domingo, 19 de abril de 2020

TEMPOS OBSCUROS

"Rodrigo Maia está reunido, neste momento, em sua casa com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o líder da maioria, Aguinaldo Ribeiro, e o ministro do STF Gilmar Mendes. Participam por telefone Dias Toffoli, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia. Pauta: Bolsonaro."
Guilherme Caetano, jornalista, SP

É GRAVE!

''O Ceará tem, neste domingo, 19 de abril, 189 mortes e 3.306 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19)." O Povo

INTERAÇÃO

RECEBI DO GRUPO DE FÃS DE CLARICE LISPECTOR (FORTALEZA). O pessoal tem interesse em conhecer nosso trabalho com formação de leitores!!
VIA INSTAGRAM
A imagem pode conter: texto

MOMENTO HISTÓRICO

"'20 governadores acabam de divulgar Carta Aberta em defesa da democracia, após a ida de Bolsonaro a atos em defesa de uma ruptura institucional e pedidos de AI-5. Eles saem em defesa de RodrigoMaia e Davi Alcolumbre, alvos de ataques por parte de manifestantes bolsonaristas.''
George Marques, Jornalista, Brasília

NOTA DOS GOVERNADORES DO NE

VIA REDES SOCIAIS
ImagemImagemImagem

OPINIÃO

CAMILO SANTANA: "Inaceitáveis e repugnantes atos que fazem apologia à ditadura e promovem o desrespeito às instituições democráticas, como vimos hoje pelo país. O Brasil não se jamais se curvará a esse tipo de ameaça!"

CIDADE VIVA

Toda cidade que é sábia/Fica quieta, no seu canto/Por que a coronavírus/Vem com tudo, à moda manto/Cobrindo todos com o mal/Que trás tanto desencanto!//Quando a cidade se preza/E preza o seu pessoal/Cuida, faz, escova e limpa/Pisa no rabo do mal/E lhe bate na cabeça/De forma bem triunfal!

OPINIÃO - ADRIANA CALCANHOTO, CANTORA

"Foram 520 anos de epidemias, massacres, confinamentos, escravização e usurpação. Mas os povos indígenas resistiram – e resistem. Agora, ameaçados por um Estado que lhes agride em vez de protegê-los, enfrentam a pandemia da Covid-19. Ao mesmo tempo, lutam contra iniciativas racistas e genocidas no Congresso, como o PL 191, que busca abrir suas terras à exploração, e a MP 910, que ameaça os territórios indígenas ao legalizar a grilagem de áreas públicas. Em vídeo, Maria Bethânia lê o poema 'O que se odeia no índio', de Reinaldo Jardim, que tenta explicar os sentimentos conflituosos de alguns brasileiros em relação aos povos originários."

BRASIL, É VC?

Presidente sem conceito
É carro fora da pista
Os quatro pneus furados
Um chofer curto da vista
E um doido gritando dentro:
- Atola o pé, motorista!

Pinto do Monteiro 

INSANO

Bolsonaro nas ruas: "Fala para uma minoria, fraco, sem voz, escorado por seguranças. É o retrato de seu governo, que de fato já acabou."
Humberto Costa, senador, PE

FAMÍLIA

DO CONTERRÂNEO BELCHIOR MOREIRA CONRADO.
O autor do belo quadro é Weyne Vasconcelos, da capital:
A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Belchior Moreira Conrado, pessoas sorrindo, desenho

A BELA OPINA

"- O Ceará testa bastante;
- É um dos estados com maior número de voos pra Europa;
- Não há como fazer isolamento na periferia, onde 8 pessoas dividem um cômodo;
- Pequenos trabalhadores estão sem renda e tentam conseguir algum ganho nas ruas;
- Nem lazer essas famílias tem em casa, pra se distrair um pouco!"
Wânyffer Monteiro, do Canal 10. Ele está explicando (no Twitter, página pessoal) porque o Ceará muitos casos de corona.
Ela esqueceu de dizer que muitos gente tem que ir trabalhar nos bairros ricos e voltam pra casa, trazendo o vírus para a periferia.

ARTES SEM FRONTEIRAS

Lorenzo Aguirre (espanhol). Via Twitter 
Imagem

MEMÓRIAS

"Lembranças (a pedidos não de todos, mas de alguns):
Ao olhar o infinito no teu entardecer
Sinto voltar a mim aquela velha infância.
Onde os dias eram calmos como os passos de teus velhos.
Ouço a voz mansa do Seu Ubirajara ao lado de sua elegante Ormisa.
Sinto o cheiro embriagante dos jasmins dos canteiros do Seu Chico do Santo.
Pego-me rindo das estórias do Tomás Lúcio.
Corro para ver o som trepidante da piladeira do Seu Zé Leite, sobre os olhares do Moçotonho.
Que vontade de comprar um metro de tergal infestado, na loja do Seu Vilar ou no Valmir Leite, para uma bela camisa e mandar fazer para a festa de setembro.
Passear nas feiras de domingo entre as panelas de barros, os quinaipos do Chico da Águeda e as lamparinas do Seu Afonso.
Ganharia alguns bombons de lembranças na bodega do Seu Antônio Policarpo, que hoje tem um gosto agridoce, mistura de saudade com o gostar sem limites.
Em uma caminhada para casa da vovó, encontraria a janela a simpátia da Tia Vanda, com um sorriso largo e sua doçura, feito as goiabas do seu quintal.
Naquelas calçadas de cadeiras conhecidas os gestos afáveis do Seu Agostinho Gomes e do Seu Pequenim; com fazem falta seus olhares.
Subir o 'alto' para chegar ao Ginásio, o nosso Olimpo do saber, e desfrutar dos conhecimentos dos nossos professores Luís do Dico e Antônio Moacir, entre as ciências e a língua da rainha (a do Reino Unido).
Veria sentado na Praça da Matriz a elegância do Chico Teles, o Seu Chico Camilo a fumar seu charuto e o Alidriu contado as novidades.
Teria o abraço gostoso da minha tia de coração, Socorrinha Gomes, com seu bondoso afago de quem gosta de verdade.
Antes mesmo de sentir o gosto amargo que a falta faz, sentiria as delícias do tijolinho da Tia Maria Nicássio e dos pastéis da Benícia (mãe do Jirau e do Hibernon).
Ah, Palma, as tuas ruas desertas de hoje sentem o silêncio dos muitos que se abrigam do mal, mas o ignoto rasteio do tempo já tinha deixando em silêncio estas vozes que nos falavam quando nossos ouvidos de crianças, admirados, começavam a descobrir a vida.
Palma minha, ao teu infinito elevaram-se todos eles e nos teus dias o céu se pinta de azul e branco como se a reverenciá-los.
O céu da Palma se desenha de saudade todos os dias e a minha amiga Ivaneide Fernandes nos presenteia com as provas materiais desta verdade irrefutável.''
Alexandre Neto, via grupo de Zap Literatura em Confraria, criado por mim 

É PATÉTICO!

Quem promove carreantas/Bem às portas de hospital/Está vibrando com o vírus/Está aplaudindo o mal/É anta no meio da rua/Isso é coisa de boçal!//E quem para uma ambulância/No meio de uma avenida/Tá precisando pensar/No real valor da vida/De um ente que/Tem idade já sentida!//É fogo de morro acima/É água de morro abaixo/É cretinice de ruma/Esse discurso em rebaixo/Por ridicularizar/A vida, em debate baixo!

TASSINHO

QUEM ESTÁ NA INTERNET, tentando se cacifar para ser candidato a prefeito de Fortaleza é Geraldo Luciano, do Novo (vá lá que seja!). É vice-presidente de Investimentos e Controladoria do grupo M. Dias Branco. Olha a marca da roupa... Deve tá muito preocupado com a pobreza!
A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo

SHOPPING PARALISADO

MARAPONGA MART MODA
A imagem pode conter: atividades ao ar livre e natureza
A imagem pode conter: céu, árvore e atividades ao ar livre

DATA

DIA DO ÍNDIO
Tido como indolente, improdutivo... é perseguido, desrespeitado, vilipendiado...; querem empurrá-lo para um modelo de economia que não faz parte de sua cultura; querem sua terra, sua liberdade; querem tirar sua vida. Garimpeiros, grileiros e comparsas dos governos bolsofascistas são incentivados a invadirem sua terra, fuzilarem seu corpo, passarem um trator por cima de sua morada. Índio. Tido como o estorvo nacional. Eles (índios) tratam-se como parentes. E nós? E os governos? Executores e genocidas, muitas vezes. A História está aí pra ser lida, em páginas manchadas de sangue, suor e lágrimas!
Educação - Oca Literária inaugurada no Centec Abaitará em Pimenta ...

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...