quinta-feira, 1 de novembro de 2012

JOGO BRUTO!

  A escola está disputando garotos com traficantes. O diango é que eles tem mais dinheiro e poder de fogo! O garoto "avião" tem sempre um bom trocado e refrigério!

COM DUAS VELAS ACESAS...

  "Artur Bruno: 'PT deve reconhecer que perdeu'"

  E o eco de suas palavras foi ouvido no palácio maior...

 

ALÔ, DOUTOR!

  "TV Verdes Mares denuncia caos no Hospital Geral de Fortaleza. Pacientes no chão e médicos ameaçando pedir demissão. E agora, Cid Gomes?"
 
, jornalista

MAIS UM APOIO!

Foto
 
  Obrigado à psicopedagoga Daniele Mendonça pela divulgação do nosso trabalho em seu Blogue!

FERIADOS

  Tem gente praguejando contra os feriados. Como não inventei nenhum e quero todos, estou pei... pros urubus do feriado alheio!


        OS TRÊS SABERES


Segundo os franceses, o ser humano só está preparado para agir de maneira ativa na vida social quando é possuidor de três saberes: o saber, o saber-viver e o saber-fazer.

O SABER é um patrimônio de valor imenso que toda criatura humana pode adquirir, formado pelo conjunto que se chama conhecimento.

A aquisição do saber é feita através da atividade mental a que damos o nome de estudo. Este começa na escola e, depois, continua por toda a vida, eis que a todo momento recebemos informações novas sobre fatos mal conhecidos e sobre fatos que a ciência e a técnica apresentam como descobertas. Não basta, portanto, somente o conhecimento recebido na escola (de qualquer grau), para formar o patrimônio chamado SABER. Ao que já se aprendeu tem de se juntar, a toda a hora, conhecimentos novos.

O SABER-VIVER é uma arte: arte de saber comportar-se na vida social. Todos os seres humanos podem aprender esta arte, que é uma arte difícil, porque exige força de vontade persistente. O aprendizado começa na família, prossegue na escola e aperfeiçoa-se na convivência com outras pessoas da sociedade humana.

Nesta arte, temos de considerar dois tipos de ações, a) as que são praticadas tendo em vista a nossa própria pessoa (amor à verdade, coragem, honradez, higiene pessoal, etc.); b) as que se praticam visando às demais pessoas da sociedade humana (respeito ao próximo, coleguismo, solidariedade, participação na vida política, etc.). As primeiras são denominadas virtudes individuais; as segundas, virtudes sociais.

Note que virtude é a disposição que anima as pessoas de boa formação a praticarem atos corretos e a evitarem a práticas dos atos incorretos. Cada um de nós sabe instintivamente reconhecer o que é bom e o que é mau. E, pelos ensinamentos recebidos desde os primeiros passos, podemos distinguir o que é correto e o que não é.

Mas, se é verdade que cada um sabe distinguir o bem do mal, também é verdade que cada um de nós pode escolher livremente o caminho que leva ao bem ou o caminho que conduz ao mal. Isto chama-se livre arbítrio.

O SABER-FAZER é a capacidade de ser bem sucedido em tudo aquilo que se faz ou se realiza. Não depende apenas do FAZER, mas sim do SABER-FAZER, isto é, a aptidão de fazer as coisas com perfeição, no momento oportuno e com visão antecipada do que poderá acontecer se tal coisa for feita ou deixar de ser feita.
Coreaú-CE, 1.º de novembro de 2012.


FERNANDO MACHADO ALBUQUERQUE
Professor

APAGÕES

  "Manipulação das tarifas é uma das causas dos apagões. Estamos apagando as empresas distribuidoras e geradoras. Com tarifas baixas, empresas elétricas ficam sem recursos para investir e manter seus equipamentos."

  (CRISTOVAM BUARQUE) 

REALIDADE!

  Aqui perto de casa tem uma escola profissionalizante com obras de construção paralisadas. Quando será que ela vai "funcionar direito"?

SAIU NO O GLOBO

  "Com 5,7 milhões de inscritos, exame só é menor que vestibular da China e provoca impacto nas escolas. Uma prova do tamanho de um país. Mais de 5,7 milhões de pessoas realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste fim de semana, em 140 mil salas de 1.612 municípios do Brasil. O número de inscritos equivale à população da Nicarágua e supera a do Uruguai (3,4 milhões). Algo em torno de 400 mil fiscais atuarão nos locais de aplicação. Trata-se do maior exame público do país, e o segundo maior processo de seleção para ensino superior do mundo. Só perde para o vestibular da China. (…). Se o Enem fosse um país, teria algumas características semelhantes ao Brasil. A proporção de pretos, pardos ou indígenas, por exemplo, é de 54% dos inscritos. Perto dos 51% da população brasileira que declaram pertencer a essas raças. Além disso, 80% dos candidatos que concluíram o ensino médio este ano cursaram escolas públicas. Mas a 'nação' do Enem tem muito mais mulheres do que homens. Enquanto no Brasil elas são 51,5% da população, no exame do MEC representam 59%. (…)."
  (Colaboração: Eliton Meneses)

UMA INSINUAÇÃO VINDA DO TUÍTER

 "Ainda tem gente do interior perdida na capital!"

  (Contexto: eleições)

NEOCOLONIALISMO

  Não troco o meu saci pela bruxa de ninguém, como diria o grandioso Ariano Suassuna.

UM POSTE AMARRADO NUM MOURÃO

DA SÉRIE:  NO DIVÃ do ANALISTA 
Doutor Mourão & @[100000999503549:2048:Elmano de Freitas]   


Charge by Clayton

COISA NOSSA!

Muita história já foi contada ao lado de um desses...

JUS SPERNIANDI

  "PT QUER IMPEDIR A POSSE DO PREFEITO ROBERTO CLÁUDIO.

   Segundo Elmano de Freitas a coligação derrotada quer que os votos dados ao candidato Roberto Cláudio não sejam considerados e com isso, que ele não assuma o mandato. Elmano não se conforma. Diz que houve compra de votos durante o pleito de forma 'muito expressiva'. 'Estamos claramente convencidos de que isso aconteceu, distorcendo totalmente o processo eleitoral', reclamou. A coligação encabeçada pelo PT entrará com uma investigação judicial eleitoral até a expedição do diploma do prefeito eleito, e, em seguida, com recurso contra a posse. Unidos Elmano & Lúcio Alcântara garantem que não irão sossegar enquanto a Justiça não se pronunciar sobre a ação que deverá ser apresentada até o fim da próxima semana.

   O deputado estadual José Sarto (PSB) reagiu com uma frase: 'o povo de Fortaleza elegeu Roberto Cláudio. Se nossos adversários atentarem para isso compreenderão que saber perder é uma grande virtude'....

   Com informações do Diário do Nordeste."
 
  (CLÁUDIO TERAN)

ARGUMENTO

  A criança de 5, 6 anos sabe argumentar, de forma escrita? Pode não saber, mas deve ser trabalhada pra isso. Mesmo a conta-gotas. Mas deve!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...