sexta-feira, 12 de agosto de 2011

UM TEXTO PARA REFLEXÃO, SEM PATRULHAMENTO...

  "Atualmente há muita desolação com referência à Igreja Católica institucional. Verifica-se uma dupla emigração: uma exterior, pessoas que abandonam concretamente a Igreja e outra interior, as que permanecem nela mas não a sentem mais como um lar espiritual. Continuam a crer apesar da Igreja.
  E não é para menos. O atual Papa tomou algumas iniciativas radicais que dividiram o corpo eclesial.    Assumiu uma rota de confronto com dois importantes episcopados, o alemão e francês, ao introduzir a missa em latim; elaborou uma esdrúxula reconciliação com a Igreja cismática dos seguidores de Lefebvre; esvaziou as principais intuições renovadoras do Concílio Vaticano II, especialmente o ecumenismo, negando, ofensivamente, o título de 'Igreja' às demais Igrejas que não sejam a Católica e a Ortodoxa; ainda como Cardeal mostrou-se gravemente leniente com os pedófilos; sua relação para com a AIDs beira os limites da desumanidade. A atual Igreja Católica mergulhou num inverno rigoroso. A base social de apoio ao modelo velhista do atual Papa é constituída por grupos conservadores, mais interessados nas performances mediáticas, na lógica do mercado, do que propor uma mensagem adequada aos graves problemas atuais. Oferecem um 'cristianismo-prozac',apto para anestesiar consciências angustiadas, mas alienado face à humanidade sofredora e às injustiças mundiais e a situação degradada da Terra. Urge animar estes cristãos em vias de emigração com aquilo que é essencial ao Cristianismo. Seguramente não é a Igreja que não foi objeto da pregação de Jesus. Ele anunciou um sonho, o Reino de Deus, em contraposição com o Reino de César, Reino de Deus que representa uma revolução absoluta das relações desde as individuais até as divinas e cósmicas.
  O Cristiansimo compareceu primeiramente na história como movimento e como o caminho de Cristo. Ele é anterior a sua sedimentação nos quatro evangelhos e nas doutrinas. O caráter de caminho espiritual é um tipo de cristianismo que possui seu próprio curso. Geralmente vive à margem e, às vezes, em distância crítica da instituição oficial. Mas nasce e se alimenta do permanente fascínio pela figura e pela mensagem libertária e espiritual de Jesus de Nazaré.  Inicialmente tido como 'heresia dos Nazarenos' (At 24,5) ou simplesmente 'heresia' (At 28,22) no sentido de 'grupelho', o Cristianismo foi lentamente ganhando autonomia até seus seguidores, nos Atos dos Apóstolos (11,36), serem chamados de 'cristãos.'
  O movimento de Jesus certamente é a força mais vigorosa do Cristianismo, mais que as Igrejas, por não estar enquadrado nas instituições ou aprisionado em doutrinas e dogmas. É composto por todo tipo de gente, das mais variadas culturas e tradições, até por agnósticos e ateus que se deixam tocar pela figura corajosa de Jesus, pelo sonho que anunciou, um Reino de amor e de liberdade, por sua ética de amor incondicional, especialmente aos pobres e aos oprimidos e pela forma como assumiu o drama humano, no meio de humilhações, torturas e da execução na cruz. Apresentou uma imagem de Deus tão íntima e amiga da vida, que é difícil furtar-se a ela até por quem não crê em Deus. Muitos chegam a dizer: 'se existe um Deus, este deve ser aquele que traz os traços do Deus de Jesus'.
  Esse cristianismo como caminho espiritual é o que realmente conta. No entanto, de movimento, ele muito cedo ganhou a forma de instituição religiosa com vários modos de organização. Em seu seio se elaboraram as várias interpretações da figura de Jesus que se transformaram em doutrinas e foram recolhidas pelos atuais evangelhos. As igrejas, ao assumirem caráter institucional, estabeleceram critérios de pertença e de exclusão, doutrinas como referência identitária e ritos próprios de celebrar.   Quem explica tal fenômeno é a sociologia e não a teologia. A instituição sempre vive em tensão com o caminho espiritual. Ótimo quando caminham juntas, mas é raro. O decisivo é, no entanto, o caminho espiritual. Este tem a força de alimentar uma visão espiritual da vida e de animar o sentido da caminhada humana.
  O problemátio na Igreja romano-católica é sua pretensão de ser a única verdadeira. O correto é todas as igrejas se reconhecerem mutuamente, pois todas revelam dimensões diferentes e complementares do Nazareno. O importante é que o cristianismo mantenha seu caráter de caminho espiritual. É ele que pode sustentar a tantos cristãos e cristãs face à mediocridade lamentável e à irrelevância histórica em que caiu a Igreja atual."

  (Frei Leonardo Boff)

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

"'SIM, FAÇO SEXO ANAL'!

 'A quem interessa essas declarações de alcova, do tipo 'se eu não
canto nada, falo, polemizo!'

 'Pois bem. Depois desta, não vou mais postar nada por todo este final de
semana. Mas... vejam bem. Eu diiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiisse maaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaasssss. Não podemos
ficar criticando a santinha por isso não! Tão recatada.... Doido é
quem acha que ela passou a ser devassa... Não faço este julgamento...
E vou mais além. Talvez estivesse apenas repetindo frases que ouviu do
irmãozinho...

 Tenho dito... E sempre!!!'" (Manuel de Jesus)

JAIME LERNER


  STJ mantém condenação de ex-governador Jaime Lerner


  DE SÃO PAULO DO VALOR ONLINE

  O STJ (Superior Tribunal de Justiça) manteve decisão da Justiça Federal do Paraná que condenou o ex-governador do Estado, Jaime Lerner, a três anos e seis meses de detenção, mais multa, pelo crime de dispensa ilegal de licitação na construção de estradas em seu Estado.
   Apesar da decisão, o ex-governador está livre do processo: menos de um mês antes do julgamento do pedido pelo STJ, o juiz de primeira instância reconheceu que o crime já havia sido atingido pela prescrição e declarou extinta a punibilidade no caso.


Jaime Lerner, ex-governador do Paraná

  Lerner foi condenado em razão de um aditivo contratual que estendeu a concessão obtida pela empresa Caminhos do Paraná S/A em 80 km, incluindo trechos da BR-476 e PR-427 não previstos na licitação original.
A rodovia federal estava delegada ao Estado do Paraná por meio de convênio.
  Segundo a denúncia, o aditivo teria sido iniciado por proposta da empresa para o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato. Essa proposta teria sido protocolada no DER (Departamento de Estradas de Rodagem) do Paraná um dia antes da assinatura do termo aditivo.
   Todo o trâmite teria ocorrido em 'tempo recorde'.
   A condenação remete à segunda gestão de Lerner no governo paranaense. Eleito em 1994 pelo PDT, o governador foi à reeleição pelo PFL (hoje DEM).
   Obteve êxito e ocupou o cargo até 2002. Antes, havia sido prefeito nomeado de Curitiba pela antiga Arena por duas vezes, em 1971 e 1979.
   Em 1988, se elegeu pela terceira vez, já no PDT. Urbanista renomado, Lerner foi o único brasileiro a constar na lista dos 25 pensadores mais influentes da revista 'Times', em 2010. É também consultor das Nações Unidas para assuntos de urbanismo.
 


DEFESA

  A defesa do ex-governador argumentou que, em razão de o réu ter mais de 70 anos, teria ocorrido prescrição.
  A denúncia do Ministério Público também seria nula  por não descrever as condutas individuais dos acusados, impedindo o contraditório.


 PRESCRIÇÃO

   O juiz substituto da 3ª Vara Federal Criminal de Curitiba declarou extinta a punibilidade em relação a Jaime Lerner, em razão da prescrição. Segundo ele, a pena aplicada ao ex-governador foi de três anos e seis meses, portanto o prazo prescricional seria de oito anos. Como o réu já tem mais de 70 anos de idade, o prazo é reduzido à metade - quatro anos -, conforme determina o Código Penal.
  O juiz assinalou que o fato criminoso atribuído ao ex-governador ocorreu em outubro de 2002 e a denúncia, que interrompe a prescrição, foi recebida em 22 de outubro de 2008. Assim, considerou o magistrado de primeira instância, entre a data do fato delituoso e o recebimento da denúncia, transcorreu período superior a quatro anos sem que mais nada interrompesse a prescrição.
  O Ministério Público ainda pode recorrer da decisão."



 (Matéria enviada por Eliton Meneses)

SERVIÇO MÉDICO DE URGÊNCIA

 Na próxima semana a frota do SAMU deve estar regularizada. É o que garante a Prefeitura de Fortaleza. SEIS ambulâncias estão paradas, segundo a imprensa. O SAMU salva vidas nas ruas e avenidas de Fortaleza.

A DISCÓRDIA SURGIU DISSO!

  "O jabá rolando, tentando informar a população que está trabalhando. Foi eleita pela segunda vez para trabalhar e não ser rainha da Inglaterra."

 (Arialdo Mello Pinho, sobre o Governo Luizianne)

BRIGA DE CACHORRO GRANDE!

  "(...) bate-boca virtual entre a prefeita Luizianne Lins (PT) e Arialdo Pinho, secretário-chefe da Casa Civil:
(...). 'Quero que ele diga, que tenha a coragem, que seja homem pra dizer, onde é que está sendo pago mídia nacional (para veiculação de matéria elogiosa), ao invés de fazer insinuação como um moleque', disse demonstrando indignação."


 (Jangadeiro Online)

 Do Blogue: Pinho insinuou que a prefeita estaria pagando jabá à imprensa. Que ele prove!

A saudade do “Chico Guerreiro”

 

Com o título “Chico Guerreiro”, eis artigo assinado por Mário Albuquerque, presidente da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou e conselheiro da Comissão Federal de Anistia (MJ), em tom de homenagem ao querido Francisco Monteiro, o “Chico Paseata”. Monteiro morreu nesta sexta-feira e o enterro ocorrerá às 17 horas, no Cemitério Parque da Paz. Confira: 
   Convivi com o  Chico Monteiro na Casa de Detenção do Recife (PE), onde dei entrada como preso político por volta de junho de 1971 e ele no ano anterior, preso com sua esposa- companheira Helena Serra Azul.  Naqueles tempos pós-AI5, cidadãos brasileiros foram forçados a mudar de cidade para escapar à máquina de tortura e morte da ditadura militar. Muitos se integravam “à produção”, virando operários ou camponeses, os sujeitos da mudança histórica que divisávamos próxima e pela qual todos os sacrifícios valiam a pena. Chico, com Helena, foi um desses.
   Estudantes de Medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), foram pro campo de Pernambuco cortar cana e atuar como fermento para conscientizar e levantar as massas camponesas na derrubada da ditadura. Ambos torturados, o casal despertava carinho, medo e proteção nos presos políticos da Detenção pela juventude, pelo amor que irradiava, pelas famílias no distante Ceará, pelo filho nascido durante a prisão e que Helena criava na penitenciária feminina do Bom Pastor, pois eram tempos inseguros e imprevisíveis.
   Em meio a um ambiente de dor e desolação,  de corpos e almas massacradas pela tortura, Chico mantinha um espírito sempre alegre e brincalhão, bem na tradição da boa “molecagem cearense”, o que amenizava o clima adverso. Junto com o Érico, gaúcho, Chico compunha a comissão de saúde do coletivo dos presos políticos, zelando pela saúde desses, cuja principal atividade consistia diagnosticar diariamente o estado da carne que nos era entregue in natura para nós mesmos cozinharmos, sempre duvidosa, fator de tensão e conflito constantes com a direção do presídio.
   Também junto comigo e mais dois presos políticos, integrava a equipe de futebol de salão do Cruzeiro, do preso comum Adegilson, espécie de Íbis do futebol da prisão, que conseguimos elevar à categoria de melhor time, impondo pela primeira vez uma derrota histórica ao melhor time da cadeia, o Santa Cruz, protegido da direção e carcereiros. Após dois anos, Chico deixou a prisão e só voltaríamos a nos ver com a anistia de 79, seguindo-se às campanhas das Diretas, da Constituinte, e mais recentemente à sua campanha a vereador, da qual fui seu apoiador, e pela reparação econômica aos perseguidos políticos, juntos às comissões de anistia de Pernambuco, Ceará e federal.
   A sua morte nos abala a todos e morremos também um pouco com ele. Mas nada de choro. Antes comemoramos sua vida dedicada ao bom combate pelo Brasil e seu povo.


* Mário Miranda de Albuquerque,
Conselheiro da Comissão Federal de Anistia (Ministério da Justiça)
Presidente da Comissão Especial de Anistia Wanda Sidou.


 (Artigo indicado por Eliton Meneses)

"CHICO PASSEATA"

  O pessoal da esquerda lamenta o passamento do líder Francisco Monteiro, o "Chico Passeata", "(...) vítima de câncer, na madrugada desta sexta-feira. Ele foi preso político, militante histórico do movimento médico no Brasil, membro do PCdoB e ex-presidente do Sindicato dos Médicos do Estado."

 (Em parceria com o Blogue do Eliomar)

CUT: NOTA DE APOIO

  A CUT-CE vem a público reafirmar apoio e solidariedade aos professores e professoras da rede estadual de ensino do Estado do Ceará que desde o dia 5 de agosto estão em greve.

  Os professores e professoras reivindicam a aplicação do Piso Salarial Nacional ao atual plano de carreira. O Piso Nacional é uma conquista dos trabalhadores(as) que visa a melhoria da Educação a partir da valorização dos profissionais de ensino. Por isso, sua implementação é fundamental. Em defesa desse direito, a greve é um instrumento legítimo. (...)"

  (Blogue do Eliomar)

CRÍTICA A QUEM CRITICA!

  "O Presidente do Sindicato dos Professores de Coreaú, em algumas palavras no Blogue do sindicato, crítica a falta de união em relação à greve dos professores do Estado, dizendo 'Enquanto parte significativa dos professores da rede estadual de ensino, sobretudo do interior aderem à greve, tais como Frecheirinha, Granja, etc; em nossa Palma a coisa é diferente'. No entanto, o referido sindicato cobra o que não sabe propor  para Coreaú! Ou será que em Coreaú o município paga melhor que o Estado?"

 (Portal Coreaú)

COREAUENSE HOMENAGEADA

   "A Ordem dos Advogados do Brasil/Secção Ceará, homenageou ontem a advogada MARIANA FONTENELE CRISTINO, falecida no último mês de março. No Dia do Advogado, comemorado nesta quinta-feira, 11, a OAB-CE entregou aos advogados cearenses , a nova Sala do Advogado do Fórum Clóvis Beviláqua. Considerada a maior estrutura física em atendimento e serviços de todo o Norte e Nordeste, a Sala do Advogado funcionará como importante ponto de apoio profissional, estando totalmente equipada para oferecer a maior e melhor assistência à classe."
  Foto: Portal Coreaú

 DESTE BLOGUE: Um abraço ao casal Toinho do Vilar e Dona Socorro Cristino, ainda pesaroso, com a morte prematura da radiante jovem Mariana.

O ESTADO REAL! SEM ILUSÕES...

  “O secretario de saúde do Estado, Arruda Bastos, teve prisão decretada por descumprir liminar judicial que determinava ao governo garantia de tratamento para uma criança portadora de doença degenerativa da visão. A prisão foi decretada pelo juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Paulo de Tarso. Um oficial de justiça já tentou cumprir o mandado de prisão, mas o secretário não foi localizado. (...)" (Eliomar)

"SIM, FAÇO SEXO ANAL!"

 A quem interessa essas declarações de alcova, do tipo "se eu não canto nada, falo, polemizo!"

"CID TINHA RAZÃO AO CRITICAR MINISTRO DOS TRANSPORTES"

 Onde elaborou tais teses? Num banheiro? No TCM? Ou no oncologista?

ESCONDIDOS POR TRÁS DA PRÓPRIA INCOERÊNCIA!

  Como segunda-feira é feriado em Fortaleza, hoje vi Professores escondidos por trás da própria incoerência, na hora de decidir se paralisariam ou não terça-feira (dia de Paralisação Nacional em favor do Piso). Gente que tem um discurso e uma uma prática muito distante do que prega! Como formar alunos críticos, tropeçando nos próprios calcanhares!?

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas