sábado, 7 de fevereiro de 2015

TOM E MIÚCHA: DELEITE DUPLO!

ENGULA!

   Essa eu mandei para um velho jornalista do Ceará, que anda escrevendo crônicas de um lado só, na internet:
  "Olha aí o jornalismo torto, que só vê o erro do partido alheio. Ainda bem que foi-se o tempo em que a gente ficava só com as colunas. Vamos pautar o Metrô Paulista, o Caso Cantareira, os 45 escândalos da Era FHC, o golpista! Vamos, criem vergonha e façam jornalismo! Tirem a Veja das mãos, informem! Respeitem o leitor! Saiam dessa arquibancada patética! Leitor tem inteligência. Tenham hombridade. Chega! Isso é ridículo! Dane-se o PT, dane-se o PSDB, mas informem!" 

A REALIDADE

 Alguém me diz, meio que comemorando, que o prefeito de Fortaleza está colocando ar-condicionado nos ônibus. Pois é. Mas, vamos aos fatos:
  1. Na maioria das paradas (de rua) nem aquela cobertura antiga de cimento tem;
  2. Falta ônibus nas linhas. As pessoas ficam longo tempo, no sol, esperando o cambão;
  3. Nos terminais, notadamente nas manhãs, entra no ônibus que tem mais força. Vale o lei do mais forte; a lei da selva;
  4. A prefeitura não manda um só guardinha para organizar a fila. Velhos e novos disputam as mesmas portas. 
  5. A passagem é uma das mais caras do País;
  6. Onde anda a tal melhoria?!

O QUE LER, ENTÃO?

   Não me interessa o jornalismo da Veja, nem o do Paulo Henrique Amorim. Eu, leitor, quero o jornalismo que narra e analisa fatos. Se eles atingem a imagem de alguém, paciência. O que temos hoje no Brasil são veículos de comunicação que desinformam e até renegam fatos. Um jornalismo feito da arquibancada, onde a torcida age de forma escancarada e acanalhada. Desta forma, a História mostrada pela imprensa brasileira vai sair pensa, torta, partidária, limitada, superficial e patética.

APL NO AR!

 Atenção, confrades. A Academia Palmense de Letras está na Rádio Web Chofer, com uma chamada minha, de hora em hora. Você pode ouvir a rádio clicando na logo a sua direita!

FALOU E DISSE!

  "E os sujos e os mal lavados continuam apontando os dedos uns para os outros. Vaza óleo, falta água. Mensalões vermelhos e azuis. Jatos, helicópteros e metrôs. Cuecas e pó. 
  Uma senhora crise de representatividade.
  O Brasil precisa de uma reforma política urgente.  Não é uma questão deste ou daquele partido apenas. É um modelo político que segue tradições clientelistas de há muito, sujeito às pressões e interesses do poder econômico."


 Airton de Farias

OS VERDADEIROS DONOS DA TERRA

BARRA SUJA!

  Barra do Ceará. Linda, bucólica, histórica e esquecida. O poder público, pra variar, pouco aparece lá. Nem a ponte é tratada com zelo. Tudo ao redor da gente é pichação, sujeira, descaso,... Quem atravessa parte da cidade para chegar lá, pouco ou nada ver... O prefeito de Fortaleza deveria ser escolhido a dedo. Mas pra prefeitura vai qualquer um. Qualquer neófito. O que vale é ter um partideco qualquer. Foi-se o tempo das grandes administrações.... Mesmo elitistas, foram qualquer coisa melhor! Hoje, a cidade está em pandarecos!

AI DA BASE!

   Ouço vozes gritarem que o PT precisa voltar pra base? É bom lembrar que a base está noutra. Decepcionada, renegada e, muitas vezes, humilhada, não está mais naquela de camisetas, bandeiras, estrela e bótons! Gato escaldado... Mas o PT é o PT. Pode viver sem mim, sem você... Minha (outra decepção): o PT tinha tudo pra entrar pra história como o Partido do Brasil, que o PMDB quer ser. Mas o cavalo passou selado, escaramuçou, deu coices no ar e... foi embora!

OS ATAQUES NÃO CESSARAM!

  O aluno João Victor, da Escola Adauto Bezerra, que fez ótima prova no Enem, não obteve êxito na redação, pelo que sei. Ganhou bolsa de um colegião daqui. Mesmo assim continua sendo apedrejado, via redes sociais. E por professores. Um deles perguntou, ironicamente: - Onde está o nosso nerd? João já é um vitorioso por fazer o que fez, com as limitações sociais e financeiras em que vive. Qualquer aluno, de qualquer lugar do mundo, merece ser ajudado e aplaudido. Mas nas redes interessa o linchamento. Tem-se um objetivo definido: linchar por linchar!

O VEM-VEM DE MARCOLINO

O ESQUECIDO

     "O paraibano José Marcolino, ou Zé Marcolino, é o grande parceiro esquecido de Luiz Gonzaga. Todo  mundo fala em Humberto Teixeira e Zé Dantas. Poucos se lembram de Marcolino. No entanto, ele é tão bom, acho até melhor, do que os outros dois. Quem já ouviu Fazenda Cacimba NovaCantiga de Vem-Vem e Numa Sala de Reboco? São composições de Zé Marcolino, entre muitas outras. Era um grande poeta. Detalhe interessante: do trio -  Humberto Teixeira, Zé Dantas e Zé Marcolino - o terceiro era o único que não tinha formação superior. Humberto Teixeira era advogado, Zé Dantas, médico. Marcolino era APENAS poeta. Outra curiosidade: suas composições eram as que tinham menos erros de português. Fazenda Cacimba Nova não tem nenhum erro!
          Por favor, não me interpretem mal. Não estou a dizer que Humberto Teixeira e Zé Dantas não sabiam escrever. Eles erravam de propósito, para imitar o linguajar do matuto nordestino: 'inté' em vez de 'até', 'véve' em vez de 'vive' , 'muié' em vez de mulher. Acho que os dois até exageravam nos erros. Zé Marcolino era mais natural. 'Errava' no momento certo.
          Marcolino era também o mais novo  dos três. Morreu precocemente, em  1987, aos 57 anos. Se vivo fosse, completaria 82 anos em 20 de setembro deste ano. (...)."

  Paulo Verlaine de O Povo, em seu Blogue Coluna da Hora

DESAVERGONHADO

   FHC quer o impeachment de Dilma? Terá certeza que não mais voltará ao comando do País, via eleições diretas? O nome desse seu desejo é golpismo. O sociólogo não se envergonha disso? Tantos livros publicados, tão laudas lidas, tão festejada biografia, tantos aplausos internacionais... pra nada? Pra vir pro seu País, já que tem o coração na Europa, pra pedir o impedimento de uma presidente eleita pelo voto popular? Onde andam suas vergonhas, doutor?!

DITADURAS, RECONHECIDAS OU NÃO!

   As ditaduras prendem, somem com pessoas e matam. Os países, para ampliarem seus territórios pilham, trucidam, aniquilam. A própria Igreja chancelou a inquisição, em nome do seu crescimento, da ampliação dos seis poderes. Quantos índios e mexicanos tombaram sem vida para que os norte-americanos instalassem a "maior democracia (vá lá que seja!) do mundo". O poder sempre foi assim? A política sempre foi suja. Por que queremos ver santos em altares inexistentes? E por que ainda votamos? E pensar que meio mundo sai de casa pra correr atrás de charangas e torcer por isso...

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...