sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O DESCONFIADO

  "Enquanto tiver UM pedinte sequer nas ruas do Brasil, recuso-me a vibrar por sermos a 6ª economia do mundo! Ilusão que não me basta! Perdoem-me os ufanistas! Mas essa é uma ilusão similar ao 'milagre economico' dos anos 70. É preciso distribuição de renda! Isso, sim!"

  (EÔNIO FONTENELE, Professor)

A ARROGÂNCIA OFICIAL

   O impasse que emperra a negociação: a anistia dos grevistas. Cid não quer ceder. Doutor! Você é maior que seu espelho! Dê um chute no narciso!

BOATARIA DE QUE IVETE SANGALO NÃO VIRIA... UM JORNALISTA ENQUADRA OS COLEGAS!

  "É inacreditável que nesse momento tão conturbado, jornalistas passem a divulgar boatos, como a não vinda de Ivete Sangalo..."
  "... será que esses jornalistas não tem a noção do que representa um boato como a não vinda de Ivete nesse momento?"

  (LUIZ HENRIQUE CAMPOS, do Grupo O Povo)

DEPENDE DE QUEM OLHA!

  Um crítico desse Blogue diz que o moderador "atira pra todo lado", feito columim com baladeira na mão! Razão lhe assiste, meu caro! É que temos pelos políticos o mesmo compromisso que eles tem conosco: NENHUM!

  O feijão que sobe e desce da panela desse pobre Professor, meu distinto, é fruto de seus próprios calos... Passar bem!

"QUEM PODE, PODE!"

  A Prefeitura de Fortaleza tocará fogo amanhã em 28 mil quilos de material pirotécnico. Nada contra, se nossas chagas sociais não estivessem (tão teimosamente) com a cara perebenta de fora!

LAMENTÁVEL!

  Termina sem acordo a reunião do Governo do Estado com os grevistas. "A esperança é a última que morre!"

CID VAI DAR MAIS UMAS VOLTAS!

  Leio no Blog RM no Foco que Cid partirá, no início de janeiro, "em mais uma viagem de prospecção de negócios no exterior." A matéria, que é oriunda do O Povo Online, quer dizer que Cid vai esticar as canelas pela Europa e Estados Unidos, vai dar uns bordos, atrás de negócios! Como ele disse no vídeo do "rolo", atráves do Estado é mais fácil!

QUANDO TROÇAM DOS NOSSOS CACOS DE INTELIGÊNCIA...

NOTA OFICIAL

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social não identifica NENHUM movimento anormal dentro da Polícia Militar até o presente momento. As escalas estão sendo cumpridas absolutamente dentro da normalidade.
Sobre o movimento que aconteceu no Ginásio da Parangaba, onde havia aproximadamente 400 pessoas, foi detectado que a absoluta maioria era composta de pessoas alheias ao Sistema de Segurança.
Caso seja identificada qualquer atitude no sentido de indisciplina, as medidas cabíveis serão adotadas de acordo com a Lei.

  (Nota Oficial da  SSP/CE)

PRAÇA DA MATRIZ

Sei que não me denuncias/ Nas coisas que eu vou dizer/ Foi em tua banca fria/ Que vi a hora morrer/ Quando minha timidez/ Mergulhando em rigidez/ Viu do verbo se valer!// Aquela menina magra/ Jogou-me no solo, então/ Com palavras tão cortantes/ Santo Deus! - desilusão!/ Com a voz feita um tirano/ Pro meu maior desengano/ Tascou-me maldito "não"!// Arrastei-me do teu largo/ Feito um pássaro - um urubu/ Depenado, recolhido/ Malogrado, jururu/ Aquela menina foi/ Se, hoje, escuta, perdoe/ Do meu dia o belzebu!

GRANDES HOMENS

  Dizem que NÃO há homens extemporâneos. Mas o certo é que Darwin (no evolucionismo), Michelângelo (na pintura), Shakespeare (na dramaturgia), Sigmund Freud (na psicanálise) e Marx (no pensamento econômico) foram longe demais! Quem terá pernas para alcançar esses seres geniais?

ONDE ANDARÁ A NEGRADA?

   Onde estará, nessas horas enviezadas, a esquerda que, nas greves, segurava faixas, gritava aos microfones, jurava amor aos trabalhadores e vendia livros de Lênin, Engels e Karl Marx? Ops! Venha cá, minha nêga!

"GOVERNO DIZ QUE GREVE É INCONSTITUCIONAL"

  Começou a falar nas próprias experiências! Chama o Cidcato!

A "FESTA" COMEÇOU! LASTIMÁVEL!

  "Arrastão na Beira-mar, Barão de Studart e outras avenidas movimentadas da cidade! Vagabundos mandando na cidade!"

  "E começou a festa da vagabundagem..." (Da turma do Twitter)

O MAIOR DOS BRASILEIROS

   O Blogue RM no Foco, do Prof. coreauense Romildo Moura, repercute a escolha do maior brasileiro de todos os tempos, patrocinada pelo SBT. Alguém maior do que Rui Barbosa? Não será fácil alguém suplantar o grande mestre!

E COM A CRISE...

  Ainda na AL sumiram: o líder do governo, Antônio Carlos, do PT e Heitor Férrer, da oposição. O primeiro foi abafado pelo turbilhão da crise. Em alguns momentos, chegou a ser substituído pelo truculento e mal-educado Carlomano Marques. Já Heitor foi ofuscado pelo furacão capitão Wagner, um suplente que faz zoada e é destaque (hoje) do Blogue do Eliomar. Só ele fala em Segurança Pública. A bancada da bala entrete-se com algumas tetas... Se é que você entende...

ONDE ANDAM OS DEMAGOGOS?

   Nesses tempos azedos, de governos em sinucas-de-bico, nos vem aquela perguntinha indigesta:

   - Onde anda a bancada da bala da Assembleia (governista) Legislativa?

  
  Cala-te, boca!

REPERCUTE NO ELIOMAR...

  "Em greve, PMs e Bombeiros se reúnem com Governo do Estado para tentar negociação" 

  DO ELIOMAR: Uma boa e justa conversa, sem golpes rasteiros (daquelas chanceladas por grupos governistas organizados), resolve qualquer greve!

O QUE DIZ A CIVILIDADE?

  "Representantes da Associação dos Praças da Polícia Militar e dos Bombeiros Militares do Ceará (Aspramece) e membros do Governo do Estado participam de uma reunião de emergência na sede da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) nesta sexta-feira (30). O objetivo do encontro é decidir os rumos da greve decretada nesta quinta-feira (29). (...)."

  (Jangadeiro Online)

A NIGUENIZAÇÃO DA VIDA... ALHEIA!

 
GENTE DESCARTÁVEL

Dizem os governantes
Que trabalhador não vale nada
Claro que não é antes
Da eleição ser concretizada!

Greve de Professor?
A gente bota um verdureiro
Se for de doutor
A gente bota um açougueiro!

O policial se se atrever
Não tem problema não!
A gente vai resolver
Contratando o Lampião.

Trabalhador não vale nada
Pois bom mesmo é a Copa
E a esquerda danada
Está toda na Europa

Professor, médico e policial
Não podem mais ter esperança
Seu salário vai ser imoral
E que importa saúde, educação e segurança?

Viva o neossocialismo
Que hoje é mais do que neoliberal
Cheio de casuísmo
E o povo não terá bom final...

(FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA, PROFESSOR)

COMO NO PASSADO...

  DO MENINO ESGALAMIDO SE DIZIA QUE... 


  ... Tinha os olhos maiores do que a barriga!

ESTOCADA NA PM!

   De: Ana Maria Villa Real, jornalista das terras alencarinas
  "A PM que baixou o cacete nos Professores na AL está sentindo na pele o que é trabalhar por AMOR!!!!"
 

E DESVIANDO A ATENÇÃO DA MASSA...

  "Assembleia Legislativa diz que PMs estariam utilizando crianças como escudo humano em manifestação"


  DO BLOGUE:  Resta saber se o pessoal da AL deu a declaração acocorado ou de joelho...

A GENTE SÓ FALA DAQUILO, PÔ!

  "O governador não se pronuncia sobre a paralisação. Perguntem (algo) sobre o Castelão que ele tagarela!"

  (NENO CAVALCANTE)

CORRERAM COM O SOLDADO!

    Encontro no supermercado um antigo colega de lutas partidárias. Quando entramos no assunto político, ele me diz que no partido de esquerda em que militava fizeram um dossiê contra ele. Caça às bruxas! Os interesses e as vontades dos donos do partido falaram mais alto. O técnico em telefonia, com experiência até internacional, não interessa às madres-superioras da agremiação! A direita agradece! O serviço foi bem feito!

ESTORVO, DE CHICO BUARQUE: UMA OBRA ATUAL

  "A crítica define o livro Estorvo como uma 'alegoria do vazio', ou seja, uma representação simbólica da total falta de perspectiva do homem contemporâneo, inserido numa sociedade hipócrita, cujos valores se encontram em decadência. 'Narrado em primeira pessoa, Estorvo se mantém constantemente no limite entre o sonho e a vigília, projeções de um desespero subjetivo e crônica do cotidiano” (contracapa da 1a. edição). Desprovido de qualquer liame com os valores da sociedade, o protagonista mostra-se desajustado às regras sociais: não se adequa a nenhum emprego, aceita ser sustentado pela mulher, depois pela irmã, não é capaz de administrar os bens da família após a morte do pai. Não valoriza nenhum bem material: perde a mala com suas roupas, tem seu dinheiro roubado, seu sítio invadido, as jóias roubadas são pagas com uma droga da qual ele só pensa em se livrar (não em vender) e, entretanto, ele não reage. (...)".  
  Fonte: http://litebrasil.blogspot.com/2007/10/uma-leitura-de-estorvo-livro-de-chico.html

UMA CONSTATAÇÃO DELE E NOSSA!

   "É muito mais atraente e rentável para certo tipo de governante, negociar com empreiteiro do que com trabalhador."

  (Neno Cavalcante) 

  DO BLOGUE: O vídeo do rolo, disponibilizado no Youtube que o diga, "Seu" Neno!

FORÇA FEDERAL E AMEAÇAS!

  "O Ministério da Justiça acaba de anunciar que a Força Nacional de Segurança deve chegar a Fortaleza até amanhã." (O POVO)
  "Governo diz que não haverá anistia a militar que paralisar atividades no CE" (G1/Ceará)

FOI MAL... PARA OS DETRATORES DA JUVENTUDE...

  "De um grupo de escolas de Fortaleza saem todo ano alguns dos melhores alunos em ciências exatas do País.

  (...) o Ceará (chega) à condição de estado com o maior índice de aprovações nos últimos cinco vestibulares do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do país. Entre os calouros, cerca de 30% sempre são cearenses. A posição de destaque se verifica também em outro levantamento recente, este com base nas olimpíadas nacionais de física, química e matemática. Dos 670 alunos que receberam medalhas em diferentes competições, 260 eram do Ceará. Nada menos que 40% dos campeões. (...)."

  (DO SITE EDUCAR PARA CRESCER) 

  DO BLOGUE: E saber que, com menos de um aquário, a escola pública cearense chegaria a esse patamar...

ENQUANTO ISSO...

   Enquanto os políticos ficam com seus bodejados, preparando-se para a farra do ano que vem, a gente deveria estar preocupado com outra coisa! Se a organização da sociedade não avança, a gente fica refém desses poderosos sem nenhum lastro... que vivem dando cabeçadas no mundo!

O ESTADO CAÓTICO!

  "Paralisação da PM: Governo pede reforço da Força Nacional de Segurança, para para tentar suprir a falta de policiais." (O POVO)

A Responsabilidade é do Estado e da Prefeitura

  "(...) Sobre o reveión e a greve dos militares:  "O Estado e a Prefeitura, responsáveis por essas concentrações populares, tentaram negar a greve. Mas já existe inclusive adesão de contingentes policiais do interior, como também da própria Guarda Municipal que a prefeita anuncia para a segurança na Praia de Iracema, na hipótese da ausência da PM. É mais uma distorção, porque a função da Guarda Municipal é proteger o patrimônio do município e não fazer segurança pública ostensiva.
  Mas a greve já vinha sendo anunciada. Estado e Prefeitura que sentam juntos para tratar de eleição, porque não sentaram antes para evitar este vexame? A responsabilidade por tudo quanto venha a acontecer é do Estado e da Prefeitura que deixaram o copo transbordar. É a eles que cabe o dever de proporcionar a segurança para que a população faça os festejos de ano novo em clima de alegria e de paz. (...)."

  (Wanderley Pereira, do Jangadeiro Online)

ELE ESTÁ CHEGANDO! FELIZ 2012!


 

LANÇAMENTO DA TURNÊ DO LIVRO

  O Projeto Turnê do Livro foi criado para ajudar autores a divulgar seus livros em todo o Brasil. É uma ideia criada por mim, Ricardo Kelmer, mas que pode ser livremente copiada e adaptada por qualquer autor.

   ESTRATÉGIA
 

  Fazer circular, por todo o país e continuamente, 27 exemplares de um determinado livro, que serão lidos e repassados gratuitamente de mão em mão por leitores em cada estado.

   SOBRE O PROJETO


   Neste momento da história evolutiva do livro, em que ele assume suas encarnações eletrônicas, criar um projeto baseado na velha prática de emprestar livros, pode parecer um contra-senso. Se cada vez mais as pessoas leem livros em suportes eletrônicos e até mesmo nas nuvens digitais, investir no velho suporte impresso ainda é viável?
Este projeto, obviamente, aposta que sim. Primeiro porque a leitura digital ainda está pouco disseminada nos hábitos da população brasileira. E, depois, porque o livro impresso possui um certo charme insubstituível. Um exemplo disso é que, ao contrário da obra eletrônica, livros impressos se permitem serem emprestados e, assim, eles podem circular livremente, trocar sempre de mãos, conhecer o mundo. O projeto TURNÊ DO LIVRO aproveita justamente o potencial dessa prática, atualizando-a dentro de um formato que pode ser muito útil não apenas aos leitores mas também aos autores, editoras e livrarias envolvidos.

   Imagine um livro sendo lido e passado de mão em mão, continuamente. Imagine poder monitorar o percurso desse livro, sabendo quem leu e quem está lendo. Imagine poder conectar essas pessoas para que troquem informações sobre a obra. Agora imagine isso acontecendo ao mesmo tempo com 27 exemplares desse livro, cada um circulando num estado do país? Isso é o projeto TURNÊ DO LIVRO.

  Para motivar os participantes, uma vez por ano será sorteado um vale-compra na livraria ou editora parceira do projeto.
Por ser de fácil consecução, qualquer autor pode copiar a ideia e organizar a própria turnê de seu livro. Vantagens? São várias. Ter livros em turnê pode ajudar o autor, a um baixo custo, a divulgar seu trabalho em todos os estados do país e manter contato direto com os leitores, além, evidentemente, de vender seu livro, seja ele impresso ou eletrônico. Para a editora e a livraria, as vantagens são a permanente divulgação de sua marca no projeto e a captação de novos leitores a cada mês, tudo isso com um baixíssimo investimento.

   Sabemos que para a editora, é importante contar com autores atuantes e responsáveis. O projeto TURNÊ DO LIVRO leva, naturalmente, o autor a organizar-se e assumir maior responsabilidade por seu livro, a buscar sempre novos leitores e saber o que pensam, além de dividir com sua editora o necessário trabalho de divulgação e promoção da obra.


   OBJETIVOS

  Captação de novos leitores a cada mês em todos os estados do país, para o autor e para a livraria ou editora parceira.
Divulgação permanente do livro e dos parceiros através de publicidade no Facebook por parte de todos os participantes do projeto. Possibilidade de divulgação do projeto na grande mídia e em sites, blogs e revistas especializadas.
  
Gostaria de saber mais? Entre em contato: rkelmer@gmail.com

UMA IDEIA SOLTA NO MUNDO!

SOBRAL NA FITA!

  "O garoto sobralense Ronaldo Chaves, de apenas 15 anos, aluno do Colégio Luciano Feijão, foi aprovado no vestibular do ITA."
 
    (Luciano Arruda)

CONSEQUÊNCIAS DA GREVE

  Duas mulheres teriam sido agredidas por um oficial da PM, na cidade de Sobral. Os ânimos estão alterados...

A VOZ QUE DESTOA...

  JOCÉLIO LEAL, do Grupo O Povo
  "Essa tal paralisação de UM GRUPO de PMs e Bombeiros é inaceitável. Greve de serviço essencial no réveillon é coisa de gente desonesta!"

COMO SE "NÃO TEM GREVE"?

  "A cúpula da Segurança está reunida para avaliar greve dos policiais" (O Povo Online)

POUPANDO... A QUEM?

    Houve a queda de helicóptero Esquilo, ontem, na proximidades do Beach Park. A imprensa não deu bolas para o informação. "A aeronave pertence à GIF Construtora. Técnicos e engenheiros da Construtora GIF visitariam uma obra, na região de Quixeramobim." A quem ela (mídia) terá poupado?

  (Com informações do Blogue do Macário)

"SOBRE OS HOMENS E OS POEMAS": UM POETA EM DEFESA DA PALAVRA

  "Há quem diga que os homens/ Nascem da terra barrenta/ Feito flores/ Os que nascem do crepúsculo vermelho/ Ao final do dia/ Feito dalvas estrelas// Ou até do óbvio parto dos mamíferos/ Depois daquela agonia, a qual/ Só as mulheres são capazes de suportar// (...)/ Mas o maior de todos os nascimentos/ Talvez não venha da terra/ Nem do céu/ E muito menos da terra/ Não há maior desabrochar/ E rasgar o véu da vida/ Senão o nascimento pela palavra. (...)."

  (FRANCÉLIO FIGUEIREDO, poeta cearense de Tabuleiro do Norte) 

LI NO BLOGUE DO PROF. ROMILDO MOURA

  "'COMO É A HISTÓRIA?
  A emissora (de TV) esteve em Coreaú, fez todo o tipo de matéria sobre a limpeza municipal... E depois, o que acontece? Eles (a equipe de TV) se reuniram com alguns representantes da gestão municipal e almoçam juntos, aqui mesmo no Coreaú. Em Coreaú tem cada uma, viu, que eu vou te dizer!'
  (...) 
  'Pois bem: Nem tudo está perdido, estimado leitor... Pois bem 2: Pode ser que daí saia uma matéria sobre a culinária local... Pois bem 3: Ou quem sabe a equipe estava apenas em busca de uma refeição... Tenho dito... E sempre!!!'"

  (Manuel de Jesus)

DESEMPREGANDO O SR. PLURAL



O OUTRO...



   Será que quando defende a candidatura de Valdemir Catanho, Luizianne Lins se lembra do sr. Carlos Veneranda (ex-vice-prefeito), que ela descartou? O PT e seus senões...

QUANDO A CRIANÇA REDIGE...

   Repetir palavras ou expressões é comum entre crianças que se iniciam nas primeiras composições textuais. Um exemplo típico: quando o narrador fala da família, é comum referir-se a ela com um: "Mia mae". Ou: "Miafamilha". No último caso, além do erro ortográfico clássico, ainda há o registro da falta de segmentação. O autor emendou as palavras. Hora, portanto, de uma boa intervenção, que nem sempre tem efeito imediato. Paciência...

ALÔ, ESTADO! ALÔ, BOM-SENSO!

  "Essa greve não vai acabar bem! 70 viaturas paradas no Antônio Bezerra. Mais 7 na Perimetral e outras no Centro. A greve está fervendo!"

  (Do Twitter da Kézia Diniz, da TV Jangadeiro) 

  ATUALIZAÇÃO DAS 10: 40 h: "Greve da PM: 200 viaturas e 1000 homens parados em Fortaleza"

CADÊ VOCÊ?

  Onde anda o Estado, esse ser patético e apalermado? Alô, Professor Paulo Bonavides! Bonavides é um especialista no assunto e, segundo Fernando Deda (quase causídico), o maior jurista vivo do nosso Estado.

NA AUSÊNCIA DO ESTADO...

  "Vinte e seis viaturas da Polícia Militar tiveram os pneus esvaziados durante o início da manhã desta sexta-feira (30) em forma de protesto. Na noite desta quinta-feira (29), um grupo de policiais e bombeiros anunciou que da categoria. De acordo com o Relações Públicas da Polícia Militar, tenente-coronel Fernando Albano, a movimentação da tropa é considerada tranquila. 'Torcemos que essa reação se normalize mais ainda para tranquilidade da população. A tropa é consciente e sabe que existem regras a serem cumpridas', afirma. (...)."

  (DN)

CID, O POETA, FILHO DO POETA


    Biografia:
    Cid Sabóia de Carvalho. Nascimento: 25/8/1935. Natural de Fortaleza - CE. Filiação: Jader Moreira de Carvalho e  Margarida Sabóia de Carvalho.
  Histórico Acadêmico:
   Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará.
  Profissões:
  É advogado, radialista, professor e jornalista.
 

TERRA BÁRBARA


 O poeta quixadaense
Na minha terra, as estradas são tortuosas e tristes
como o destino do seu povo errante.
Viajor, se ardes em sede, se acaso a noite te alcançou,
bate sem susto no primeiro pouso: - terás água fresca para a tua sede, - rede cheirosa e branca para o teu sono.

Na minha terra, o cangaceiro é leal e valente:
jura que vai matar e mata. Jura que morre por alguém e morre.

(Brasil, onde mais energia: na água, que tem um só destino, do teu Salto das Sete Quedas ou na vida, que tem mil destinos, do teu jagunço aventureiro e nômade?)

Ah, eu sou da terra do seringueiro, -
o intruso que foi surpreender a puberdade da Amazônia.
Eu sou da terra onde o homem, seminu, planta de sol a sol o algodão para vestir o Brasil.
Eu nasci nos tabuleiros mansos de Quixadá
e fui crescer nos canaviais do Cariri,
entre caboclos belicosos e ágeis.
Filho da gleba, fruto em sazão ao sol dos trópicos,
eu sou o índice do meu povo:
Se o homem é bom - eu o respeito.

Se gosta de mim - morro por ele.
Se, porque é forte, entendesse de humilhar-me,
- ai, sertão! eu viveria o teu drama selvagem,
ou te acordaria ao tropel do meu cavalo errante,
como antes te acordava ao choro da viola...
  (JÁDER DE CARVALHO)

UM NOME NO ESQUECIMENTO....

   "O dia 29 de dezembro marca na história do Ceará o nascimento, em Quixadá, do poeta e jornalista Jader de Carvalho (1901-1985). De formação socialista, o poeta fundou os jornais O Combate, A Esquerda e Diário do Povo." (Ceará é Notícia)

  DESTE BLOGUE: Infelizmente, como Leonardo Mota, o Leota, desconhecido de muita gente, inclusive de Professores.

GREVE DA PM: CEL. GILVANDRO VAIADO EM SOBRAL

GREVE DA PM

  O comando nega que exista greve. Mas a TV Verdes Mares noticia que há muitas viaturas paradas, depredadas e com pneus furados em Fortaleza (21), RMF e Sobral.

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...