terça-feira, 21 de agosto de 2012

Eliane Novais Ressalta Projeto Confraria da Leitura

  "A deputada Eliane Novais (PSB) destacou, durante a Ordem do Dia da sessão plenária desta terça-feira (21/08), o projeto Confraria de Leitura, conduzido pelo professor de História João Teles de Aguiar. Segundo ela, há 16 anos essa iniciativa incentiva o hábito da leitura e da escrita nos jovens da comunidade do bairro Novo Mondubim.
A parlamentar explicou que o projeto atende diretamente 100 crianças na faixa etária dos oito a 12 anos, promovendo debates com escritores, cartunistas, fotógrafos e outros profissionais da área.  Eliane salientou que essa interação chega até os pais, que 'percebem a importância da leitura na formação de suas crianças'."

  (Site da Assembleia Legislativa) 

  DO BLOGUE: Embora não conheça a deputada, tampouco tenha alguma vez votado nela, agradeço sua importante homenagem.

FARINHAS DO MESMO TASSO!


CHAVECO OCO!

  E quando a pessoa escreve sobre algo que renega na prática? Pra quem está discursando? Pros tolos!?

NOVELA COM O POVO DENTRO??

  "Nunca houve uma enxurrada tão grande de novelas com personagens 'do povo': empregadas domésticas, balconistas, serventes, bombeiros, jogadores de futebol, etc. Isso seria digno de aplausos se não colocasse o 'povão' como ator e receptor de um permanente espetáculo circense, encobrindo-se suas justas revoltas e a procura de seus legítimos interesses. Porque esses perso...
nagens são mostrados ora como caricaturas risíveis, ora como individualidades, predestinadas à fortuna pelos deuses da loteria ou da fama repentina que o sistema propiciaria, mas quase nunca como seres sufocados pelos verdadeiros embates diários, que caracterizam uma sociedade desigual e perversa como a nossa. Na ambiência de um falso lixão 'glamourizado' ou no reduto do subúrbio carioca, a uma vilã irreal de incomensurável grau de mesquinhez e falsidade corresponde uma 'mocinha', cuja vingança beira o sadismo, com dois heróis permanentemente enganados, cuja fraqueza não enxerga o óbvio. Um homem rico que desfruta e é desfrutável por três esposas condescendentes , um outro que tipifica o rufião cujo único valor é o dinheiro, uma jovem que encarna o chamado 'objeto sexual', empaticamente apresentada como alguém que goza de 'liberdade', homens e mulheres que trocam de amores como de roupa, jovens que não estudam (jogam bola), crianças que são 'salvas' em um lixão, todos esses personagens – e outros que é cansativo enumerar - compõem uma dramaturgia duvidosa, um enredo de soluções fáceis, que desenrola (ou enrola) a história , sempre com o auxílio de alguém que, nos momentos complicados, escuta através das paredes ou atrás das portas..."
 
 (Por Rodolpho Mota Lima, site Direto da Redação)

DO POETA BARROS ALVES

Fosse na paz ou na "guerra"
Sua bondade era tanta,
Que mesmo inda aqui na terra
Minha mãe já era santa...

DO PROF. DJACYR DE SOUZA


OS MENINOS E MENINAS DO ARAQUÉM!

  O acadêmico da APL, Franscico Eliton, escreveu um belo texto sobre e pujança dos jovens araquenhenses, no quesito ESTUDOS. Está no Diário de um Navegante. Deve ser lido e guardado!

 http://chicoeliton.blogspot.com.br/

TURMA SEM JEITO!

   Hoje um deputado estadual da bancada governista propôs uma CPI, pra investigar as ações da telefonia móvel no Ceará. Os colegas do dito-cujo correram pra assinar o documento. Quanto alguém propõe uma contra o governo eles correm... pros gabinetes!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...