Na nossa Constituição temos constituídos três poderes: Legislativo, Judiciário e Executivo. Se esses segmentos atuarem cada um exercendo a sua função com honestidade, lisura e principalmente independência, teremos uma nação politicamente perfeita...
  A base política de um município é o Poder Legislativo. Os seus pares – vereadores -  são os que estão mais próximos dos anseios da população. Daí, a importância dos mesmos se empenharem em buscar suprir as necessidades básicas da comunidade e intervir junto ao Poder Executivo na excursão desses anseios.
  O Judiciário seria o meio da pirâmide. Ele tem o papel de fazer cumprir as leis que regem a execução dos outros poderes. Podemos também incluir nesse 'meio' a população, que tem a atribuição de acompanhar e fiscalizar os vereadores e o desempenho do gestor do executivo. A participação popular é indispensável no processo político, pois também faz parte da base dessa pirâmide.
  O Poder Executivo tem que ser preenchido por pessoas voltadas para o bem coletivo. E jamais governar para uma minoria, como, infelizmente, acontece com bastante frequência. Como nos outros poderes a participação da população é indispensável. O gestor administra o erário publico, no entanto, não devemos esquecer que somos nós o público.
  Concluindo o nosso pensamento, podemos afirmar que a POPULAÇÃO é a própria pirâmide. Os poderes são os nossos parceiros no processo de monitoramento da execução das ações desenvolvidas e implantadas dentro da sociedade. Diante disso, é de suma importância que nos respeitemos. A todos! Comecemos a fazer isso, votando em pessoas que realmente irão fazer parte desta pirâmide.
  Dizem que apenas uma laranja podre basta para botar a perder as demais que estão dentro do cesto... Os vereadores coreauenses, em sua maioria, são o oposto do dito popular. Ou seja, lá, a maioria, não é 'fruta fresca'. Portanto, já que as 'opções' não são assim tão qualificadas, pelo menos se existir um já estaria de bom tamanho! Quem sabe seria esse o primeiro grito dentro do mar de lama existente na Câmara Municipal coreauense."

    (Carlos Teles)