terça-feira, 13 de outubro de 2015

DE MIM PRA NÓS


ELA E ELES

  "Querem chegar ao poder dando um golpe, com impedimento de um governo eleito pelo voto direto de 54 milhões de pessoas. O que era inconformismo por terem perdido a eleição transformou-se em desejo de retrocesso e ruptura institucional, em golpismo. Essa tentativa começou após as eleições. Agora, ela se expressa na busca incessante da oposição de encurtar seu caminho ao poder."
  Dilma, no Twitter

SABEDORIA


REALIDADE

  Já vi muito disso! Do Facebook

PREFEITURAS DO CEARÁ COMEÇAM DEMISSÃO EM MASSA

  "(...) Os municípios da região Norte também vêm sofrendo com essas mesmas dificuldades e a solução encontrada é à demissão em massa. Em Uruoca, por exemplo, foram demitidas 150 pessoas. Em Viçosa do Ceará 220 servidores foram dispensados. Em São Benedito 500 funcionários e em Frecheirinha 300 municipalistas tiveram que deixar o cargo público. Já nos municípios de Coreaú e Chorozinho, a solução encontrada foi à redução do salário pela metade, ou seja, quem trabalhava 200 horas por semana ficou com apenas 100 horas. Em Granja onde a crise ainda não foi sentida devido ao bom planejamento, o Prefeito Romeu Aldigueri já se reúne com o seu secretariado, a fim de traçar estratégias na redução de gastos com custeio. Vale ressaltar que o município, em uma recente pesquisa feita pelo Ministério do Trabalho, esteve entre as 20 cidades brasileiras que mais ofertaram empregos no mês de agosto deste ano, sendo a única do estado inclusa na pesquisa, ou seja, na contramão dessa dificuldade."
   FONTE: http://impactogranja.com/portal/?p=26286
  DESTE BLOGUE: O contexto da matéria é a crise econômica e a dificuldade por que passam os municípios. O site cita como fonte a Aprece - Associação dos Prefeitos do Ceará.
   As prefeituras, espero, vão se manifestar.

A PROPÓSITO DO CAI CUNHA OU DILMA SAI...

 ... Lembrei-me do Você cai das cantorias de viola:

  - Eu lhe digo seu doutor/Você tá em mãos lençóis/(E lá vão 1, 2, 3!).
  - Você num sabe de nada/Sua cara tá inchada/(E tome 4, 5, 6!).
  - Você é poeta fraco/Tem um Cunha no sovaco/Faça ele de indez.
  - (Você cai!)

  - Se eu cair, caio pra frente/Por que sou inteligente/E você é o boi da vez... 

UMA EXPLOSÃO NA GRANDE REDE

  Twitter
Link permanente da imagem incorporada

FOTO EXPLICA BRASIL - III

 Do Twitter
Link permanente da imagem incorporada

FOTO EXPLICA BRASIL - II

 Do Diário do Centro do Mundo

AOS MESTRES COM CARINHO!

 
Peço às forças do Olimpo/A força da oração/Para falar de um ser/E de sua devoção/Pela vida do aluno/Por sua paz, meu irmão!//Falo eu do professor/Esse ser de vida dura/Que trabalha, que batalha/Come sal com rapadura/Para dar a seus meninos/Uma vida de fartura//Falo de conhecimento/E não dá riqueza vil/Que maltrata, que humilha/E só mete no funil/A meninada incauta/Que os olhos não abriu!//Mas o professor tá lá/Todo dia, toda hora/Falando-lhe bem da vida/Da beleza e da aurora/Cai no abismo quem quer/Ou corre atrás da piora!

NO PARÁ

   Chibé 
  "Muito popular entre os caboclos paraenses, é considerada comida por muitos devido ao seu valor energético, semelhante ao da gemada. É feita com água e farinha de mandioca processada. Na cuia, coloca-se a farinha e em seguida a água e, depois, tradicionalmente, se movimenta tudo da esquerda para a direita. Os nativos tomam o chibé duas a três vezes ao dia e acreditam que ele ajuda a vencer as dificuldades da vida e a repor as energias. Às crianças costumam adicionar açúcar, mel ou rapadura."

  Do Ig
  http://receitas.ig.com.br/sete-bebidas-tipicamente-brasileiras/n1237564084804.html

COISA NOSSA!

  No programa Leruaite do Falcão, na TV Diário, já teve rodada de pitomba, siriguela, bolacha creme craque, martinho da vila, doce de leite, cocada, tapioca, peta... Tá faltando de esquecido, guabiraba, cuscuz, mucunzá, chibé, chegadinha... 

A APL DELES

  "Lúcio (Alcântara), também médico, tocou o projeto com apoio dos colegas José Teles e Marcelo Gurgel. A posse da primeira diretoria, tendo à frente José Teles, será no próximo dia 29, às 19 h., no Ideal Clube." O projeto é a Academia Cearense de Médicos Escritores. Com o Blogue do Eliomar

RECADO

Compadre,
Uma verdade
Não mande me esfolar
Haverá necessidade de um golpe você dar?
Amanhã a sua História no meu lixo vai estar! 

EU, BARRAGEM DO RIO COREAÚ

 Em que prédio ou local público de sua cidade você daria um braço simbólico HOJE?

SÓ OS OUTROS, CLARO!

 Pedaladas deve ser aquilo que se faz com pedais fundidos no forno da hipocrisia.

ONDE ANDARÁ ELE COM SEU BALAIO ÓDIO?!

  Aquele meu colega que pedia Papuda todo dia pros políticos de sua antipatia, sumiu. Assim, pufo. Nem se despediu de mim, Alcymar Monteiro!

REALIDADE

  Do Putz Grila

DOIS!

  De Ruy Lima jornalista
  "Sinto vergonha de ser brasileiro ao ver o Congresso Nacional em cima do muro, na dúvida entre derrubar da presidência da Câmara um deputado corrupto ou apoiar um golpe de Estado de caráter nitidamente fascista."

DO RECANTO DA CALÇADA

  - E aí Zé? Ainda tá com aquela velha?
  - Que velha, macho?
  - Velha mania de comer barro?
  - Fresque muito que eu lhe meto a mão na amarra do chocalho!

TRISTE FIM!

"13 de outubro de 2015, passará à história tucana como o dia em que FH, Serra, Aéreo e Alckmin tentaram arrombar a Constituição 'à paraguaia'. Flagrados no cambalacho paraguaio, Cunha, FH, Serra, Aéreo Neves e Alckmin adiam o golpe por uma semana. PT não pode mais protelar c/ Cunha."
Carta Maior

É PATÉTICO!

  Se tapetão no futebol já é uma coisa sem graça, imagine na política. Jogo chocho!

FOTO EXPLICA BRASIL

 Um dos parlamentares parece pedir a bênção ao "mito". Como será o amanhã?

E POR FALAR NISSO...

  A propósito do belo texto do prof. Cláudio Moura Costa, lembrei-me de uma frase curta, mas bem significativa do secretário escolar e artista plástico, Romilson Abreu:


 "Com leitura, é outra a viatura!"

BIBLIOTECAS: METAMORFOSE OU MORTE!

   Quando buscávamos um livro, a solução era óbvia: bastava ir à biblioteca. Mas rondam tempestades ameaçando essa venerada instituição. Em poucos anos, caberão em um notebook todos os livros produzidos na história da humanidade (as estimativas flutuam entre 42 milhões e 130 milhões). Um pouco adiante, e enfia-se tudo em um celular.

  Para que biblioteca? Periódicos científicos e muitas outras publicações migram para a sua versão digital, o mesmo acontecendo com os jornais. Diante do www, é risível o tamanho das bibliotecas em papel. A Wikipédia esmaga a mais ambiciosa enciclopédia tradicional. E para que bibliotecária se o "Santo Google" acha tudo rapidinho?
Por 10 dólares ou pouco mais, a versão digital de praticamente todos os livros em inglês pode ser comprada na Amazon. Um minuto depois de um só clique, o livro está em nosso poder. É inevitável que o Brasil vá pelo mesmo caminho - apesar do atraso presente. E não há como impedir a digitalização pirata de livros populares. 
  Diante disso tudo, o que será das bibliotecas? São caras, e seu acervo no Brasil é pífio, falta-nos o hábito de frequentá-las. Portanto, se definharem sua falta não será notada.
  Mark Twain afirmou que as notícias de sua própria morte haviam sido exageradas. O mesmo se pode dizer das bibliotecas. De fato, elas podem ter assegurado o seu lugar no futuro, desde que se transformem. Biblioteca careta e chata não sobreviverá. Como depósito de livros, está condenada. É sintomático que algumas bibliotecas americanas tenham levado seus livros para trapiches, pois havia muitos usos mais nobres para o espaço. Eis a pista para a salvação: a biblioteca do futuro será um canivete suiço: fará tudo.
  Se bem concebida, ela será um lugar aonde vamos sem pensar muito no que faremos lá. Vamos por que nos atrai, porque é bom estar nela. Para início de conversa, precisa ser supremamente formosa, confortável e atraente. A arquitetura externa tem de dar vontade de entrar. A interna, de ficar.
  Seu ambiente trará o visgo intelectual da Ágora grega, das livrarias da Rua do Ouvidor nos tempos de Machado de Assis, dos cafés da Rive Gauche, das Starbucks e dos restaurantes chineses do Vale do Silício. Haverá abundância de jornais, revistas e livros de interesse geral. E, cada vez mais, vídeos. Livros desinteressantes, porém, doados por alguma viúva (três quartos dos nossos acervos são dessa origem), não trazem ninguém às bibliotecas.
  De depósito de livros, passam a oferecer quase tudo. Alguns espaços são silenciosos, para ler. Em outros, conversamos ou nos reunimos (com projetor de PowerPoint). Algumas poucas estão voltadas para a pesquisa, uma função essencial e cara. Mas, se a Amazon consegue entregar no dia seguinte os livros comprados, as bibliotecas também poderão. Títulos pouco procurados não precisam de mais do que um exemplar, talvez no país inteiro. Basta um sistema para tomar emprestado, rapidamente, do acervo de outras bibliotecas.
  Na nova biblioteca, salas e auditórios promovem conferências, concertos e exposições. Por que não jardins lindos, para os criativos peripatéticos? Ou espaços para meditar? No fundo, a biblioteca deve tornar-se um lugar de leitura, troca de ideias e interação criativa entre os frequentadores. Enfim, uma usina intelectual, contribuindo para o avanço do pais. Naturalmente, quando bate a fome, lá comemos. E, afinal, um lugar onde se lê e se tomam livros emprestados, por que não os vende também? Assunto e clientela são os mesmos das livrarias.
  A fórmula salvadora já existe e é resumida pela celebrada arquiteta americana Maya Lin. Para ela, bibliotecas são os templos de hoje, espaços para reflexão, exploração intelectual e discussão de ideias. Mas engana-se quem pensa ser revolucionária tal visão. De fato, a primeira grande biblioteca que o mundo conheceu, a de Alexandria, tinha como ponto de partida uma arquitetura memorável, e sua concepção antecipa essa linha. Além dos livros, tinha jardins, exposições de arte, concertos e outras atividades culturais. No dizer de um contemporâneo, "era um lugar para curar a alma".
  Ou seja, eis a receita para salvar nossas bibliotecas. Não é preciso inventar nada.


  Cláudio de Moura Costa

AGUENTA, BRASIL! - II

AGUENTA, BRASIL!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...