sábado, 7 de janeiro de 2012

MENSAGEM QUE SALVA

  "Em setembro de 1995, um jornal publicou uma interessante história. Tratava-se de uma jovem que, sem objetivos na vida, começou a achar que tudo estava contra ela. Ficou deprimida e pensou em se suicidar. Tentou uma vez, em um hotel, mas a camareira entrou e chamou socorro a tempo. Ela foi salva. Quando saiu do hospital, continuou com o firme propósito de acabar com a vida. Começou a estocar remédios. Às vezes, começava a olhar para o teto, procurando um lugar para colocar uma corda e terminar com tudo. Era um tormento constante. A ideia não saía de sua cabeça. Dois meses depois, ela foi até um hotel levando trezentos comprimidos em sua bolsa. Felizmente, três amigas atentas, dessas criaturas atenciosas que Deus coloca na trajetória dos seres, para servirem de anjos de guarda, descobriram o seu plano. Com muito esforço, a levaram até o hospital, antes que ela fizesse uso dos comprimidos. Enquanto aguardava para ser atendida, na sala de espera do hospital, ela apalpava os comprimidos que trazia consigo, pensando em como faria para enganar as amigas e tomar a medicação. Enfim, como o atendimento demorou um pouco, ela pôs os olhos sobre uma mesinha e viu uma revista. Pegou-a e abriu. Seus olhos ficaram arregalados de espanto, quando leu: Antes de você se matar. O artigo oferecia diversas razões fortíssimas para se optar pela vida em vez do suicídio. De uma forma misteriosa, aquelas observações foram calando em sua alma e ela desistiu de se matar. Chamou uma enfermeira e lhe entregou todos os comprimidos. Nunca mais tentou se matar. Decidiu viver. Ao publicar a sua história, afirmava que tudo acontecera há dez anos.
  Uma mensagem salva uma vida. Isto nos mostra como é importante que as coisas boas, as coisas positivas sejam passadas adiante, sejam divulgadas. Cada um de nós, onde esteja, pode ser um propagandista das coisas positivas, elevadas, nobres. Podemos procurar um folheto que fale do otimismo, da fé em Deus, da beleza da vida e passá-lo adiante. Aquilo que nos faz bem, nos sustenta a esperança, deve ir além para favorecer igualmente outras vidas. Se lemos um livro que traz lições excelentes, por que não emprestá-lo a alguém que sabemos estar enfrentando muitas dificuldades? Se conhecemos a mensagem do Cristo, que é um poema de vida abundante, por que não repassá-la a outros? Lembremos: às vezes, tudo o que é preciso para resgatar uma vida, fortalecer um coração é uma palavra generosa, uma mensagem de esperança e consolação.
  O bem é tudo quanto estimula a vida, produz para a vida, respeita e dignifica a vida. O bem é simples. A sua linguagem singela dispensa aparências. Um sorriso a quem, em uma sala de espera, aguarda ansioso pela notícia de um parente hospitalizado. Um aperto de mão, uma flor a quem está triste. Um gesto de carinho inesperado. Habituemo-nos a espalhar o bem, oferecendo ao mundo os nossosesforços a benefício de outras vidas."
  Redação do Momento Espírita, com base em crônica, do livroPequenos milagres, de Yitta Halberstam e Judith Leventhal, ed.Sextante e no verbete Bem, do livro Repositório de sabedoria, v. 1,pelo Espírito Joanna de Ângelis, psicografia de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal.
  Em 04.01.2012.
  
  (Mais uma colaboração do Manuel de Jesus)

MANCHETE-RESUMO DO O POVO DESTE DOMINGO:

  "Segurança Pública no Ceará: Em busca da autoridade perdida"

POR ESSA OS INIMIGOS DO BRASIL NÃO ESPERAVAM...

   "O Brasil entra em 2012 como preferido dos investidores do mundo" (Estadão)

POETA É... DEPENDE DE QUEM OLHA!

  "Um sujeito que vê deusas gregas onde existem mulheres!"

  "Um notívago vagabundo!"

  "Um abestado, que anda de cara pra cima!"

  "Um bobalhão que canta a beleza de todas as mulheres, mas não tem nenhuma pra engomar!"

   "É um homem que transforma a música em conquistas e noitadas de prazer!"

  "É um malandro incorrigível!"

  "É um conquistador!"

  "É um sujeito que detesta trabalho e que só produz frases e textos ocos!"

  'É uma mala-sem-alça!"

  "É um sujeito bonachão, bon vivant, que adora as mulheres e a beleza da vida!"

PRÉ-CARNAVAL...

   O de Fortaleza já começou! Os blocos são bons e criativos. E não dão vida a abadás ridículos e de concepção difusa... Ainda bem!

UMA VERDADE...

E, NO DIA DO LEITOR,...

  ..."TROQUE O BBB 12 POR UM LIVRO!"

OLHA A CORTINA DE FUMAÇA!

  Pesquisas indicam que o governo do Estado não teve sua imagem atingidas pelas greves e a bancarrota? Hum! O universo da tal pesquisa é menor do que a peneira que tapa esse sol!

  A paciência!

A paciência!
   Não precisa ser monge tibetano para treinar a paciência. Um dia depois do outro é um mosteiro de Lao-Tsé." (Colaboração: Fernando Deda)

Primeiro Aluno de Medicina a Entrar por Cotas na UFBA Recebe Diploma


  Por: Luana Ribeiro

   "Ícaro começou Medicina na Ufba em 2005. Tornou-se ícone do sistema; aprovado em concurso para o Programa de Saúde da Família, já tem emprego garantido. Foto: Almiro Lopes. (...)."

  PARA LER TUDO: http://mariafro.com.br/wordpress/2012/01/07/icaro-primeiro-aluno-negro-cotista-de-medicina-da-ufba-recebe-diploma/

VIDA DE PROFESSOR...



    Quando vejo certas autoridades detratando Professor e fazendo desvios burocráticos, para renegar qualquer bico de pão dormido (da despensa do descaso) pra Educação, chego a uma conclusão aterradora: o carro desvairado dessa gente nunca teve retrovisor!

Será o efeito da Privataria Tucana?

   "Tucano, amigo do Aécio, propõe lei para prender quem denunciar roubalheira de candidatos corruptos.

Dep. Bonifácio Andrada (PSDB/MG), Aécio Neves e Anastasia em campanha.
Projeto de lei quer prender quer denunciar alguma roubalheira de candidatos corruptos.
   O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), da bancada do tucano Aécio Neves, apresentou um projeto de lei (PL 2.301/11) que proíbe o eleitor de conhecer folha corrida de determinados crimes dos candidatos durante o período eleitoral.

   O projeto determina a proibição de divulgação ou publicação de qualquer 'sindicância, procedimento investigatório, inquérito ou processo, ou qualquer ocorrência de natureza penal' relativos a ilícitos cometidos por candidatos durante o período da campanha.
Cadê o PIG (Partido da Imprensa Golpista) para vociferar pela liberdade de imprensa? Cadê o Instituto Millenium?

   Cadê os indignados marchadeiros? E os demo-tucanos que falavam em ficha limpa?


   A proposta de 'mordaça eleitoral' foi divulgada pelo próprio PSDB, no informe que destaca as iniciativas de parlamentares da bancada Congresso.


   De acordo com o projeto, quem noticiar a roubalheira de um candidato corrupto, é quem irá preso (por três a oito anos), além do pagamento de multa de R$ 2 mil a R$ 15 mil. Isso por ter importunado a eleição do candidato ladrão.


   Caso a divulgação seja feita por funcionário público, o texto prevê que ele fique suspenso de 30 a 60 dias ou ainda suspensão de 90 dias. Em caso de reincidência, pode ser punido com demissão.


   Bonifácio de Andrada admite que, do jeito que foi apresentado, o projeto 'dá impressão de mordaça'. No entanto, segundo garantiu, ele pretende fazer alterações no texto antes de sua tramitação. O projeto de lei está, no momento, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara e foi encaminhado para ser relatado pelo deputado Jutahy Júnior (PSDB-BA). Este, no entanto, devolveu o projeto sem se manifestar, no fim de novembro.

   'Não tenho objetivo de amordaçar nada. Queremos impedir que nos quatro meses da campanha um adversário invente alguma coisa para acusar um candidato. É para evitar a utilização de um fato que não é grave, sem intenção de fazer mal. Quando tiver dolo (intenção), não tem conversa', justificou o deputado mineiro. (Com informações da
Ag. Estado e Amigos do Presidente Lula)."
 
  (Blogue O Terror do Nordeste)
 
  (Publicação indicada por Manuel de Jesus) 

O Complexo de Carolina

  Do Observatório da Imprensa
  (Washington Araújo)
  Não faz tanto tempo assim, mas é fato que a grande imprensa celebrava do nascer ao pôr do sol e madrugada afora o fato de o Brasil ocupar a oitava posição dentre as maiores economias do mundo. Nas últimas semanas de 2011, ficamos sabendo, pela mídia internacional, que nossa posição avançou rumo ao topo: o Brasil já é a sexta maior economia do mundo. Ultrapassou nada menos que o Reino Unido, aquele antigo império “em que o sol nunca se põe”, e que nunca deixava de estar hasteada, ao longo das 24 horas, a bandeira da Union Jack – da Europa à África, da Ásia à América, passando pelos chamados protetorados no Oriente Médio.
  O Reino Unido comandou com mão de ferro a Índia, a África do Sul, Hong Kong... e é bem longa a lista. Apropriou-se da culinária mundial, sem ao menos dar o crédito aos seus verdadeiros donos: quem não consome diariamente a batata inglesa, o chá inglês, a casemira inglesa?
  A partir de meados do século passado teve início a derrocada do Império: foi obrigado a deixar a Índia com os indianos, em 1947, e a fazer reverências a seu líder maior, o Mahatma Gandhi; nos anos 1990 testemunhou o fim do odioso regime por ele mesmo implantado na África do Sul – o apartheid –, vendo surgir após 27 anos de cadeia o seu líder natural, Nelson Mandela; e, já no finalzinho daquele século, devolveu Hong Kong à China, por força de cláusulas contratuais em tratado firmado pelas duas nações.
  Sem ver
  Com cenário tão instigante, tão rico em história e em simbolismo, ainda assim nossa imprensa mais vistosa preferiu repercutir o feito de maneira tímida, quase que envergonhada, como se não passasse de reles disparate, de algo inconcebível a um país talhado para ser não mais que uma invenção do futuro – bem ao estilo da expressão de Stefan Zweig – aquele inatingível e fantasioso “País do Futuro”.
  Isso demonstra à larga que não decorreu tempo suficiente para mudarmos nossos conceitos sobre o Brasil, seu potencial, sua importância geopolítica, suas riquezas naturais e humanas. Ficamos como que aprisionados à ideia romântica do Brasil festejado em nosso hino, o Brasil “deitado eternamente em berço esplêndido”. Acostumados a explorar mazelas de todos os povos e países como invenções absolutamente nossas – corrupção, narcotráfico, malandragem, “jeitinho”, a noção nefasta da Belíndia –, a grande imprensa teve que engolir em seco seu olhar míope e acostumado em criar sua realidade paralela, aquela do país que não tem com dar certo e que precisa se acomodar, mesmo que seu pé seja tamanho 42 em sapato tamanho 36. Isso, segundo nossos oráculos de Delfos, que desde a manhã até à noite não param de azucrinar nossos olhos e ouvidos com presságios cada vez menos críveis, dando conta que o Brasil precisa urgentemente de uma primavera árabe, de um movimento ao estilo “occupy Wall Street”, e de fartas imagens tão artificiais quanto patéticas de vassouras limpando a nódoa da corrupção das nossas grandes cidades.
  E a grande imprensa, mais uma vez, erra – e feio – ao querer importar de outros países uma realidade que não é a nossa: por que uma primavera árabe se temos eleições universais, diretas e livres a cada dois anos? Por que ocupar a Bolsa de São Paulo ou o Banco Central em Brasília se nossa economia, ao invés de gerar desemprego em massa, inflação apontando no horizonte e estagnação e colapso financeiro iminentes, encontra-se – nas palavras de nossos filhos – “bombando” e com viés de alta? Por que apoiar o movimento das vassouras quando existem vassouras demais, vistosas demais, novas demais, uniformes demais, fashion demais, coreografadas demais e poucos (ou quase nenhum) vassoureiro para empunhá-las?
  A verdade é que não temos nenhum brasileiro se imolando na Cinelândia carioca nem na Praça da Sé paulistana, muito menos na mineira Afonso Pena ou nas imediações do Pelourinho baiano. E não temos por vários motivos. Dentre estes podemos citar o fato de que desde 2004 o premonitório slogan “Orgulho de ser brasileiro” deixou de ser mero reclame institucional do governo federal para ser sentimento vivo, pulsação corrente no corpo do país. A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, as descobertas de vastas extensões de lençóis petrolíferos na camada do pré-sal, o Brasil já ser “a terceira maior economia europeia”, atrás apenas da Alemanha e da França.
  E os brasileiros viram tudo isso acontecer em brevíssimo espaço de tempo. Mas nossa grande imprensa não viu e se recusa a ver. O que lhe interessa mesmo é explorar a doença e não a saúde, o veneno e não o antídoto, o retrovisor com as surradas visões do passado e não o espelho do presente e do futuro.
  O tempo passa
  Começa 2012 e logo no primeiro dia do ano entrou em vigor o novo salário mínimo, de R$ 622. Representa um aumento real (descontada a inflação) de 9,2% em relação ao mínimo vigente até 31 de dezembro de 2011, de R$ 545. O reajuste real do mínimo é o maior desde o ano eleitoral de 2006. E injetará formidáveis R$ 47 bilhões na economia neste ano, segundo estimativa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Esta e várias outras notícias foram tratadas como miçangas nas editorias dos jornalões e dos telejornais de maior audiência da tevê aberta brasileira.
  A quem interessa isso?
  Cada povo tem o governo que merece. E também a mídia que merece. E enquanto atuar dessa forma tão seletiva de fabricar a realidade que melhor atenda a seus interesses, a verdade é que nem o país ultrapassando as economias da China e dos Estados Unidos juntas, nem se transferindo a sede das Nações Unidas para Manaus, nem a Europa adotando o real em lugar do euro, ainda assim não nos veremos estampados nas capas de jornais e revistas, na escalada de matérias do Jornal Nacional. A nossa grande imprensa prefere ver o futuro com aquele olhar perdido de Carolina, a eterna moça sonhadora que ficava na janela (e na poesia de Chico Buarque) vendo o tempo passar. Minuto a minuto, hora a hora. E nisso passa por sua janela tudo do bom e do melhor, mas só Carolina não vê. Ou se recusa a ver. Arrisco-me a inferir que nossa grande imprensa sofre do complexo de Carolina.
  Washington Araújo é mestre em Comunicação pela  UnB e escritor; criou o blog Cidadão do Mundo.
  (Colaborou Eliton Meneses)

COREAÚ: O NOVO PÁROCO

  "Não fez nem mesmo uma semana da chegada do novo pároco da cidade e este herege que vos escreve já teve dois contatos informais com o mesmo. Minhas primeiras impressões desde o momento em que visualizei as fotos de sua chegada estão se confirmando. Simpatia para com o povo e nenhum estrelismo. E, como disse anteriormente, isso é muito bom. Movimenta-se no nosso meio como um comum, se puxarmos uma prosa ele brinca e ri. Foi o que fiz nestes dois momentos em que nos encontramos. Ah! Antes que alguém pense, não estou aderindo ao catolicismo não, no entanto, poderemos conviver pacificamente, batendo papo, proseando e rindo. Como ele mesmo me falou, rir faz muito bem e ajuda e enfrentarmos as agruras da vida. Uma grande prova de simplicidade do mesmo foi quando indagado por mim se o mesmo estava preparado para tanger este rebanho para o céu, ele me surpreendeu com esta resposta: - Meu filho, nem eu sei se vou para o céu...!!! Aí rimos um pouco e encerramos a prosa que o motivo da visita era outro. Tenho dito... E sempre!!!" (Manuel de Jesus)

IH, TEM ALIADOS EM PÉ-DE-GUERRA!

   O procurador-geral da Assembleia Legislativa, Reno Ximenes, declarou que "setores ligados a José Serra (PSDB) teriam escrito o Editorial do jornal Folha de S. Paulo, veiculado na última quinta-feira (5).
  Segundo Ximenes, o “Editorial foi escrito no Ceará e mandado, via e-mail, para o tucano (ex-governador de São Paulo e ex-candidato à Presidência da República) José Serra por seus aliados daqui”.

GOVERNO: UM GIGANTE COM OS PÉS DE BARRO! (Cont.)

  "(...) O arbítrio, a prepotência, a arrogância – o tempo dos coronéis biônicos e eletrônicos – fizeram água. Acabou-se. Não dá mais para desconhecer.
  O povo do Ceará está mostrando mais maturidade do que seus dirigentes. Não dá mais para encobrir com propagandas enganosas. Voga a realidade. A dura realidade enfrentada por todos, no cotidiano. Há que sair dos palácios e dos canapés festivos dos chalaças. E, descobrir na rua, o que significa o clamor desse povo. Fora disso vira desatino. Feliz ano novo, governador." (AMC)

  DO BLOGUE: Retrato irretocável de nossa (desastrada) realidade!

GOVERNO: UM GIGANTE COM OS PÉS DE BARRO!

  "(...) Um governo que constrói maioria absoluta numa Assembleia Legislativa sempre obsequiosa; que tem sustentação num arco partidário chamado de imbatível – capaz até de eleger um poste -; que levanta prédios onde deverão funcionar hospitais, postos de saúde, delegacias de Polícia; que compra as armas mais sofisticadas e os veículos mais luxuosos para a Polícia poderia se acreditar acima do bem e do mal. Que nada lhe aconteceria, pois reinava absoluto. Mas eis que teimosos professores e rebeldes policiais colocaram esse governo de quatro. Foi à lona e até nos questionamos se não houve um grave nocaute. (...)."

  (Antônio Mourão Cavalcante, médico psiquiatra, antropólogo e professor Universitário)

O PODER CEGA!

  "Quem está no poder tem informações privilegiadas e sabe de coisas que o cidadão comum ignora. Às vezes, tem a impressão de que só aquele círculo sabe realmente o que está acontecendo. Não é raro que a impressão seja verdadeira. Por outro lado, esse poder, capaz de propiciar conhecimento negado a todos os demais, é também motivo de ilusão.
  O mundo observado de dentro do Palácio oferece perspectiva distorcida. A reclusão do gabinete e a inexorável solidão de quem governa, podem facilmente romper a conexão com o que se passa do lado de fora. Perde-se a noção da realidade, sobretudo no triunfo. Há relatos de que um imperador romano, ao retornar das conquistas e ser saudado pela multidão, tinha um escravo que, enquanto segurava a coroa de louros sobre sua cabeça, repetia ao seu ouvido: 'Lembra-te de que és humano'. A glória embebece, mas mesmo a derrota pode obscurecer a visão.
  Atribui-se ao cantor Chico Buarque a sugestão para criação do 'Ministério do Vai Dar Merda' – com o perdão do termo chulo. A função do ministro seria alertar ao governante sobre o potencial desastre causado por decisões prestes a ser tomadas. Por exemplo: um governante pretende entrar na Justiça contra o piso salarial dos professores. Caberia ao ministro lhe dizer: 'Vai dar m…'
  Também Maquiavel alertava para a necessidade de o príncipe escolher homens sábios que teriam o papel de aconselhá-lo. E deveria deixar claro a eles que não ofenderiam o governante ao falarem a verdade. Para o filósofo florentino, dessa forma o político se protegeria da ilusão proporcionada pelos aduladores, 'porque os homens se alegram tanto com as próprias coisas e enganam-se tanto nestas, que com dificuldade defendem-se dessa peste'.
  A peste, no caso, são os puxa-sacos."
  (Coluna Política / O POVO)
  Obs.: O texto foi sugerido pelo Professor Fernando Deda.

O MUNDO QUE AS CRIANÇAS NÃO VÊEM

    Quem trabalha com ou conhece alunos de escolas públicas, vai saber do que estou falando. Ao falar ou escrever, a criança diz do que sabe, do que vê, do que vivencia (alguém já se referiu a isso como bagagem cultural). Quando ela não tem vivência, não experimenta ou não sai do seu reduto doméstico ou comunitário, pouco tem a dizer. Desta forma, as escolas precisam desenvolver projetos que contemplem a saída dos muros da escola, para que a meninada rompa com seu "silêncio" literário!

NÓS NO LIE

   Estou no LIE da Escola Padre Antônio Monteiro da Cruz, com os alunos do Projeto Confraria de Leitura. São eles: Felipe, Fabiana, Bruna, Gabriela, Luana, Benedito, Sabrina, Emily, Ritinha, Girliane. Um abraço a todos eles! O LIE é o Laboratório de Informática Educativa.
  "'BANCADA DA BALA: TOMOU DORIL?
  Roberto Moreira, o chefe da TV Diário, comentou em seu Blogue o sumiço da bancada da bala (nesses tempos de fel). Inclusive, de seus dois comandados na TV. Demagogia é jogo fácil! Tanto que ajeitaram coivaras no lombo do secretário 'Gravatinha'. Mas o homem foi embora... secou a fonte das bravatas...'
  'Pois bem: Sabe aquele general medroso e covarde que, diante do avanço da trincheira inimiga, se tranca na caserna e pede para seus soldados ficarem em silêncio.... Tenho dito.... E sempre!!!'"

  (MANUEL DE JESUS) 

  DO BLOGUE: E o diango é que ainda são divinizados por aí,  a ponto de serem fotografados até com as vovozinhas! Continuamos aplaudindo as nulidades!

TEMPO DE CAÇA... AOS CULPADOS!

    Diante da crise e da bancarrota, tem governista borrando as calças. Até os chefes estão temendo enfrentar as ruas! A que ponto chegamos! Os megalomaníacos tem seus ataques de tremedeira!

O Cinismo dos Políticos Brasileiros


  Crônica do Alamar Régis de Carvalho
  "Prezados amigos:
 Através deste e-mail venho conclamar a todo o povo brasileiro a agir com mais rigor em relação à classe política, considerando o abuso constantemente crescente dos políticos do nosso país, absolutamente indiferentes às críticas e até mesmo às denúncias provadas e comprovadas, mostradas pelas câmeras do Fantástico, pelas páginas das revistas Veja, Época e Isto É e por toda a imprensa em geral.
O cinismo e o descaramento tomou conta da política brasileira, a roubalheira escancarada é cada vez maior, não se vê político na cadeia, não se vê os milionários da corrupção devolvendo o que roubaram, porque não há qualquer obrigatoriedade em relação a isto, enfim, a safadeza é crescente, não tem escrúpulos e nem limites.
  As autoridades são muito valentes para prenderem cidadãos de bem, por problemas de declaração de imposto de renda, um ou outro, que não é e nunca foi bandido mas, por uma circunstância qualquer não pôde cobrir um cheque, não pode dar a pensão alimentícia ou teve um carro alienado roubado, mas para punir e exigir que políticos ladrões devolvam milhões que roubaram do erário, elas são frouxas, covardes e coniventes.
  Na semana do natal a imprensa mostrou o caso de um cidadão preso por engano, quando inúmeras testemunhas provaram com documentos e fotos que ele não estava no local do crime e que não era o criminoso, provas cristalinas e incontestáveis; no entanto, o cidadão teria que ficar preso até pelo menos meados de janeiro, porque não havia um juiz, sequer, para assinar o seu "habeas corpus". No entanto, se fosse uma ação judicial qualquer movida por um banco, com certeza absoluta sempre apareceria um juiz para assinar, imediatamente, estivesse o magistrado à beira de uma piscina, na praia, na hora do almoço em casa ou até de cuecas em um motel. Esta é a realidade da "JU$TI$$A" brasileira.
  Vivemos num país onde vergonha na cara é coisa rara.
  Há dois meses um amigo, de São Bernardo do Campo, convidou-me para dar uma volta pelo ABC paulista, a fim de mostrar-me algumas mansões de elementos, semi-analfabetos, que estão à frente de sindicatos, “defensores” do “trabalhador” brasileiro, e eu fiquei impressionado com o que vi. Onde conseguiram tanto dinheiro para formarem patrimônios tão valiosos?
  Está tudo escancarado e só não vê quem não quer.
Não estou falando especificamente contra partido político nenhum, estou apenas sugerindo que todos os brasileiros tirem as vendas dos olhos e observem nas suas próprias cidades e nos seus municípios a ostentação da riqueza escancarada de políticos sem vergonha, tanto do PT, como do PMDB, PSDB, PTB e todos os partidos, posto que a sem vergonhice não é exclusividade de um partido apenas.
  O pior é que ainda encontramos cidadãos enrolados em bandeiras partidárias, contaminados pela doença do fanatismo ridículo que, também subestimando a inteligência dos outros, vêm a querer nos convencer de que o partido deles é uma maravilha, que representa a salvação do Brasil, e que os outros é que são corruptos, como se todo mundo fosse idiota e cego.
  Entramos em mais um ano eleitoral. O que você está pensando em fazer este ano?
  Todos sabemos que os chamados horários eleitorais do T.R.E. na televisão e no rádio serão do mesmo jeito, ocupados por discursos demagogos e mentirosos. O PMDB vai dizer que ele é uma maravilha, que todos os seus políticos são verdadeiros estadistas, homens santos, dignos e honestos; o PSDB vai dizer a mesma coisa, o PT também, o PTB também, o PSU também, o PDT também... enfim, todos os partidos vão se dizer maravilhosos, dignos, honestos e perfeitos, como se nós fôssemos cegos e imbecis.
Será que vamos reeleger os mesmos canalhas, aqueles mesmos que multiplicaram “milagrosamente” os seus patrimônios na nossa cara e fingimos que não vemos?
  O pior cego não é o que não quer enxergar, é o que não faz o menor esforço para enxergar.
Não é preciso que tenhamos militância partidária para exercermos a nossa cidadania e trabalharmos pela política brasileira, basta que sejamos brasileiros que tenham vergonha na cara, consciência do dever cívico, destemor e visão para enxergar o que poderá vir para os nossos filhos, netos e até para nós mesmos, nos anos vindouros.
  Achar que não tem jeito e que não adianta a gente fazer nada é uma prova de fraqueza e de incompetência. Achar que só Deus dá jeito e que devemos entregar em suas mãos, é coisa de religioso idiota que não tem a menor idéia da grandeza do Criador que deu o livre arbítrio ao homem, deixando a ele a opção pelo bem ou pelo mal, arcando com as conseqüências dessa opção.
  Como é que pode gente, uma população de uma cidade tomar conhecimento, pela televisão ou por revistas, com provas concretas, mostrado pelas câmeras, fotos e gravações, que um político seu é ladrão, é corrupto, é descarado e sem vergonha e não sair no mínimo metade dessa população às ruas, batendo panelas, inclusive na frente da casa dos juízes, exigindo a imediata decretação da prisão do safado e a tomada também imediata de todos os bens roubados por ele?
  Até quando vamos manter essa máscara ridícula de povo pacífico, quando de pacífico não temos nada e apenas vivemos enganando a nós mesmos, querendo substituir a nossa condição de bobalhões por uma rotulação de uma paz que não existe?
Abaixo anexo uma carta que coloquei no correio hoje, dia 5 de janeiro, com aviso de recebimento, dirigida ao ridículo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, para a apreciação de todos."

  Pois bem: "Nexe"  caso, eu assino embaixo:
  (MANUEL DE JESUS)

SINAL DOS TEMPOS!

  De: Carlos Silva, radialista e analista político
  "A política do Ceará está tão pobre, que nem notícia produz!"

AH, MEUS CACOS DE INTELIGÊNCIA!

 Membro do Governo do Estado declara que o governo feoi pego de surpresa no caso da greve da PM! Não diga!

OS DOUTORES ESTÃO ATÔNITOS!

   "Entrevista de Ivo Gomes sobre a greve da PM e CB mais parece um terrível libelo contra o governo do Ceará. Incompetência e desídia!" (ES)

FUTILIDADE NO ATACADO!

   De: Erivelto de Sousa, jornalista e publicitário cearense
  "Vai começar a tortura na TV, sob um comando insulso. O tal BBB deveria ser veiculado em canal por assinatura e não aberto, que não é esgoto!"

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...