domingo, 8 de março de 2020

ELE RESUMIU O DESGOVERNO


A imagem pode conter: texto
SIMAS É ESCRITOR E HISTORIADOR, RJ.

ALÔ, ESTADO VELHO!

ONDE COCHILAS?!
HOJE fui ao bairro Serrinha e passei por parte do Itapery, cercanias da UECE (universidade estadual) e do Parque Dois Irmãos. À noite estive na pizzaria. Nada de presença da estrutura estatal. A não ser uma equipe da PM, num restaurante, estorquindo o almoço, coisa que nenhum governador tem coragem de acabar. Oh, praga!

RECEBI O CONVITE E LÁ ESTAREI!

Imagem: Print de vídeo da rádio

VIDA RURAL

Passeio de carros de bois, em Ibiassucê - Bahia

ELA

PROFA. VILANI OLIVEIRA
A imagem pode conter: Vilani Lula da Silva, planta, árvore, atividades ao ar livre e natureza

NANDO MOTTA

Imagem

À MODA ZÉ LIMEIRA... COM MOTE

Já conversei com Pelé/Com a bola é um lesado/Eu já vi Lula chapado/Cantando, depois do mé/Já rasquei nota de 100/Só para fazer besteira/E bancar minha leseira/Depois, fiquei sem encanto/Eu querendo também canto/Do jeito do Zé Limeira!//Já botei serra nas costas/Oito leões amarrei/Monalisa já amei/Maomé vi nas encostas/Num cabaré vi a missa/E uma irmã bem gosseira/Que mijou a cama inteira/Praguejando contra o santo/Eu querendo também canto/Do jeito do Zé Limeira!

VEM AÍ!

"O 41° Sarau do Café com Arte será no sábado, 14/03/20, a partir das 19h. Todos estão convidados. Teremos delicioso capuccino, suco detox e saborosas panquecas...; o nosso talharim muito gostoso, aquele papo descontraído, música e poesia... regados com um delicioso café!" 
Gláucia Lobo, proprietária
DO BLOGUE: A CASA, que valoriza e destaca a cultura, fica no bairro Guabiraba, em Maranguape.

MEMÓRIA - 4

"Sebastião Alves Lourenço, filho do agricultor Francisco Lourenço Sobrinho (Chicute) e Maria Alves dos Santos, nasceu em Aratuba, a 4 de abril de 1934. Aprendeu a ler com ajuda de amigos e sem frequentar a escola. Além de agricultor, foi comerciante e vereador em Capistrano, na década de 1980. Na sua bagagem cultural, acumulou experiências de quermesseiro, mestre de reisado e cordelista, tendo esta última atividade se intensificado nos últimos 10 anos.
(...)
Mestre Sebastião Chicute foi tema de minha tese de doutorado na Universidad Autónoma de Asunción (UAA), onde pude analisar a contribuição de sua atividade cultural, na perspectiva do patrimônio imaterial, na qualidade de mestre da cultura do Estado do Ceará. Mestre Sebastião Chicute faleceu em 1 de fevereiro de 2015 com 80 anos. Coincidentemente seu último cordel foi sobre a vida de dom Bosco, cujo aniversário de 200 anos foi comemorado no dia 31 de janeiro de 2015, véspera de seu falecimento."
Francisco Artur Pinheiro Alves, professor do curso de História da Uece, em artigo no jornal O Povo publicado no dia 18/02/2015.

MEMÓRIA - 3

NA SEMANA que passou chegou a escola em que trabalho uma jovem professora (Emanuelly). Já na conversa informal inicial descobri que ela é neta de um ex-mestre da cultura do estado do Ceará: Sebastião Alves Lourenço, o Sebastião Chicute, do município de Capistrano. Sobre ele diz o Anuário do Ceará: "Data de nascimento: 24/4/1934. Tradição: literatura de cordel. Cidade: Capistrano (CE). Dedicou a vida à mestrança das brincadeiras de reisado e aos versos de cordel. Com muito esforço, sem apoio oficial, sempre procurou manter vivas as tradições de sua arte. Faleceu em 2015."
Resultado de imagem para sebastião chicute

HOMENAGEM

DO MESTRE J. BORGES
A imagem pode conter: texto

A CIDADE NÃO PARA

Vamos lá, travez!