sábado, 9 de janeiro de 2016

VELHARIA

  Há quem tenha simpatia pelos tempos dos coronéis. Daria-me por satisfeito se soubesse de tudo o que diziam e pensavam as "quengas" dos velhos (velhacos) do passado, quando estes já estavam ébrios (de carne e cana). Essas, sim, sabiam muito da sociologia das coisas!

VELHACOS

  Há uma preocupação com a esquerda que usa Lacoste. A minha preocupação é com quem não mostra o que usa, o que diz e o que pensa.

OH, PRAGA DE CIGANA VELHA!

 Todo mundo dizendo que foi pro show da Ivete. Mas por que isso tem que ser dito? Logo pra mim que prefiro ouvir os galos?

COISAS DO RÁDIO

  E o locutor: - Um abraço para o motorista Silva, da Linha Antônio Bezerra-Papicu e o para o trocador Cara de Choro!

O QUE VEM POR AÍ!

 Divulgação: Orlando Queiroz

CAOS

  Dei um giro por Caucaia. A cidade está destroçada. Prefeito bom é mercadoria rara!

BOM INVERNO

  Não é aquele em que chove muito. Nem pouco demais. O bom é o mediano, que segura a chuva. Estilo devagar e sempre!

QUE CAÇA MAIS BESTA

  
  Vivemos tempos de patrulha. Todo mundo patrulha todo mundo. É uma estratégia de autoafirmação pra muita gente. O candidato ou o partido político do outro, é um alvo preferido. A religião ou a falta dela, então... O  chamado ateu é caçado impiedosamente. Às vezes, por qualquer come-hóstia de meia tigela. Não sabe a figura que ninguém é cem por cento ateu, já que todo mundo acredita em algo (mesmo sem apregoar isso). Mas quem caça quer caçar. Não importa o que. Outra confusão que geralmente se faz é misturar ir a uma igreja e praticar uma religião com espiritualidade ou espiritualização. O sujeito pode se dizer cem por cento cético, agnóstico... e ser muito espiritualizado. E pode viver quase debaixo da saia dos padres e viver desconectado do mundo. Erro? Erro nesse caso é muito relativo. A maioria das coisas que envolvem religião, fé, religiosidade... é sobrenatural. Ou seja, é algo inatingível para o ser humano, já que foge a sua capacidade de compreensão. - Ah, mas eu tenho fé!, dizem os mais apressadinhos. Sua fé não garante a existência de algo nem pra você. Imagine para quem você quer colocar dentro do seu caixote de sacristia, que você mesmo produziu, usando a madeira da insensatez. Ora, meu nobre (e fraco) espírito, se sua religiosidade e espiritualidade fossem tão pétreas, teria você necessidade de apregoá-las? Por que você grita tão alto sobre algo tão seu? A quem você quer vender algo tão intimamente ligado a seu eu, tão desconhecido por você próprio? Pra onde você caminha com essas pernas trôpegas, meu irmão?!

QUEM SÃO ELES?!

  A mídia destaca seus parlamentares (sabe-se lá que critérios usa). Mas se os distintos forem atados a uma árvore nas praças das principais cidades cearenses, a maioria da população não saberá de quem se trata. É no que dá voto de cabresto. É no que dá votar em candidato de cacique político. É no que dá chancelar eleição de certos tipos, cujos nomes saíram da algibeira de coronés modernosos! 

BELA IMAGEM

 Do Facebook

PRO GRANDE PROTESTO

  Não se tem pauta, desenho de trajeto ou rumo (político). Infelizmente! #ELEICOES

VELHACARIA

 Quando vejo Tasso Jereissati dizer que a política partidária "precisa voltar a ser lugar de homens de bem", eu me pergunto: - BEM Parque do Cocó? Grandes avenidas? Estrutura máxima pro meu shopping? O Estado sou eu?

E NA PORTA DO INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DO MUNICÍPIO (IPM)

 Foto: Patrícia Marques

MUITO ESQUISITO

 Interesse de prefeitos por (eleição de) conselheiros tutelares. Estranho!

O VELHO JOGO

  "O Bode da Seduc e os professores
  Creio que todo mundo conhece a história do bode na sala. Era uma sala lotada, desconfortável, as pessoas reclamando.
  Aí alguém coloca na sala um bode, com aquele fedor.
  Você imagina como ficou a sala, né? Povo agora tava furioso.
  Reclamação, raiva, fúria, todo mundo puto e tal e tal. Tiram o bode. O pessoal respira aliviado.
  'As coisas melhoraram. Pelo menos o bode saiu'. Essa portaria da SEDUC, atingindo vários direitos dos professores, parece um bode. Dura, agressiva, inaceitável. Será que o governo não baixou a tal porcaria, perdão, portaria, absurda como é, exatamente para abrandá-la depois, aqui e acolá?
  E aí a gente não vai respirar com o famoso 'podia ser pior'?
  E aí os de sempre vão dizer que foi 'mais uma vitória da 'catiguria''? Não tem inocente nesse jogo. E eu não confio em ninguém!"
  Airton de Farias, 05.01.16

CONSTATAÇÃO

  Todo governo tem seu Artur Bruno, "defensor da Educação". Que sempre é chamado como bom serviçal que é. E depois ainda sai gente falando em "vitória do sindicato"!

EU ME AMARRO É NO NÍVEL DE COGNIÇÃO