quinta-feira, 20 de abril de 2023

VELHARIAS

Muita gente admirada, com o que está acontecendo em Pacatuba. Ora, o que é que ocorre na política, notadamente, onde reina uma oligarquia (caso em close): compadrio, mandonismo, opressão, empreguismo, abuso do poder econômico (compra de votos, nos períodos eleitorais), amordaçamento do parlamento, aniquilamento ou cooptação (compra) da oposição, etc, etc. O que é que querem que aconteça em lugares assim? Administrações profícuas, desenvolvimento do município, crescimento econômico, aumento da oferta de emprego e da renda familiar? Deixemos de tanta ingenuidade, né?

ÍNDIOS: VISÃO CASCUDIANA

 "NOSSO VOVÔ É INDIGENA - Não há família histórica, família-tronco, na Bahia, Pernambuco e S. Paulo, regiões irradiantes da massa demográfica, que não venha de sangue indígena. Todo paulista ilustre, vem da filha de Tibirissá. Todo nordestino é aparentado com a filha do tuixaua Arco-Verde. Todo baiano é, direta ou indiretamente, neto de Paraguassu, casada com o velho Caramuru. Não há outro caminho para nossos foros fidalgos. Temos que apor, na chapa do brasão, figuras recordando o vovô indígena, de beiço furado, tatuado, com dente de cotia e pintado de urucu e jenipapo. E não somos nós apenas, brasileiros desde 1500, os descendentes do sangue bravo. Não houve em Portugal fidalgo mais imponente que Sebastião José de Carvalho e Melo, Marquês de Pombal. Pois Sua Excelência, querendo ou não querendo, era sexto neto de dona Maria do Espírito Santo, filha querida de Ubirá-Ubi, o Arco Verde, tuixaua dos Tabajaras. Nosso vovô é brasileiro, é indígena legítimo. Desta forma, somos brasileiros antes do Brasil ser descoberto..."

Luís da Câmara Cascudo

.

DUAS EM UMA

1. O 1o. ministro do Governo Lula, já se foi. E já foi tarde. Não vai aprender a respeitar a democracia, mas tudo bem!;

2. O Dia do Índio passou, sem grandes citações, meio em brancas nuvens... Mas cenas de desrespeito sempre tem: "Índio com celular na mão? Índio de araque!"

Essa aí foi apenas uma das idiotices lidas!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...