domingo, 22 de outubro de 2017

ATUALIDADE

Via Facebook
Nenhum texto alternativo automático disponível.

CHICO CARUSO

MEMÓRIA

"Quero lembrar da travessia do riacho, da babujem em solo umedecido, do legume maduro... Saudoso tempo em que outrora me vejo no encosto da porteira, no aguardo, à espera de uma caneca de leite (de gado) mungido, de pouco gado, mais de espera certa; tempos de interior, momentos em que ao saborear a manga coité, cortando em cubos e os apelidando de 'quadrado da velha'... no velho Cigano onde lá, graças a meus pais, passei temporadas das quais posso nos dias de hoje saborear essas lembranças. Da bela vista do Serrote Pintado... Apreciava, sob a moita de mofumbo, o entardecer e o chiqueirar dos bezerros. Era o fim da lida diária. Saudade desse tempo; saudades do sr. Hugo e de dona Socorro (meus velhos pais)."
Raimundo Irênio de Aguiar

VALE A PENA LER!

O Fantasma da desigualdade
"O Banco Mundial fez, no relatório de 2017, uma declaração num primeiro momento muito alvissareira: nas últimas décadas a pobreza no mundo diminuiu em cerca de um bilhão de pessoas, das quais 700 milhões são chineses. No entanto, um exame mais acurado da situação, revela que não se enfrentou o problema fundamental de um desenvolvimento equilibrado e inclusivo, que continua apenas uma esperança, apesar de o Fórum Econômico Mundial deste ano reconhecer que emerge um consenso mundial a respeito da necessidade de um tratamento mais socialmente inclusivo no crescimento econômico. A questão da desigualdade, contudo, continua praticamente intocada embora, como diz Dowbor, tenha atingido níveis obscenos: '...oito indivíduos são donos de mais riqueza do que a metade da população mundial, enquanto 800 milhões de pessoas passam fome'. A perspectiva é de aumento de desigualdade através da dominação dos intermediários financeiros sobre o processo produtivo, o que levou à introdução, nas últimas décadas, de novos mecanismos de ganhos especulativos e de geração de desigualdade. Comparando diferentes dados, diz Dowbor, chega-se a uma conclusão óbvia: destruímos o planeta para proveito de 1% da população mundial, portanto, desastre ao mesmo tempo ambiental e social. Daí porque nossas ações futuras devem orientar-se para inverter a destruição do planeta e o processo cumulativo de geração de desigualdade.
O Brasil é um espetáculo de desigualdade e se situa entre os dez países mais desiguais do mundo. O economista e especialista em políticas públicas, P. Kliass, lembra que toda nossa economia está configurada com o objetivo básico de promover a geração de recursos para o pagamento da dívida: em 2008-2009 cerca de 3% do PIB. Entre janeiro de 1997 e 2017, houve transferência para o pagamento dos juros da dívida de R$ 4,4 trilhões, afirma o relatório mensal do Tesouro Nacional. Mesmo os governos recentes, que conseguiram implementar um programa de redução de pobreza (entre 2003 e 2014, R$ 29 milhões saíram da condição de pobreza) e inserção social (o nível de renda dos 40% mais pobres subiu 7,1 %), promoveram transferência de renda para o grande capital e os grandes conglomerados empresariais, sobretudo para os estratos do topo da pirâmide, os super-ricos. O não enfrentamento, diz Kliass, desta descomunal transferência de riqueza é um dos maiores problemas crônicos da economia brasileira e certamente um dos pontos de continuidade mais danosos ao País dos governos FHC, Lula, Dilma e Temer em matéria de política econômica.
Encaminhar trilhões aos cofres do sistema financeiro dos super-ricos por duas décadas significou impossibilitar investimentos públicos e privados. Daí os efeitos negativos na indústria, na infraestrutura pública, nos serviços urbanos, na saúde, na educação, tendo como efeito a degradação da qualidade de vida das pessoas. O aumento da penúria se revela hoje com clareza na situação de mais de 13 milhões de trabalhadores sem emprego e no 1 milhão em ocupações informais. A brutal desigualdade de renda continua a ser o traço definidor do Brasil. A equipe econômica atual empenha-se no aprimoramento desta postura."
Manfredo Araújo de Oliveira, filósofo (UFC)

MAFALDA

Do argentino Quino
Resultado de imagem para mafalda pensar que esse sol bach saint martin

INSEGURANÇA NO CE

DO BLOGUE DO FERNANDO RIBEIRO:

"Ex-secretário de Justiça diz que ações de combate a violência no Ceará são 'midiáticas' e 'marketing policial'".

"Ceará chega aos quatro mil homicídios em 2017 na 'guerra' travada pelas facções criminosas".

"Ceará pode fechar o ano com 5 mil assassinatos, um recorde da violência em sua história".


A BELEZA DA LOIRA

A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre

NENO CAVALCANTE DIRIA...

"É besteira muita!". "Galvão Bueno narra chamada de último capítulo de 'A Força do Querer'" O Povo

NUMA COLUNA POLÍTICA (VÁ LÁ QUE SEJA) DO O POVO...

O "PRÍNCIPE" é Beto Studart, (empresário), "Trator" é Maia Jr. (secretário de vários governos do Estado). "Cobra criada" é Eunício". Assim vivem certos jornalistas.

CITADO POR PALMÉRIO DORIA

"Serra tirou a extrema-direita do armário na campanha de 2010." (de um torturado pela ditadura de 1964).

FAÇAM ISSO!

A CULTURA da morte está sendo construída. Com a chancela de gente "de bem!". O futuro é obscuro! Então, brinquem de administrar o País. Mitifiquem o nazifascismo (cujo teor - e - malefícios - vocês desconhecem). Entreguem o destino da Nação a qualquer insano. Depois contem os buracos dos tiros! ESPALHEM IDEIAS de armas e mentes municiadas. E depois reclamem do resultado!

EH, BRASIL!

"Painel: Candidatura de Huck sai do anedotário, entusiasma mercado e siglas; potencial no Nordeste é atrativo"
Folha de SP

O BELCHIOR (EM XILOGRAVURA)...

...de Arievaldo Viana

TEMEROSA!

Clayton, do O Povo
A imagem pode conter: 1 pessoa

COM CERTEZA

A imagem pode conter: texto

MEMÓRIA

Quando trabalhava na Escola Maria Bezerra Quevedo (2007/2008), que fica Planalto Novo Mondubim,  fiz com a meninada uma demonstração (meio caricaturada) do leruá coreauense. Foi um sucesso. Os pais presentes (acontecia uma reunião) acharam interessante. Ontem um colega me enviou o vídeo. Foi bom rever tudo!

VELHACARIA

NÃO EXISTE ESCOLA sem partido. Partidos defendem esta tese nefasta!

CONTINUA... - 2

Com o silêncio e a omissão de muita gente:
Via Facebook
A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

CONTINUA...

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na maior democracia do Mundo". De araque, cl...