quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

CONFRARIA DE LEITURA: PREPARAÇÃO DE UM EVENTO DE LEITURA. TRABALHEIRA...

SE...

  Se um dia o poder público realizasse uma festa de arromba para convidados, chegados, desavisados, apaniguados e sujeitos mal encaminhados e resolvesse se desfazer dos restantes, distribuiria tudo, mais ou menos assim: os facões, facas e canivetes iriam para a Segurança; os pratos para as cozinhas dos hospitais; os ossos para o Centro de Zoonozes; os restos de cuscuz, farinha, carne, macarrão, arroz,... seriam levados para as pocilgas da municipalidade; os pães dormidos iriam direto para a merenda das escolas dos pobres, filhos de trabalhadores, "que comem tudo, embora fiquem barrigudos!"

E DIANTE DE TANTO DESENCANTO...

  "Estou definitivamente voltando ao Direito, embora vá continuar dando aula de História. Sou mais um entre tantos outros Professores que se dedica a outra profissão." (AIRTON DE FARIAS)

UMA IMAGEM QUE NÃO ENVERGONHA A MUITA GENTE!


  Recuso-me a estar do lado da tirania!

ESTICANDO A... PROSA!

  O petista Aprígio Teles Mascarenhas Neto curtiu o nosso "Esticando a baladeira". Aprígio, como o nome diz, é neto do respeitável cidadão araquenhense (já falecido), Aprígio Teles Mascarenhas, pai de vários comerciantes da capital e pioneiros no ramo de ótica.

O RETRATO IRRETOCÁVEL, VEIO DE FORA!

CHEGA A SER "COMOVENTE"....

   ... Ver graúdos gemendo por aí, atrás de um ministério da sra. Dilma. Muitos deles com orçamento pra enganar comadres! Turma sem jeito!

ESTICANDO A BALADEIRA



   Quando eu caçava passarinho, com minha baladeira de câmara de carro e minha pontaria torta, nem pensava no mal que estava a praticar contra a passarinhada. Quando eu tentava criar filhotes e entortava seus bicos, de forma desastrada, nem me apercebia das dores daqueles pequenos bichos. Quando eu praticava minhas "atrocidades" de columim sambudo, nem pensava que um dia iria me arrepender. Hoje, na minha casinhola eu não prendo nem briba!

UM CASO A SER ESTUDADO!

  "Não sei por que o Ministério das Comunicação não intervém no BBB, por razões de saúde educacional e etica pública. Parece que não ama o povo. O Pedro Bial é um caso a ser estudado: como pode um profissional qualificado pode, por dinheiro, vender sua dignidade e criar falsos heróis!" (Frei Leonardo Boff)

NEM ELE ESCAPA!

 O Riacho Pajeú, em cuja margem esquerda surgiu a capital do Ceará, está repleto de lixo! Nem a História escapa!

SERÁ QUE ELA NÃO PASSARÁ DE UMA VELHA PALMA

  "Mais um vestibular... e percebemos que a cada um tem-se um número maior de vitórias entre nossos companheiros do Araquém e vizinhança. A realidade do nosso distrito está sendo moldada aos poucos pelos estudantes, que sem apoio nenhum, conseguem um ensino superior. Através dos trabalhos desenvolvidos por Professores (as) da rede Estadual de Ensino, como o Prof. Zé Maria, Prof. Chiquinho, Prof. Paulo, Profª. Joziane, Prof. Antônio Marcos, Prof. Zezinho e tantos outros, que ajudam a construir sonhos, outrora inexistentes para esses jovens, e para eles mesmos; pois os quatro últimos foram alunos e agora lecionam. Jovens estes que procuram modificar suas vidas e de seus familiares, através do acesso ao ensino superior. Para muitos isso deve ser pouco, ou quase nada, mas para nós, não! Isso é fruto de muita luta e muito sofrimento.
   Mesmo com condições precárias, lembro que a sala que estudei era tão pequena que nós ficávamos sem nenhum conforto, não havia livros suficiente para todos, as cadeiras não eram nada conservadas... e por aí vai. Ao ver a construção do colégio estadual em nosso distrito, vejo que se trata da construção de um grande sonho. A construção deste é uma conquista nossa (dos Alunos e Professores), o mérito é TODO NOSSO.
    Recentemente vi uma postagem no Blog do Partido dos Trabalhadores (PT), onde o Prof. Zé Maria abordava as conquistas dos alunos da comunidade do MOTA. Sabemos nós que esta comunidade apresenta em seu bojo, grandes problemas de cunho social, jovens que engravidam cedo, outros que têm contatos com bebidas alcoólicas, casos de violência, etc. Felizmente, esta realidade vem sendo modificada graças a Educação (SEM ESTA NÃO HÁ TRANSFORMAÇÃO SOCIAL).
   E para isso precisamos que nossos 'caciques' municipais participem mais dessas realidades, ao que me parece paralela à realidade destes, pois, historicamente nosso município sofre com um extremo abandono, e isto se reflete nas mais diversas áreas sociais, da Educação à limpeza citadina, bem como preservação e conservação de nosso patrimônio público. Um exemplo disso: é só visitar nosso Mercado Público Municipal (na sede), o mesmo se encontra em situações precárias. Infelizmente, nosso povo, parece está 'aquém' de todos esses problemas! NOSSOS UNIVERSITÁRIOS, a força acadêmica de Coreaú, muitas vezes se contenta com toda essa realidade, poucos intencionam uma mudança para a VELHA PALMA. Se continuarmos assimm nossa velha Palma não passará de uma 'velha' e ABANDONADA cidade.
   O que precisamos é de um NOVO COREAÚ, com novas administrações, livres do NEPOTISMO, DA DESQUALIFICAÇÃO DE NOSSOS CHEFES. NÃO PRECISAMOS DE GESTORES PÚBLICOS MUNICIPAIS descompromissados com o povo e com a ascensão de nossa cidade. Estamos em ano de eleições! Temos em nossas mãos o poder de eleger, de transformar e nos livrarmos de todo esse legado histórico, de muitos mandatários que não priorizaram em suas administrações, a Educação, a Saúde, A TRANSFORMAÇÃO DE QUE NOSSO MUNICÍPIO TANTO NECESSITA."


  (Gleiciane Albuquerque, do distrito de Araquém)

UM POUCO DE CRIATIVIDADE, DENTRO DA FUTILIDADE REINANTE E ULULANTE

NÓS NA FITA!


AS LIÇÕES QUE NÃO FORAM APRENDIDAS!

  "Mais uma vez se constata, no Ceará, a inapetência da maioria dos deputados para o efetivo trabalho da representação política. Há pouco tempo isso ficou claro por ocasião da greve dos professores. Somente dois ou três deputados estavam a par das reais dificuldades e anseios da categoria. O sindicato dos professores caminhava sozinho enquanto a quase totalidade dos parlamentares perfilhava-se ao lado do governador, na esperança de cargos e benefícios.

  Agora, foi a vez da Polícia Militar. Apenas o deputado federal Chico Lopes surgiu como um dos mediadores nessa questão. Segundo Alan Neto, o dia 3 de janeiro ficará marcado para sempre no calendário de Fortaleza. Foi o dia em que a cidade parou e o Abolição, segundo o colunista, ficou de quatro. (...)."

  Pedro Henrique Chaves Antero

  phantero@gmail.com
  Professor de Ciências Políticas 

  FONTE: O Povo

A VÍTIMA

  De: Raquel Monteiro, no Facebook: "Estou sofrendo isso na pele. É nojento um país onde não podemos lutar por algo que é lei. Lutar por Educação de qualidade, que é lei, lutar pelo tempo para planejamento, que é lei. Democracia? Que é isso? Incompreensível para muitos gestores capachos que tem no Ceará. Absurdo! E repito, nojento! A caça às bruxas começou!"

A PEDAGOGIA DA PERSEGUIÇÃO

   Professores do Estado e militares estão sendo perseguidos no pós-greve. O absurdo é tamanho que já tem até lista de vítimas! E saber que tantos alunos por aí não reconhecem o próprio nome...

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...