segunda-feira, 9 de junho de 2014

A IMPRENSA

  "A imprensa! Que quadrilha! Fiquem vocês sabendo que, se o Barba Roxa ressuscitasse, só poderia dar plena expansão à sua atividade se se fizesse jornalista. Nada há tão parecido como o pirata antigo e o jornalista moderno: a mesma fraqueza de meios, servida por uma coragem de salteador.(…) um olhar seguro, uma adivinhação, um faro para achar a presa e uma insensibilidade, uma ausência de senso moral a toda prova… E assim dominam tudo, (…) fazem que todas as manifestações de nossa vida coletiva dependam do assentimento e da sua aprovação. Todos nós temos que nos submeter a eles, adulá-los, chamá-los de gênios, embora intimamente os sintamos parvos, imorais e bestas… (…). E como eles aproveitam esse poder que lhes dá a fatal estupidez das multidões! Fazem de imbecis gênios, de gênios imbecis; trabalham para a seleção de mediocridades (…)."

 Lima Barreto, em "Memórias do Escrivão Isaías Caminha"

 Texto enviado do Blogue pelo engenheiro civil Eliton Meneses

NOSSA LÍNGUA

RESISTÊNCIA!

 Cultura é resistência. É acordar estátuas, é tirar leite de pedra. Se é assim, vamos fazer nossa parte. Todos os dias! "Quem é do mar não enjoa!"

NOSSA LUTA!

  Na Coluna da Regina Marshall, no DN de hoje, tem uma pequena nota sobre nossa militância. Veja!

 http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/coluna/regina-marshall-1.139/materia-1.1031584

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...