"Eu queria saber de algo sobre mestrado... Alguém sabe de algum que seja viável pra alguém, como eu, que trabalha 300h e não tem muito tempo pra estudar? Área de educação..."
(De uma Professora da Fortaleza, querendo entrar no céu dando voadora em São Pedro. Que vergonha!)
UM ESPAÇO PARA LIVROS, CULTURA NORDESTINA E FÓRUM DA ZONA NORTE (CE). (85) 985863910
13 de jan. de 2014
HOMO SAPIENS (?)
Hoje vi na TV um bicho levantar outro de sua igualha pela "tromba" e arrastá-lo por seis quilômetros, até matar! A tromba era um potente automóvel e o bicho era um homem!
A PROSTRAÇÃO PARLAMENTAR
A Câmara Municipal de Fortaleza, a capital do Estado, vota um projeto de lei sem conhecê-lo? Hum. Que bela aula pro interior hem, meninos? Ma-ra-vi-lha! Sinhô mandou, né?
TEM JEITO NÃO!
Tem sindicato que começa a agradar o governo a partir da elaboração da pauta das assembleias. Algumas delas tem redação metafísica. Sabe-se bem porque!
QUAL É A DELA?
A oposição de Coreaú andou se mexendo? Ouço vozes. O que pensa esse povo, o que quer pro futuro, o que considera equívoco no governo de hoje, faria tudo diferente, caso estivesse no poder? Ou foi tudo apenas um rega-bofes de comadres, pro Duquinha ver? Quem vai falar pelo grupo? Somos todos ouvidos!
QUE VERGONHA!
O caso dos rolezinhos já repercute no mundo. E o que fizeram as autoridades brasileiras, se o problemas já acontece a um bom tempo?!
APARTHEID
"Pouco a pouco os shoppings vão ter leis para definir quem entra e quem não entra neles. Será a apartação explícita e legalizada."
(Cristovam Buarque, político e educador)
(Cristovam Buarque, político e educador)
ATAQUE GOVERNIZADO!
Roberto Moreira cita a Nota em seu Blogue, dizendo que Sérgio Novais tem influência no Sindiágua. O nobre jornalista deveria se deter ao texto (e aos méritos dele), antes de desqualificá-lo!
NOTA DO SINDIÁGUA. MERECE SER LIDA!
Ela se refere às cabeçadas que o Governo o Estado deu em si mesmo, no caso da adutora de Itapipoca:
Para ler toda a Nota:
http://www.sindiagua.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=521
Para ler toda a Nota:
http://www.sindiagua.org.br/noticias_detalhes.asp?Cod=521
TURMA DO SEM JEITO!
Alguns colunistas apostam todas as cartas em seus políticos preferidos. Baseados em quê? No movimento das formigas, no voo dos pássaros, no piado do carão, na floração do pau d'arco ou na discussão dos grupos de masturbação sociológica? Por que essa gente não tem a dignidade de pagar o que come e bebe?!
EDUCAÇÃO EM PAUTA!
Apesar de seu murismo exacerbado, Edilmar Norões, o grande capitão do Sistema Verdes Mares, sempre tem um espaço pra Educação. Então, pauta pro homem! edilmar@diariodonordeste.com.br
SE FALTA TUDO...
A maioria dos jovens que vejo por aqui e que é adepta do rolezinho, é gente que não tem pra onde ir ou como ir. Sei que há exageros nessas investidas e até a infiltração de delinquentes... Mas pôr todos eles na vala comum... Que tal os grandes shoppings começarem a exigir das autoridades o dever de casa que elas nunca fizeram?
COREAÚ NA CAPITAL
Bosco vende jornais e revistas na Avenida Godofredo Maciel, na Maraponga. É coreauense. Irmão do Sebastião. Sebastião e Bosco são dois trabalhadores. Nos meus tempos de Loja o Vilar, via Sebastião passar pra e pra cá com seu burro e sua carroça. A quem o insultava ele dirigia um: - Ah, marginal, clandestino! Lembram dele? Bosco segue sua vida de comerciante, preso ao balcão e à responsabilidade. Reclama que não pode ir à Coreaú: - Tô aqui de domingo a domingo! Um abraço pros dois. Um ano de paz!
O ESTADO REAL... QUE ESTÁ POR TRÁS DOS BIOMBOS OFICIAIS!
"População carcerária cresce 51,9 por cento em cinco anos no Ceará" (DN)
LEOTA - III
"(...) No jornalismo, fundou em Ipu a Gazeta do Sertão e em Fortaleza trabalhou como redator do Correio do Ceará e diretor da Gazeta Oficial. Considerado o 'príncipe dos folcloristas nacionais' é, no dizer de Raimundo Girão, 'o mineiro descobridor de filões exuberantes de ouro e das pepitas riquíssimas da poesia matuta, até ali anônima, vivendo de boca em boca mas sem os nomes dos donos'.
Foi poeta cujos poemas ficaram pouco conhecidos em virtude de sua paixão pelo folclore.
Principais obras: Cantadores, 1921; Violeiros do Norte (Prêmio da Academia Brasileira de Letras), 1925; Sertão Alegre, 1928; No Tempo de Lampião, 1930; Prosa Vadia, 1932; A Padaria Espiritual, 1938; História Eclesiástica do Ceará (inacabado) e Adagiário Brasileiro, 1982 (seus livros tiveram várias edições). (...)."
(Sítio da Academia Cearense de Letras)
LEOTA - II
Foto do Sítio da ACL
“Leonardo
Mota (Pedra
Branca, 10 de
maio de 1891 - Fortaleza, 2 de
janeiro de 1948) foi um escritor, professor, advogado, promotor
de justiça, secretário de governo, tabelião, jornalista e historiador. Formou-se em direito pela Faculdade
de Direito do Ceará no ano de 1916. Muito cedo mudou-se de sua terra natal junto com sua família. O
interesse de Leonardo Mota pela sabedoria sertaneja teve início quando foi morar na cidade
de Ipu, Ceará,
onde, a convite de seu irmão, Cônego Aureliano Mota, dirigiu um Instituto
Educacional.
Membro da Academia
Cearense de Letras e
do Instituto do
Ceará, Leota (era assim que gostava de ser chamado), " - Cresci
nas banhas e encurtei no nome!', dizia. Era um nome requisitado para
proferir palestras para plateias de estudiosos e interessados folcloristas. Era
também um animador de rodas de amigos e intelectuais da antiga Praça do
Ferreira (coração da
cidade de Fortaleza). Para essa platéia declamava versos
e contava histórias e pequenas anedotas.
‘Fui um intransigente na defesa do
sertão esquecido, do sertão caluniado e só lembrado quando dele se
quer o imposto, nos tempos de paz ou o soldado nos tempos de guerra. E fui sobretudo,
contra o labéu de cretinice do sertanejo nordestino que orientei a minha
documentada contradita: em todo o meu ‘Cantadores’ e nas conferências que
proferi, de Norte a Sul, pus o melhor dos meus empenhos em fazer ressaltar a
acuidade, a destreza de espírito, a vivacidade da desaproveitada inteligência
sertaneja, de que os menestréis plebeus são a expressão bizarra e esquecida,
apesar de digna de estudos."
(Wikipédia)
LEOTA - I
A TV Assembleia sempre reprisa um documentário sobre Leonardo Mota. Num depoimento que há no bojo material gravado, Ariano Suassuna diz que baseou seu O Auto da Compadecida em três folhetos populares, citados por Leota em uma de suas obras. No vídeo ainda falam um neto do pesquisador, uma filha, Sânzio de Azevedo, Cid Carvalho, Batista de Lima,... Doloroso é constatar que os estudantes cearenses e mesmo os professores conhecem tão pouco esse garimpador de informações jocosas, populares e relevantes... Lamentável!
Assinar:
Postagens (Atom)
30
NO ELIOMAR
Fátima Vilanova (socióloga e ex-ouvidora da UECE), Acrísio Sena (deputado estadual), Irapuan Diniz de Aguiar (professor de Direito) e Djalma...
-
No Araquém dos meus tempos de calças curtas residia o senhor Meton Cardoso. Caladão, trabalhador, monossilábico. Passava os dias nas suas ...
-
"A medicina nos USA é muito cara. São centenas e centenas que norte-americanos que vão se tratar em Cuba.Tenho 3 sobrinhos médicos que...