL II

   A Rádio CBN de São Paulo, que funciona em rede em grande parte do Brasil e é considerada a CNN das rádios brasileiras, está repertindo as notícias do Ceará a cada meia hora, em seus noticiosos fixos. Que venha a solução para o drama em que vivemos!

REPERCUSSÃO NACIONAL

  O drama dos cearenses, que tem sua segurança afetada com a falta de instabilidade institucional, chega ao plano nacional. A Rádio CBN, a Record News e outras emissoras já estão noticiando o caso, em flashes ao vivo ou através de material gravado. A que ponto chegamos!

ONDE NÃO HAVIA GREVE...

  "Diante da paralisação dos Policiais Militares e dos Bombeiros, o Governo publicou nota oficial no início da tarde deste sábado, 31, decretando situação de emergência em todo o Estado. Trecho da nota diz que há um caso de 'anormalidade e instabilidade institucional' no Ceará. 'Face cometimento de crimes e infrações disciplinares por militares da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar'.

  O Governo declara que, na prática, a primeira ação a ser tomada é encaminhar 159 carros da Secretaria de Saúde para o Exército utilizar como viatura policial. A frota iria ser distribuída para municípios cearenses a partir da próxima terça-feira, 3.(...)."

  (O POVO)

PAZ, PAZ!



   Dizem os bons redatores que não tem tema pobre, sobre o qual você deve falar, narrar, etc. A palavra paz, miudinha, monossilábica como é, pode parecer "pobre" nessas horas. Mas como, se ela representa um dos bens mais cobiçados nesse abirobado mundo de hoje?

MARIPOSAS DE HOLOFOTE

  Difícil escolher quem mais gosta das luzes-da-ribalta da imprensa: Oscar Costa Filho, do Ministério Público Federal ou Deodato Ramalho, secretário lourificado do Meio Ambiente. Briga feia!

DA SÉRIE "ELA PERGUNTA, ELA RESPONDE"...

  "Luizianne quer resposta de Catanho após Réveillon"

  (Blogue do Eliomar)

O REI ESTÁ NU!

  "A cúpula militar do governo Cid age como aquele conto do rei nu - o problema não é a greve dos policiais, mas a crise da Segurança Pública. Se policiais, homens acostumados a obedecer uma estrutura hierárquica autoritária, entram em greve, é sinal que a situação está dificil. O governador do Ceará não teve sensibilidade nem habilidade para perceber o problema e evitar a greve. Agiu do mesmo jeito com os Professores."

  (Airton de Farias, historiador)

UMA BELA PÁGINA MUSICAL!



   Uma das mais belas manifestações musicais que conhecemos são os corais. Geralmente formados por servidores e trabalhadores de uma empresa ou órgão público, levam a seus membros poesia, musicalidade e qualidade de vida. Quanto custa para uma prefeitura ou empresa manter um? Pelo que se sabe, quase nada. E por que eles não são mais estimulados?

REPUBLICAÇÃO, APÓS REPAROS...

  PRAÇA DA MATRIZ 
 
  Sei que não me denuncia/ Pelo que eu vou te dizer/ Foi em tua banca fria/ Que vi a hora morrer/ Quando minha timidez/ Mergulhando em rigidez/ Viu do verbo se valer!// Aquela menina magra/ Jogou-me no solo, então/ Com palavras tão cortantes/ Santo Deus! - desilusão!/ Com a voz feita um tirano/ Pro meu maior desengano/ Tascou-me maldito "não"!// Arrastei-me do teu largo/ Feito um pássaro - um urubu/ Depenado, recolhido/ Malogrado, jururu/ Aquela menina foi/ Se hoje escuta, me perdoe/ Do meu dia o meu lundu!

SERVINDO À METRÓPOLE...

 
  "A Força Aérea dos Estados Unidos anunciou ontem a compra de 20 aviões modelo A-29 Super Tucano fabricados pela Embraer. É o primeiro contrato da brasileira com a Defesa americana. O valor do negócio é de US$ 355 milhões, o que inclui o fornecimento das aeronaves e do pacote de serviços, como treinamento de mecânicos e pilotos responsáveis pela operação do avião.  Segundo Luiz Carlos Aguiar, presidente da Embraer Defesa e Segurança, a companhia mantém expectativas de vender mais 35 aviões, o que pode elevar o contrato à cifra de US$ 950 milhões. (...)". (Jornal Correio do Povo Online)

Jornalista e Escritor Daniel Piza Morre aos 41 Anos

  "O jornalista Daniel Piza, 41 anos, morreu na noite desta sexta, 30, após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC). Estava em Gonçalves (MG), onde passava as festas de fim de ano com a família. Chegou a ser socorrido pelo pai, que é médico, mas não resistiu.
Daniel Piza tinha 41 anos - Arquivo/AE
  Arquivo/AE
  Daniel Piza tinha 41 anos

  Paulistano de 41 anos, Piza era colunista do jornal O Estado de S. Paulo, onde começou a carreira em 1991. Escrevia aos domingos no Caderno 2 e, desde 2004, assinava também uma coluna sobre futebol, além de manter um blog no portal estadão.com.br.

  Advogado, formado no Largo de São Francisco, era escritor, com 17 livros publicados, entre eles Jornalismo Cultural (2003), a biografia Machado de Assis - Um Gênio Brasileiro (2005), Aforismos sem Juízo (2008) e os contos de Noites Urbanas (2010). Traduziu títulos de autores como Herman Melville e Henry James, e organizou seis outros, nas áreas de jornalismo cultural e literatura brasileira. Fez também os roteiros dos documentários São Paulo - Retratos do Mundo e Um Paraíso Perdido - Amazônia de Euclides.

  Daniel Piza deixa mulher, Renata Gonçalves Piza, e três filhos. O sepultamento, ainda sem horário definido, será no Cemitério de Congonhas, em São Paulo.

  Carreira  Nos anos de 1990, trabalhou nas editorias de Cultura do Estado, Folha de S. Paulo e Gazeta Mercantil, na cobertura de literatura e artes visuais. Em maio de 2000, retornou ao 'Estado' como editor-executivo e colunista cultural.

  No Estado, também foi o responsável por reportagens exclusivas, como o anúncio da aposentadoria do jogador Ronaldo. Entre as grandes coberturas que participou, está a Copa do Mundo de 2010. Em seu último post, escreveu um breve recado aos leitores, desejando feliz 2012 e anunciando sua volta no dia 11." (Estadão)

E INSTALOU-SE O CAOS! FALTA BOM-SENSO DE AMBAS AS PARTES?

  Portão da Guarda Municipal de Fortaleza, fechado por manifestantes. Foto: Caroline Ribeiro, da TV Jangadeiro

LEI... É PRA SER DESCUMPRIDA!

  Da prisão do secretário de Meio Ambiente de Fortaleza, Deodato Ramalho, que é um dos mais festejados advogados da cidade, fica uma lição: sem entrar do mérito, tudo ocorreu por conta do descumprimento de uma decisão judicial, coisa normal por aqui! Todos descumprem leis! Os Professores conhecem muito bem esse filme velho e... acanalhado...

A FARRA... DELES!


ELAS SE ACHAM!... E COM MUITA RAZÃO!

  http://asevangelicasmaisgostosas.blogspot.com/

Maquiando...

  "Réveillon com greve de PM, BM, AMC, GMF, motoristas de ônibus... E a prensa local fazendo de conta que está tudo sob controle... 'Tudo pra manter a boa imagem do Estado. Sou uma minoria mas pelo menos falo o que quero, apesar da repressão'... (Grupo musical Plebe Rude, há 28 anos atrás).

  (DO SITE EM OFF)

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...