quinta-feira, 1 de abril de 2021

GRANDE NOME, MEU PATRONO NA ACADEMIA ANTÔNIO BEZERRA DE LETRAS E ARTES

 LEONARDO MOTA - Era de Pedra Branca. Cedo, foi embora de sua terra natal, com a família. Em Ipu, dirigindo o Instituto Educacional, começou a ter interesse pelas coisas do sertão. Foi membro da Academia Cearense de Letras e do Instituto do Ceará; sobre a alcunha de Leota, brincava: "Cresci nas banhas e encurtei no nome!" Era um nome muito requisitado para bate-papos, palestras, cavacos... Animava os colegas e amigos com longas prosas, principalmente, na Praça do Ferreira. Sempre contou com generosa plateia.

  Dizia-se "um intransigente, em defesa do sertão esquecido, do sertão caluniado e só lembrado quando dele se quer o imposto..." Desse povo destacava-se como porta-voz. E complementava: "(...) pus o melhor dos meus empenhos em fazer ressaltar a acuidade, a destreza de espírito, a vivacidade da desaproveitada inteligência sertaneja, de que os menestreis plebeus são a expressão bizarra e esquecida, apesar de digna de estudos."












FACILITANDO O JOGO (PRA ELES)!

 Esse povo aí de baixo deveria se unir, pra varrer de vez o fascismo iletrado, que nega a História, o conhecimento, a ciência, os avanços, a sabedoria, a academia, etc. O campo progressista era pra marchar junto!

A CENTRO-DIREITA RESSENTIDA!

 

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...