terça-feira, 22 de maio de 2018

OH, LENGA-LENGA DOS DIABOS!

O blá-blá-blá da emancipação de distritos recomeçou!

BILHA E ABANO

Imagem da Net
Resultado de imagem para bilha

TÁ SÓ!

"'Na minha vida política, desde 1986, nunca estive tão só', afirma Tasso"
O Povo Online
"Tasso, o isolamento e o general forasteiro"
Da Coluna Política, do jornalista Henrique Araújo, no O Povo desta terça-feira, via Blogue do Eliomar

SOCIALISMO NÃO É COMUNISMO

"É fato que estamos vivendo um momento de exacerbação ideológica emocional. Vivemos uma onda de fanatismo, fundamentalismo e obscurantismo, que encobre tanto posicionamentos de esquerda quanto de direita. Aliás, está ficando difícil saber o que certos termos significam de tanto serem utilizados mais como insultas do que como conceitos analíticos capazes de esclarecer determinadas situações econômicas, sociais e culturais. As pessoas acusam-se mutuamente de serem coxinhas, petralhas, direitistas, esquerdistas, comunistas sem que se saiba exatamente seus sentidos. Assim recebi, via WhatsApp, um retrato de Karl Marx com os dizeres: '200 anos de Karl Marx e o socialismo ainda não deu certo'. Para elevar o debate político e ideológico faz-se necessário reencontrar o significado dos termos que usamos e discutir ideias e não lançar afrontas. Ocorre que socialismo não é comunismo e uma pessoa (um candidato) pode ser socialista sem jamais ter sido nem querer ser comunista. Historicamente, o movimento socialista é anterior a Marx e surgiu como um protesto contra as desigualdades intoleráveis, que acompanhavam o início da Revolução Industrial. É que a acumulação primitiva do capital, que iria financiar a industrialização capitalista na Europa Ocidental, foi acompanhada pela pauperização da maioria da população, o mesmo processo se repetindo com a consolidação do capitalismo no Brasil. O socialismo foi e continua sendo uma reação à pauperização das massas trabalhadoras e suas primeiras reivindicações foram a limitação, por via legislativa, das horas diárias trabalhadas, a proibição do trabalho infantil, etc. O socialismo nasce, portanto, sob o sinal da solidariedade, da justiça social, da distribuição da riqueza entre todos os agentes econômicos, contrapondo-se à violência do mercado, que acumula riqueza numa ponta e, noutra, dependência e exclusão. Se o capitalismo visa a acumulação do lucro através do assalariamento do trabalhador, o socialismo se guia pelos valores de equidade, igualdade e solidariedade. Socialismo, portanto, não é comunismo, não é totalitarismo. Desde 1917, ocorre uma ruptura definitiva entre o socialismo que recebe também o nome de social-democracia e o comunismo burocrático e totalitário, soviético ou não.
Pouco a pouco, a exigência do socialismo em matéria de redistribuição penetra profundamente na cultura moderna e exprime-se hoje com uma intensidade talvez ainda mais forte na medida em que não é satisfeita, sobretudo no Brasil. Contrariando os dizeres de que o 'socialismo não deu certo', é forçoso constatar que os países que deram certo em termos de participação democrática, dignidade humana, condições de trabalho e de remuneração, ética na política, igualdade das mulheres, segurança, habitação, educação e saúde públicas de qualidade etc. São países socialistas (social-democratas) como Dinamarca, Suécia, Finlândia, Noruega, Alemanha, Portugal, etc, ou países influenciados pelo socialismo, como o Canadá. Em suma, socialismo é a afirmação de um conjunto de valores universais. O desafio é encontrar meios de implementar esses valores fortemente democráticos e humanistas na nossa sociedade, essa sim que não vem dando muito certo por falta de políticas socialistas."
Resultado de imagem para andré haguette
André Haguette, sociólogo e professor titular da UFC (no O Povo de ontem)

QUEM MANDA? O CRIME!

Márcio, um cidadão do bairro Edson Queiroz, e sua mãe, dona Chaguinha, foram mortos covardemente com tiros no rosto. O motivo: dona Chaguinha chamou a atenção de um rapaz que estava atirando nas lâmpadas dos postes da rua em que morava. O tal rapaz ameaçou incendiar a casa da senhora. No outro dia, pela manhã, um filho que costumava tomar café com ela encontrou os corpos na sala... Ele desenvolvia um trabalho na comunidade do Dendê, ajudando crianças e jovens e dava aulas de catequese na Igreja de Santo Antônio, também no bairro."
Osvald Barroso (Facebook)

AGORA VAI!

A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé, texto e atividades ao ar livre

BELEZA NO CENTRO DE FORTALEZA

A imagem pode conter: céu, arranha-céu e atividades ao ar livre
A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

OCASO

"Na casa de político sem mandatoo capim cresce na porta". Taí Tasso Jereissati com um general (ilustre desconhecido) debaixo do braço!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...