quarta-feira, 3 de junho de 2015

FORMAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA

 Aqui pertinho do cafofo já está funcionando a escola profissionalizante Leonel Brizola. Inauguração? Só depois, quando isso for interessante! O engraçado é que tem uma escola também estadual ao lado com muitas, muitas carências!

OUTRA VERSÃO

  Uma matéria jornalística provocou uma reviravolta no caso do médico morto à facadas no Rio. Boa matéria pra ser lida por quem fica com um pau na mão na internet, atacando acusados como se condenados fossem!
  Veja isso:

  "(...) Aydano André Motta, na coluna 'Panorama Carioca', do Globo de sábado (30/5), Duvidando da versão oficial sobre o assassinato do médico Jaime Gold – morto a facadas em 20/5, quando pedalava, no início da noite, pela Lagoa Rodrigo de Freitas –, em que o delegado responsável dava o caso como encerrado e citava o depoimento de uma testemunha, que teria reconhecido o autor do crime, o jornalista tomou uma providência elementar: mais ou menos no mesmo horário, foi até o local em que a testemunha trabalha – um posto de gasolina, que, como ressaltou, 'não fica em frente ao local exato do crime, mas numa diagonal' – e de lá, com seu celular, fotografou a partir do ângulo de visão do frentista. A distância de quatro pistas de trânsito, mais o canteiro central, e a precária iluminação demonstram a absoluta impossibilidade de alguém reconhecer quem quer que seja naquela situação. Mais ainda se o médico estivesse pedalando na direção do Túnel Rebouças, como é o mais provável: nesse caso, quem o atacou estaria de costas para a testemunha que o teria identificado. (...)."

 Por Sylvia Debossan Moretzsohn em 02/06/2015 na edição 853 (Observatório da Imprensa)

DIÁLOGO (?)

  "Participei ontem de um programa na TV sobre o Acquário e previa a participação de diversos setores da sociedade. Confesso que ainda estou engasgada com a recusa do governo em dialogar. Além de não ir, cometeu a deselegância de sequer justificar a ausência!"
  Andrea Saraiva

TURMA DO SEM JEITO!

  Essa do comercial da Boticário é mais uma prova de que...
  Dizem que o Maracanã já foi grande. Maior que a hipocrisia nacional?!

O LEOTA

   Leonardo Mota (I)
  Rachel de Queiroz
  17 Abril 2010 – O POVO (Publicada originalmente em 15 de janeiro de 1948)
  Morreu o meu amigo Leonardo Mota, o nosso querido Leota, o que é, realmente, uma grande tristeza. A obrigação de morrer pode ser um alívio para quem morre – e para ele talvez o fosse, maltratado pela doença há tantos anos -, mas é bem melancólico para os que ficam. É como o soldado que, caindo, se livra da guerra e das suas misérias, enquanto os companheiros que continuam lutando, além das misérias da guerra, ainda sofrem a falta do camarada perdido. E, ditas estas primeiras palavras – vede como era forte a personalidade humana desse que foi embora -; à notícia de sua morte o que todos lamentam é o indivíduo, o velho amigo perdido; e só depois de o chorar como simples criatura nossa irmã, é que recordamos o brasileiro ilustre que ele foi, o mestre indisputado do nosso folclore, e a importância da sua obra; e realizamos quão dura perda a morte desse homem enfermo, que durante anos engoliu amarguras e dores no fundo de sua rede, representa para a inteligência brasileira.
  Talvez poucos, talvez nenhum na sua especialidade, tenha contribuído mais para o aproveitamento e estudo do folclore nacional. Leonardo Mota era desses que acreditam em colher o fruto na árvore e não comprá-lo embalsamado em caixetas de papelão. Ia apanhar a cantiga na boca dos cantadores, sem intermediário de ninguém, entendendo-se com os poetas sertanejos de igual para igual, por eles respeitado e querido. Nada tinha em comum com os nossos sertanejos de gabinete que entendem muito de cantadores e cangaceiros de retrato, especialistas em material de segunda mão, que estudam e pontificam servindo-se de textos colhidos sabe Deus onde e como; Leota era daqueles trabalhadores humildes e obstinados que só compreendem a obra feita com as próprias mãos. Internava-se durante meses e até durante anos por esse sertão de meu Deus, enchendo cadernos, infatigavelmente, sempre de lápis na mão, ouvindo, registrando, selecionando, com perícia exemplar, com honestidade exemplar, e dele jamais se soube dum texto enxertado, ou “melhorado”, de uma improvisação de preguiçoso ou de vaidoso para suprir alguma falha.
  Os cantadores, que são os intelectuais da cantiga, consideravam alta honra serem por ele ouvidos, a mais de um cantador ouvi gabar-se em rima, num desafio, entre outras vantagens excepcionais, que “já andava nos livros do doutor Leota”. Pois, “andar nos livros de Leota”, representava para eles a consagração definitiva, uma espécie de doutorado de repentista. E por ser assim amado e estimado pelos seus modelos, podia colher o material de estudo na sua beleza mais primitiva e genuína, como o encantador de passarinhos que consegue escutar o canto dos mais ariscos voadores no próprio instante espontâneo em que é improvisado. A contribuição de Leonardo Mota foi, pois, inegavelmente preciosíssima para o estudo e aproveitamento do imenso material folclórico por ele colhido e posto em livros, durante algumas décadas de trabalho; e contudo, grande também é a contribuição indireta dessa obra na formação da moderna linguagem literária do grupo de escritores do nordeste. Ele foi como que uma fonte viva da língua para nós todos, proporcionando-nos elementos de renovação, de enriquecimento, pondo-nos em contacto direto com a esquecida ou desprezada linguagem do povo, devolvendo-nos a força da terra, debilitada por tantos anos de pedantismo e preocupações helênicas e promocionais. Foi ele assim para nós uma espécie de precursor e mestre, e muitíssimo lhe devemos.
  Do Blogue do Plínio Bortolotti, diretor institucional do O Povo

LEMBROU DE NÓS?!

  A professora Izolda Cela disse que, com relação à violência, estamos no mesmo barco. Que lorota boa! Quer dizer então que a desídia do Estado vai ser posta num pacote, enrolada com arame farpado, pra ser jogada no meu colo? Que didática hem, doutora!

A RODA DO TEMPO GIRA E...

 Do deputado Carlos Matos (PSDB):

 "(...) os números 'estão sendo maquiados para dar a impressão de que a saúde financeira do Estado está melhor do que a realidade!'"

  O Povo Online

  DO BLOGUE: Lembro do tempo em que eu já era do lado dos revoltados e via esse povo todinho em cima do mesmo palanque, levantando os braços, com aquela suadeira característica desses momentos de ridículo teatro. Hoje taí...

O RUMO É ESSE!

  Leitura, pesquisa, esportes, teatro, música,... A revolução na Educação passa por aqui! Com a famiação acompanhando tudo, claro!

SOB APLAUSOS!

 A Educação de Brejo Santo está na mídia. Logo ela que vive tão longe dos doutores e de suas teses empoladas...

NÃO FAÇA ISSO!

  Não ligue um holofote perto de certas pessoas. Se elas estiverem com a mãe podem derrubar a velhinha e dar-lhe um pisão no pescoço, torcendo pra que você grave tudo e ponha no Youtube. 

TRÊS POETAS DE MÃO CHEIA!

 Do Facebook
Paiva Neves, Oliveira de Panelas e Arievaldo Viana:

O DESMANTELO É GRANDE!

   "(...) A promoção de shows musicais batizada de 'Férias no Ceará' é um acinte à razoabilidade e um deboche para com o orçamento público. A péssima relação custo x benefício dessas festas é reconhecida até mesmo pelo próprio Governo do Estado. Técnicos da própria SETUR não poupam críticas a essa farra com dinheiro público. Afirmam, intramuros, e com razão, que as ações promocionais não veem sendo chanceladas pelos números dos agregados turísticos, que recuam a cada ano. A origem do caos reside no processo de escolha do secretário da pasta, a qual, juntamente com outras de igual importância estratégica, deveria ser retirada da grade política e inserida na grade técnica. Não é possível lotear algumas secretarias entre correligionários ou tesoureiros de campanha eleitoral. A falta de experiência em gestão pública, a completa miopia quanto às sutilezas do setor e a pouca capacitação dessas pessoas vem jogando o Estado em atoleiro insuperável. Para dramatizar ainda mais a situação, as facadas desferidas em turistas e cearenses, ajudam a sangrar ainda mais a imagem do nosso destino turístico, hoje se notabilizando nos principais mercados emissores como destino arriscado demais para trazer a família. Caso se consolide essa má fama, com a queda do fluxo turístico, muitos postos de trabalho serão destruídos e muitas geladeiras estarão vazias, agravando, ainda mais, a violência."
  Allan Aguiar, ex-secretário do Turismo do Ceará e Presidente da Fundação de Turismo do Nordeste (CTI/NE), no Blogue do Eliomar

ORA, ORA!

  Leio um elogio à Prefeitura de Coreaú por pagar o servidor em dia. Isso não é uma obrigação? Aceitam discutir o passado (recente)? Ou vamos parar por aqui?

QUANDO?

  A Prefeitura de Fortaleza anuncia aumento na segurança nos terminais de ônibus. Nada contra. Mas quando serão colocados mais ônibus, ar-condicionado, organizador de filas, inclusive de idosos, etc? A selvageria na hora da entrada de passageiros (de manhãzinha) continua. Só entram os mais fortes. É a lei da selva!

VALBER BENEVIDES

É COMPLICADO!

  As autoridades dizem que o Ceará tem 80% de chance de ter que enfrentar outra seca verde em 2016. Sabe com que os trabalhadores tiram os rótulos colados dos garrafões (a mando do patrão, claro?) nas empresas envasadoras de água? Com demorados jatos d'água!

DESRESPEITO AO CICLISTA

  

  "Ciclofaixa alternativa pintada pelo coletivo Massa Crítica, na Avenida da Universidade será apagada."
  O Povo
  DO BLOGUE: Vi isso ontem. Numa parte da ciclofaixa, que não parece na foto do O Povo, uma pessoa "acidentada" foi desenhada.

FÁBIO CAMPOS SOBRE O FAMIGERADO CASO ISGH

 "(... ) o seu (do ISGH) nível de transparência é ralo."
 "Há uma notória distorção nessa relação e, para muitos especialistas, uma burla à Constituição brasileira."
  "(...) é usual que servidores da Secretaria de Saúde também ocupem funções de comando no ISGH. E vice-versa. É permanente e óbvio o conflito de interesses."
 "Por sua natureza legal, uma OS (organização social) não precisa promover licitações para a compra de equipamentos. Também não precisa realizar concursos públicos para contratar profissionais médicos e enfermeiros."
 "Na prática, trata-se de terceirização da gestão de equipamentos públicos cuja administração cabe originariamente ao Estado."

O NEGÓCIO É CABELUDO!

  "Reportagem do O POVO (edição de domingo) trouxe à luz a questionável relação entre o Governo do Ceará e a Organização Social denominada Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH). A entidade é responsável pela gestão de grandes equipamentos hospitalares do Ceará, como os hospitais Waldemar Alcântara, regional do Cariri, regional Norte (Sobral) e nove UPAs. Na prática, trata-se da terceirização da gestão de equipamentos públicos cuja administração cabe originariamente ao Estado. Dessa forma, o poder público repassa recursos e bens públicos para o ISGH, que nada mais é do que uma instituição privada que, segundo a lei de criação das organizações sociais, não deve possuir fins lucrativos. Do ponto de vista técnico, a motivação do Estado para transferir a gestão das unidades de saúde para uma organização social é, supõe-se, conceder eficiência administrativa ao sistema. Por sua natureza legal, uma OS não precisa promover licitações para a compra de equipamentos. Também não precisa realizar concursos públicos para contratar profissionais médicos e enfermeiros. (...)."

  Fábio Campos, do O Povo

    www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2015/06/03/noticiasjornalopiniao,3447951/os-holofotes-sobre-o-isgh.shtml

MARIANA GODOY

 "A Globo News não tem audiência. Não tem um ponto!"

VESTINDO A ROUPA

  Ricardo Boechat, que já tem mais de 60 anos, aparece num vídeo usando soutien. Ele chama os "velhinhos com eu", para um importante momento de vacinação. Comentando a gravação depois ele disse que aquilo é "um pouco de mim".  O  que diriam dele as vestais?

TIRANDO A ROUPA DA RAINHA!

  Sobre a Globo e sua psicologia... a (bela) Mariana Godoy anda dizendo coisas!
  http://f5.folha.uol.com.br/televisao/2015/05/1635066-no-tv-folha-mariana-godoy-revela-lado-radical-e-diz-que-nao-se-ve-de-volta-a-uma-bancada.shtml

DEPOIS DE UMA PARADINHA...

EM APUROS!

 Do DN

AMOR, AMOR, AMOR!

 Do Facebook

SOBRE O CEMITÉRIO BEIRA RIO DE COREAÚ

 Disse no Facebook

 "Deveria ser murado, preservado; as crianças deveriam ser levadas em fila pra lá! É História! É respeito ao passado e à memória dos nossos antepassados!

UM DEDO DE PROSA ENTRE PRO-FES-SO-RES!

  "Não adianta dar atenção a fascistas!"

  "Quem comprovadamente lambe o rabo da APEOC (...), bloqueio no meu perfil. Ok?"

  "Mas aqui a classe ainda é gado manso pra te aceitar!"

  Facebook

NÃO SE ENGANE!

  Quem esfaqueia pessoas no Rio ou aqui é filhote da desídia do Estado, lá e cá! Não à toa quando os bandidos vão presos debocham (da polícia, da justiça e da sociedade), dizendo que vão pra engorda!

FAÇA-SE A FILA PRA DESMENTIR!

brasil-e-campeao-em-reducao-da-fome-entre-os-paises-mais-populosos

  "Luana Tolentino: Relatório da ONU diz que fome cai 82% no Brasil; a 'grande' imprensa omite (...)."

  Site Vi o Mundo

ASSIM, ASSIM, ASSADO!

  Do Facebook

A FILA ANDA!

Link permanente da imagem incorporada

LÁ PODE! E É CHARMOSO!

  Diz a notícia diz que nos States (que brasileiro chora pra imitar) foi inaugurada a "igreja da cannabis", com isenção fiscal e tudo? E se fosse aqui? Ave, Maria! A reação sairia de casa, bufando, ainda de pijama!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...