domingo, 22 de abril de 2012

FALOU E DISSE!



REVOLUÇÃO, EM NOSSA MODESTA ÓTICA

  Rompimento com o modelo político vigente, com o status quo, que agrada a quem dele tira proveito; quebra de paradigma e não mudar (algumas peças do tabuleiro), para continuar mandado! Trabalho de vanguarda e não de retaguarda calada, sonsa e satisfeita com todas as generosas tetas...

FÓRUM COREAÚ

  Ontem ouvi de alguém da colônia coreauense radicada na capital, algo que merece ser destacado: "Quem da oposição de Coreaú tem moral pra falar deste ou daquele, se a maioria ou já esteve lá ou é ligado à família detentoras do poder no passado, e não fez a revolução apregoada hoje?"
   Faz sentido!

A AUDIÊNCIA QUE SUMIU!

   "(...) Nem a Globo - que tem os direitos de transmissão (da Fórmula Um) no Brasil -, mostra-se tão interessada em mandar seu narrador Galvão Bueno e os comentaristas Reginaldo Leme e Luciano Burti aos locais (de corrida). Ficam no estúdio, transmitindo pelo tubão."

  (Gente de Mídia)

POESIA POPULAR: MULHER CIUMENTA

  "Em Festival promovido em Fortaleza pelo poeta Geraldo Amâncio, em 1999, no Teatro José de Alencar, poeta Zé Cardoso cantando com Valdir Teles, subordinado ao tema 'Eita mulher ciumenta esta que eu casei com ela', sugerido no momento, improvisou magistralmente:

'Quando ela me ver na rua
Com uma amiga conversando
Já chega me perguntando:
- Quem é aquela perua?
É bem namorada sua...
Chama a moça de cadela,
Zanolha, torta e banguela,
Preta, pobre e fedorenta
Eita, mulher ciumenta
Esta que eu casei com ela.'"
 Citado por Barros Alves
 E do Barros Alves
"Acordei tarde demais
Nesta manhã domingueira,
Pois passei a noite inteira
Em delírios saturnais.
Teu dorso nu foi meu cais
No oceano de carinho,
Em teu corpo fiz meu ninho
De intensivos amores...
Tens o perfume das flores
E das rosas sem espinho!"
 

OPORTUNIDADE POLÍTICA

  "Neste ano teremos mais uma grande oportunidade de reverter a triste situação política brasileira. Existe uma grande mobilização para que neste pleito eleitoral seja obedecida a Lei da Ficha Limpa. Será um grande passo, se aprovada! Existem vários tipos de eleitor. O da consciência suja, que prefere ter o dinheiro na mão e nos quatro anos seguintes as suas necessidades básicas no chão; aquele que dá a vida por uma sociedade mais justa, onde o seu bem-estar só é completo quando os dos outros também o são e o eleitor 'cético', aquele que não acredita nem em si e nem no trabalho dos outros. 
  'Na vida não basta somente tocar o instrumento musical, tem que ter a coragem de fazer com que o som da sua insatisfação chegue aos ouvidos de todos'.
  Caminhar e cantar é preciso, mas temos que ter um olhar introspectivo da nossa consciência, olhar para a nossa imagem refletida no espelho e responder para si mesmo: o que eu, residente, estou fazendo por meu município?
  Quando chegar a uma conclusão, aí sim, poderemos cantar o velho refrão: 'Bem, vamos embora que esperar não é saber; quem sabe a hora não espera acontecer...'"  (Carlos Teles)

PERSONAGENS INEXPLORADOS

  Conheci um homem em Coreaú, cujo nome não declino, por não ser ele objeto desta reflexão, que era um poço da sabedoria do povo. Decorava datas, destrinchava calendários e tabelas, adivinhava datas, narrava fatos, feitos e causos. Era um danado! Levou pra cova todo seu cabedal de informações. Nunca foi ouvido por ninguém sobre tudo o que sabia! Ninguém tem registro de sua sapiência! Uma pena! Nosso ativismo modernoso não nos permitiu que isso ocorresse. E saber que existe outros naipes desses por aí...

O PESADELO DA FOME

 Dia da Terra. Ainda existe fome! Prova inconteste do nosso inacabamento. Da nossa incompletude. De nossas limitações...

A LIÇÃO NÃO APRENDIDA... POR MUITOS!


OPOSIÇÃO EM CACOS!

  "Dilma tem 64% de aprovação, mas Lula é o preferido para voltar ao Planalto em 2014"

 

  (Datafolha)

SONHO PERDIDO (E NÃO DESCOBERTO!)


BRASÍLIA DESCALÇA

  "A capital do Brasil faz 52 anos e ainda traz marcas do neoliberalismo. A desigualdade cresce, diferentemente do que ocorre em todo País."

  Presidente do Ipea e professor licenciado do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp

SINUCA-DE-BICO!

   Pedi ao Professor Sânzio de Azevedo para definir de uma só tacada romantismo, parnasianismo e realismo. Coisa de leigo! O Professor mandou seu recado:
 "João Teles, obrigado. Essa definição numa frase não existe!"

FOME DE ÂNSIA


  Um velhote, enfraquecido pelas farras e gulas dos tempos de juventude, compensadas na vida devotada de operário, chefe de família e campeão das horas extras, perde-se agora no que fazer depois da aposentadoria. Viúvo e sozinho... Todas as manhãs, em rotina ritual, larga cedo a rede. O sono é leve e curto, não lhe cobra como antes. Pega a bengala, já lustrada pela oleosidade de sua mão. Com a mesma roupa que dormira e sem café, ou frescura, sai a caminhar num típico trajeto.

  Passadas largas, olhar solto, enquanto a bengala tateia o chão. Sente-se ali forte, entretido em pensamentos, sobretudo saudosismos das proezas pretéritas e inseguranças quanto ao futuro vindouro.

  Na madruga, poucos são os olhares incriminatórios ou esnobes. Os transeuntes, todos conhecidos, o cumprimentam. Puxam, por vezes, um dedinho de prosa. Depositam-lhe umas moedinhas de atenção. Surgem motivos pra sonoras e graves gargalhadas. Alívio e agrado!

  Ao voltar pra casa, encontra de novo a velha, e já não tão cheirosa, guerreira rede. Deita-se. Põe-se a balançar. Uma manhã de olhares para as telhas, encarando-as de frente, de um modo tal qual não chega a encarar dívidas consigo.

  O tédio corrói... Sua companheira é a falta de sentido e propósito. Suas mães, as mágoas e culpas, o esquecimento. A vida termina antes de findar, vazias as possibilidades pela cega vista do tedioso.

  A rotina se segue. O tempo passa. Acena pro tempo passando, expectador.

  (Benedito Gomes Rodrigues)

"PREFEITO BOBALHÃO!"

  Parte considerável da sociedade considera um panaca o prefeito que sai pobre da prefeitura. O ex-governador da elite, Virgílio Távora (tido como o mais importante de todos), não deixou riqueza. E aí? Vamos desprezar sua memória por isso?

CAMOCIM

   Carneiro Portela rasga seda para Camocim, em seu programa na TV. Camocim bem que merece! Tem belas praias e História de proa! Pena ser vítima de oligarquias políticas que o puxam pra baixo...

PELEJA NA TV

  Estou vendo na TV Diário o programa do Geraldo Amâncio e uma peleja, subordinada ao mote "Só falta você dizer que canta mais do que eu!" Cultura popular da mais pura!

LUZ VERMELHA ACESA!

  "Datafolha envia oposição da enfermaria para UTI

 Saiu mais uma pesquisa do Datafolha. Tomada pela fachada, faz reluzir o já sabido: a popularidade do governo Dilma sobe. Foi de 59% em janeiro para 64% agora. Tomada pelo miolo, acende uma luz no fim do túnel da oposição. Luz vermelha. (...)."

  (Josias de Souza)

MULHER CRIATURA

"Deus fez a maior beleza
Da costela de Adão,
Poema da Criação
Pra enfeitar a Natureza.
Porém, com grande esperteza,
Veio a tal cobra atrevida
E vendo Eva despida,
Por artes do Satanás
Meteu o pobre rapaz
Em um beco sem saída.
Mulher é tão consagrada,
Tem um sentido tão fundo,
Que Deus, nosso Pai Eterno,
Criador do amor profundo,
Das entranhas da mulher
Trouxe o Criador do mundo." (GA)
 

MULHER

  "Não existe mulher feia/ Mulher é um paraíso/ Quem não gosta da mulher/ Do sexo, nem do sorriso/ Está faltando uma telha/ Na construção do juízo."
(Geraldo Amâncio, poeta cantador, gênio da raça, conforme Barros Alves)

A CIDADE NÃO PARA

Vamos lá, travez!