quinta-feira, 17 de julho de 2014

A VIDA, DURA COMO ELA É!

  
 Foto do Facebook da professora

 "Ontem um aluno conversando comigo lamentava-se da vida dele que é muito difícil já que são muitas disciplinas na universidade, exigências e que algumas vezes não tem mesmo nem tempo pra se divertir ou conhecer o Brasil e que vida boa é a minha que tem título de doutorado e trabalha numa universidade federal. Que devo ter tido boa vida para chegar nesse ponto.
  Sorri enquanto passou na minha cabeça um longo filme de quem vem de uma condição social de baixíssimas expectativas sem nenhum exemplo familiar de formação universitária, nem de amor pelos livros.

  Infância com sistemáticos episódios de violência física e psicológica. Adolescência nada cor de rosa. Dormia na dispensa de alimentos da casa de uma parente. Eu tinha muito pouco: sem grana e com o mínimo que uma jovem precisa para construir um auto-conceito. Até mesmo um desodorante era raro. Aos 19 ser mãe, estudar e trabalhar me ensinou que o lugar ao sol só consegue quem vai a luta sem preguiça.... e que luta. Abri mão de festas, amigos, finais de semana. Restaurantes, roupas, sapatos, carro...nada disso eu e minhas filhas tínhamos acesso.
  Cuidar de casa, trabalhar na escola e estudar foi minha vida durante muuitos anos. O pouco lazer que tínhamos era proporcionado pelas professoras da faculdade sandra e Lindyr.
  Hoje, realmente estou onde um dia sonhei e sinceramente nunca achei que iria conseguir, porque preto e pobre ainda e treinado a acreditar que é incapaz, como eu acreditei. Não sou especial, mas penso que já me superei bastante, e sigo a cada dia consciente do meu ponto de partida e acreditando em continuar esse exercício de me melhorar, tendo a mim mesma como parâmetro."

  Profa. doutora Rebeca Alcântara Meijer, da Unilab

ARTE EM DOSE DUPLA: BELCHIOR E HÉLIO ROLA

 A partir de uma dica do Facebook do confrade Galba Gomes. O artista plástico Hélio Rola fala de poluição sonora e caos urbano:

ALGUMA NOVIDADE NISSO?!

MÚSICA, ARTE, SENSIBILIDADE!

COM QUEM FICA O ÔNUS?

SÓ OS BOBOS ACREDITARAM NO CONTRÁRIO!

  "Mês do Mundial foi o mais violento do trimestre no Ceará. Somente em Fortaleza, foram 173 homicídios em junho. Desse total, 112 casos ocorreram após o dia 12, quando teve início o Mundial (...)." (O Povo)





UNILAB

  Descartamos (eu e a escola Demócrito Dummar) nossa visita à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, por vários motivos. Agradeço o convite da professora Rebeca Alcântara Meijer. A equipe da professora queria conhecer de perto (lá em Redenção) nosso modesto projeto.

TENTANDO ESCONDER O FRACASSO!

    "A partir daquele motim que aconteceu em Fortaleza (greve da Polícia Militar em janeiro de 2012), o Ronda do Quarteirão perdeu um pouco o seu papel original, de estar mais presente nos bairros. É preciso resgatar esse programa... Precisamos também resgatar a hierarquia e a disciplina da Polícia, inclusive na questão salarial."
(Declaração de Camilo Santana, candidato a governador, bancado pela oligarquia Ferreira Gomes)

TEM RAZÃO!

"O País deveria estar mergulhado em debates sobre a sucessão presidencial, a 2 meses e 1/2 da eleição. É trágico o que fizeram com a Política."

Eduardo Guimarães, do Blogue Cidadania

POLÍTICA, SIM!

  Temos reclamado muito aqui do modo de se fazer política. Porque queremos a Política. Ela faz parte da vida, das transformações, da condução do processo de desenvolvimento de um município, de um Estado, de um País. O que não podemos aceitar é a mediocrização de tudo. A canalhice!

A DOR ALHEIA

  CONFLITO PALESTINA X ISRAEL 
  "(...) Nesta quarta-feira, parlamentares e movimentos sociais prestaram solidariedade em visita à embaixada do país, em Brasília. Uma carta assinada por 54 entidades foi entregue ao embaixador Ibrahim Alzeben. À frente do grupo, Jandira Feghali (PC do B) apontou a injustiça histórica: 'É um genocídio o que se repete naquela região com mulheres, crianças, idosos e grávidas. A omissão internacional não pode existir. Desde 1948, aquele povo vive humilhação permanente, sem liberdade, sem direito de ir e vir, sem assistência à saúde, sem direito pleno de voto, com o assassinato permanente de mulheres e crianças. Há um poderio militar absurdo, sustentado por ingerência externa e nós não podemos calar', criticou a parlamentar. (...)." (Blogue do Eliomar)
 DESTE BLOGUE: Há uma corrente de pensamento que acha que as pessoas e partidos políticos não tem que se preocupar com os conflitos de fora. "Deveriam se concentrar nos daqui." Creio que dá pra fazer as duas coisas. Não podemos nos calar diante da injustiça, ocorra ela onde ocorrer!

A INUTILIDADE

  A Prefeitura de Fortaleza distribuiu uma ficha de acompanhamento do aluno com mais de 70 itens, para o professor preencher com siglas. Um negócio inútil, sem próposito, um horror. Certos teóricos da Educação não tomam jeito! Precisam tomar um chá de sala de aula!

O "HERÓI" BREJOU

" Elon Musk recua e X diz ao STF que 'falha' permitiu transmissões de perfis suspensos" Site Notícias Paralelas