sábado, 3 de março de 2012

FEVERS: UMA GOSTOSA SAUDADE!

NUPAFRE: INVESTINDO NA FORMAÇÃO

Na sala dos Professores da EMEIF Maria Bezerra Quevedo vai ter um local para colocação de textos, livros e outra publicações de interesse do pessoal da escola. O núcleo terá um encontro por mês para estudar e discutir temas relevantes para a carreira.

ENTRANDO NA RODA DE SAMBA, COM A BELA ALINE CALIXTO

PRINCESA ISABEL EM APUROS! SÓ RINDO!



A PESQUISA E SEUS DESDOBRAMENTOS

  "Serra lidera pesquisas em São Paulo."
  "66% não acreditam no Serra e acham que ele vai abandonar a prefeitura." (Emir Sader)
  "Serra é vaiado em primeiro evento como pré-candidato" (Twitter)

ALÔ, PROFESSOR!

  "Medo de errar é antídoto da criação. Arte é para quem borra!"
  (Glória Diógenes, Professora da UFC)

Diabo e Religião: Tudo a Ver Parte II

"'A Briba'

  Pois bem: Antes de mais nada, gostaria de deixar claro que desde que me assumi como kardecista, há uns vinte e poucos anos, aboli do meu cotidiano a prática religiosa comum. Em assim sendo, não tenho religião, já que não considero o espiritismo religião. O que não impede que eu frequente ou participe de qualquer culto religioso. Raramente o faço e, quando isso acontece, é por força das formalidades sociais, que em nada me alteram, como ser humano...

  Pois bem 2: Apesar de ter nascido em berço católico, sido criado por 'rorró', católica fervorosa, e até os dez anos de idade, rezado diariamente e de joelhos o terço às dezenove horas e aos sábados. Como se não bastasse o terço, a velha ainda cantava o ofício de Nossa Senhora. Não me tornei um fanático religioso, que aceita cegamente dogmas impostos goela abaixo.

  Pois bem 3: Crescendo e descrente cada vez mais daqueles rituais religiosos repetitivos,   cansativos e dogmáticos, começei a botar meus poucos 'rebotalhos de inteligência' para funcionar (royalties para o Professor João Teles de Aguiar), e me pus a ler a 'palava'. Isso mesmo. A Bíblia sagrada. Era como chamavam a obra literária mais impressa no mundo todo.

  Pois bem 4: Como era novo, mente em formação, fiquei abirobado de vez.

  Pois bem 5: Muito do que tava escrito lá não condizia com o comportamente, daquilo que as igrejas pregavam. E o que é pior: havia conflitos e contradições naquelas centenas e milhares de capítulos e versículos, respectivamente.

  Pois bem 6: À época fiquei um tanto mais estranho socialmente. Descrente de tudo que me tentavam impor goela abaixo, resolvi chutar o pau da barraca...

  Pois bem 7: Pensei em ser ateu... Não deu, pois em meu íntimo sentia que uma Força maior era responsável pela existencia minha e de meu espírito contestador...

  Pois bem 8: Virei um perambulardor. De templos em templos, achando que em algum deles encontraria o verdadeiro caminho para a Fonte Criadora. Que nada!

  Pois bem 9: À medida que via e assistia a cultos e celebrações das mais variadas crenças, aumentava a vontade de fugir daquilo tudo. E os abutres em cima de mim, no bom sentido, é claro: '- Não fuja de Deus, só Jesus é a salvação!'

  Pois bem 10: Não dei o mínimo de ouvidos aquilo e segui minha senda contestadora.

  Pois bem 11: Até encontrar.

  Pois bem 12: Não estou querendo aqui chamar ninguém à minha crença, apenas explicar  como fugi da matrix.

  Pois bem 13: Não tinha ainda dezoito janeiros...

  Pois bem 14: Mas segui adiante. Sozinho, contestando, estudando e confiante...

  Pois bem 15: - Estudando o que, seu filho duma ég....

  Pois bem 16: Calma, amado, estimado, idolatrado e tantos outros ados... leitor destas mal traçadas linhas... Não imaginava que estavavas a me acompanhar o raciocínio?

  Pois bem 17: Voltando à 'Palavra', uma das primeiras questões firmes e que deveriam ter uma resposta mais firme ainda era: '- Teria mesmo Deus escrito ou ordenado alguém especial a escrever a tal 'palavra'?  Ou seja: Teria mesmo Deus na impossibilidade de escrever um código de postura para os humanos delegado um feito desta envergadura  a alguem com qualidades impares e espírito imaculado?

  Pois bem 18: Eu acho que não! Mas em tendo Deus delegado essa tarefa, estes escribas não teriam as tais qualidades, pois tal qual as leis humanas esta tal 'Lei' tem brechas e contradições que leva o leitor com olhar mais crítico vê-las com certas ressalvas.

  Pois bem 19: Senão vejamos...

Pois bem 20: Dois pontos, abre aspas e travessão.

  Pois bem 21: Para este aspirante a escriba mor desta demosucupirana tribuna, já condenado pelos donatários da ardente 'fé' religiosa Deus é a mais pura perfeição em todos os termos. No amor, na justiça e por aí vai. Para mim, Deus ao contrário dos homens, não volta com a palavra atrás...  Não diz e desdiz... Não faz e desfaz... Se ama não odeia. Se cria não destrói.

  Pois bem 22: Então vamos à 'Palavra?'

  Pois bem 23: Vejamos o que diz o início do segundo livro do pentateuco, o Êxodo no capítulo vinte logo em seus primeiros cinco versículos.
  1. Então Deus pronunciou todas estas palavras:          
  2.'Eu sou o Senhor teu Deus, que te fez sair do Egito, da casa da servidão.          
  3. Não terás outros deuses diante de minha face.        
  4. Não farás para ti escultura, nem figura alguma do que está em cima, nos céus, ou embaixo, sobre a terra, ou nas águas, debaixo da terra.         
  5.Não te prostrarás diante delas e não lhes prestarás culto. Eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso que vingo a iniqüidade dos pais nos filhos, nos netos e nos bisnetos daqueles que me odeiam,

  Atentai bem para o versículo de número quatro...

  Pois bem 24: Aí dias depois, entendemos que o referido livro é uma narrativa, lá no capitulo  25, versículo dezoito e dezenove o senhor Deus volta com a palavra atrás e dar uma outra ordem: '- Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro.'

  Pois bem 25: Há contradição neste 'deus'. E o meu Deus como já disse anteriormente não volta com a palavra atrás. Não é um deus dúbio...

Pois bem 26: E tem mais:

  Pois bem 27: Parece que o cativeiro no Egito deixou os escribas mais malucos ainda no Êxodo  capítulo 9, versículo 3, Deus mata todos os animais dos egípcios com uma forte pestilência. Nenhum sobreviveu a pestilência à exceção dos que eram propriedades dos judeus...

Pois bem 28: No mesmo capítulo nove de Êxodo, lá pelos versículos 19 a 24

  Mete, pois, ao abrigo, teus animais e tudo o que tens nos campos, porque todos os homens e todos os animais, que se encontrarem fora de casa nos campos, serão atingidos pela saraiva e morrerão. Aqueles dentre a gente do faraó, que temem a palavra do Senhor, porão seus servos e seus rebanhos ao abrigo nas casas. Mas os que não fazem caso da palavra do Senhor, deixarão nos campos seus escravos e seus rebanhos.       
  O Senhor disse a Moisés: 'Estende a mão para o céu, para que caia uma chuva de granizo em todo o Egito sobre os homens, os animais e sobre toda a erva dos campos. 'Moisés estendeu sua vara para o céu, e o Senhor enviou trovões e chuva de pedras, e o fogo do céu caiu sobre a terra. O Senhor fez chover granizo sobre o Egito. Caiu granizo misturado com fogo; e caiu com tanta violência como nunca houve semelhante em todo o Egito, desde que veio a ser uma nação.

  Pois bem 29: E aí amado, estimado, idolatrado e tantos outros…. ados leitor destas mal traçadas linhas?

  Pois bem 30: Os animais de propriedade dos egípcios foram mortos pela pestilência ou pelas intempéries da tal chuva de granizo misturada com fogo?

  Pois bem 31: Parece que os 'escolhidos' para escrever a palavra não fizeram a coisa direitinho. Esqueceram de detalhes que não passam desapercebidos aos olhos de um reles pecador possuidor apenas de um diploma de datilografia, mas que se recusa a assistir programa religioso de qualquer que seja o crédo onde palestrantes marketeiros tentam explicar a 'lei' mostrando-a na tela para o mundo ao mesmo tempo que alienam e atrofiam mentes incautas para suprirem suas burras com o suado dinheiro do ingênuo, ignorante e abestado fiel. Sou forçado a taxá-lo assim. Não há predicado mais apropriado para tal. Ou há?

  Pois bem 32: Tal qual as leis humanas, esta tal lei foi feita na opinião deste ignorante pecador por chefes tribais (políticos da época) se passando por procuradores do Divino e assim manterem pessoas sob o crivo de suas espadas... Pura enganação...

  Pois bem 33: O próprio Filho do Deus verdadeiro quando aqui esteve em tempo mais recente, não escreveu um só artigo. Falou apenas de amor e respeito pelo semelhante. Segundo Ele, estas duas cousas quando praticada por qualquer ser humano seriam a condição única para este adentrar ao Reino dos Céus. Coisa que poucos assimilaram... Não é mesmo? E por assim pensar morreu flagelado como um criminoso, em plena juventude. Não criou templos, muito pelo contrário, condenou as práticas destes... Não criou religião... Não pediu dinheiro a ninguém... Resumindo: acho que até contrariou a própria 'lei', que os humanos diziam ser de seu Pai...

  Pois bem 34: E agora?

  Pois bem 35 Continuemos a cantinela ou o amado leitor que revisar seus conceitos sobre a palavra e lê-la com um olhar mais aguçado e questionador, visando também a sua libertação?

  Pois bem 36: Quer continuar a congregar a sua crença sustentando estra fraude milenar ou chutar o pau da barraca e servir ao verdadeiro Deus, se despojando dos formalismos hipócritas e apenas amar e respeitar o seu próximo,  como gostaria de ser respeitado.

  Pois bem 37: Poderia ficar aqui enumerando páginas e mais páginas de erros e contradições encontradas na tal publicação, utilizada por espertalhões de todos os quilates, para evitar a labuta mais árdua e viver na bonança, às custas de alienados e fracos...

  Pois bem 38: Mas não. Deixo o resto por conta de você amado, estimado, idolatrado, e tantos outros ... ados leitor destas mal traçadas linhas.

  Pois bem 39: - Arre égua! Por minha conta não seu filho duma égu...

  Pois bem 40: - Olhe o mandamento do filho de Deus. Amor e respeito para com o próximo...

  Pois bem 41: Como respeitar a fêmea que colocou no mundo um herege desta envergadura, ademais profano fariseu, hoje é sábado e, como sempre, vou ao meu templo daqui a pouco congregar-me com os meus, ouvir o meu guru espiritual, depositar meu décimo no altar 'divino' e que se dane sua mãe... Meu lugar no céu está garantido! Amém!

Pois bem 42: Tenho dito... E sempre!!!

Pois bem 43: - Vade retro...

Pois bem 44: Vou já amado leitor..."
 (Manuel de Jesus)

TWITTADA (NOSSA) DO PASSADO

   "Quem são os coveiros do Piso dos Professores no Ceará" e mais: quem está do lado deles, quem os aplaude, quem os diviniza? Respeito tais posicionamentos, mas tenho todo o direito de discordar deles e de combatê-los!

RACISMO

  Nas escolas, as crianças nem sempre aceitam ser chamadas de negras. Mesmo pequenas já sabem que tal "esteriótipo" traz consigo pesados costados culturais de agressões, ataques, difamações, desrespeito,... Para se preservarem...

BLOGUES ESCOLARES

   Parabéns às escolas que, como a Flora Teles, de Coreaú, conseguem manter um Blogue atualizado. Conheço várias onde os Professores tentaram fazer com a direção iniciasse um trabalho neste sentido, mas deram com os burros n'água! A lei do menor esforço em muitas escolas é quase institucionalizado!

COMO É CONSTRUÍDO UM ÍDOLO?

  "É comum observamos nomes de personalidades (sujeitos, pessoas,...) em bairros, cidades, escolas, hospitais e rodovias de todo o País. Os questionamentos que quero fazer é: Quem são essas pessoas que estão com seus nomes expostos? Quais foram suas contribuições para a sociedade? Quem escolheu esses nomes para os espaços públicos? Quais foram os interesses? Todas estas pessoas realmente mereceram ser homenageadas? E, será que a população conhece as ações o que tais homenageados realizaram? 
  Explorando um pouco a nossa História e a de alguns homenageados na cidade de Coreaú, puder ver que alguns dos nossos homenageados em nada contribuíram para a nossa História. Porém, aqueles que realmente contribuíram, direta ou indiretamente, para o nosso crescimento sócio-cultural, os grandes protagonistas da nossa História, sequer são lembrados! Imagine homenageados.
  Como dizem por aí, sequer apareceram na foto!
  Exemplos: PADRE JOSÉ MARIA, DOM BENEDITO, JOSÉ GOMES DAMASCENO. DR. RAIMUNDO GOMES, CARNEIRO PORTELA, LAÍRE FONTENELE, dentre outros.
   Digam-me onde fica a rua José Gomes Damasceno? A praça Dom Benedito? O Espaço Cultural Carneiro Portela? A av. Dr. Raimundo Gomes? Sabe não? Nem eu! E sabem porque? Porque simplesmente não existem. Pois homenagear significa: reverenciar, celebrar, venerar, fazer reverência e respeitar. Onde está gravado os nomes daqueles que lutaram e lutam pela liberdade e pelo progresso de nossa cidade, sejam eles estudantes, trabalhadores, artistas, etc. Será que por não serem políticos eles não merecem a nossa reverência, a nossa veneração e o nosso respeito?"

  (MANCHÃO) 

  DO BLOGUE: Não quero me estender, para não ferir susceptibilidades. Mas certas homenagens são obras freudianas... Partem do fundo da obscuridade humana! Complexa como ela é... e com meus parcos recursos intelectuais/ psicanalíticos...

ELE TEM TODA RAZÃO!

  "Em artigo publicado neste sábado (3), no O POVO, o médico, antropólogo e professor universitário, Antonio Mourão Cavalcante, comenta o projeto de lei proposto pelo Executivo que prevê a mesma arrecadação na Previdência, mas agora com cortes violento contra a expectativa positiva do servidor público.
   '(...)
   Se o presidente Fernando Henrique e seus companheiros tucanos tivessem proposto essa lei o mundo teria vindo abaixo. Seriam greves e mais greves. Protestos. Manifestações em Brasília. O País teria entrado em comoção.
  Agora tudo ocorre sem resistência. Os partidos de esquerda, ditos progressistas, revolucionários, dos trabalhadores, simplesmente calaram e aprovaram. Traidores! (...)."

  (Prof. Antônio Mourão Cavalcante, no O Povo)

   DO BLOGUE: Repito: O PT era um rio. Renegou as margens, abandonou o leito a amaldiçoou as águas. Infelizmente!

RACISMO: OUTRO ABSURDO!


  Letícia quer o direito de ser negra
  "Em artigo publicado neste sábado, no O POVO, a jornalista da rádio O POVO/CBN e da TV O POVO, Letícia Lopes, cobra o direito de ser negra. Apesar de reclamar a raça em sua carteira de identidade, o documento foi impresso como 'cor parda'. Confira:
Direito básico: tirar segunda via da carteira de identidade. Uma missão que começa às 7 horas no Instituto de Identificação. Depois de horas na fila, eis que chega minha vez, e, logo após passar por várias etapas para conseguir o documento, me deparo com uma situação ímpar: o atendente, simplesmente, lê a ficha que acabo de preencher e solta a afirmativa: 'Mas você não é negra e sim parda!' Sem acreditar no que estava a ouvir, afirmei de forma categórica: 'Sim, sou negra. Ou você não está percebendo isso?'.
  O moço, com um sorriso ainda um pouco confuso, continuou a defender seu ponto de vista: 'Mas quase não existem negros no Ceará'. Eu, firme, continuei: 'Desculpe, mas acho que o senhor está imensamente equivocado. Não tenho problemas nenhum em me afirmar assim, pois me sinto e me vejo dessa forma'.
Depois de alguns minutos de conversa, consegui o documento, porém, mesmo me afirmando negra, ficou registrado em minha documentação 'parda'. Será que eu entro nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)? Não lembro ter sido entrevistada por nenhum recenseador.
  Em horas assim acabo lembrando uma pergunta que um grande amigo jornalista me fez: 'Você considera esse elemento tão fortemente assim? Questão de ser negra?' Sim, meu nobre amigo, considero.
  Não tenho dilemas em me autodeclarar negra, pois é isso que sou. É meu direito prestar informações para meus documentos. Em alguns casos, é mais confortável para algumas pessoas se declararem pardas.
  Não é à toa que o estudo 'Perfil da raça da população cearense' divulgado essa semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base no Censo de 2010, mostrou que mais de 60% da população do Ceará se autodeclara parda. Quem é que gosta de ser mal atendida e mal tratada em lojas em virtude da cor? Quem gosta de ser questionado se sabe ler e escrever?
  O estudo do Ipea deve agora servir como base para políticas públicas em Educação e, assim, dar condições para que brancos e negros possam competir em pé de igualdade no mercado de trabalho. Deve também incentivar ações de inclusão social para que negros não tenham mais receio de se assumirem como tal. Eu sou mulher, negra e cearense, com orgulho." (BLOGUE DO ELIOMAR)

CABRA VALENTE!

Já tenho cinquenta e quatro
De uma vida sem mutreta,
Rapapé nunca me assusta,
Comigo ninguém se meta,
Vivo a vida sem lamento,
Sem lenço e sem documento
E sem medo de careta.

AQUELA CANÇÃO DO ROBERTO...

 
 "Pra quem não sabe, essa música tem tudo a ver com o acidente que Roberto sofreu quando era pequeno; as imagens mostradas nesse vídeo deixam a lembrança mais real, mostrando o trem e a mãe do cantor."

  (Youtube)

  Indicação: Manuel de Jesus

DILMA CHOROU...

   Na troca de ministros, chorou! Atada à própria teia. A teia da politicagem nacional. Mas Dilma cedeu! Como os outros, cedeu! E se fez vítima do processo... Aos especialistas, mestres e doutores do próprio ministério (que se mataram de estudar), disse NÃO! Ela também não aplaude o mérito! Prefere a politicagem...  Alguém pode dizer: mas é assim, sempre foi, etc! Outro mundo é possível!

O CONFRARIA CANTOU!

   Ontem os confrades cantarolaram, dançaram e tamborilaram Mama África, de Chico César. A letra foi discutida e amarrada a fatos do cotidiano. E, pelo menos naquele rico momento, NINGUÉM michel telorizou... E foi bom!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...