sexta-feira, 13 de abril de 2012

POESIA PRA FORTAL

 HINO DA CIDADE DE FORTALEZA


Melodia de Antônio Gondim

Junto à sombra dos muros do forte

A pequena semente nasceu.
Em redor, para a glória do Norte,
A cidade sorrindo cresceu.
No esplendor da manhã cristalina,
Tens as bênções dos céus que são teus
E das ondas que o sol ilumina
As jangadas te dizem adeus.

Fortaleza! Fortaleza!

Irmã do sol e do mar,
Fortaleza! Fortaleza!
Sempre havemos de te amar (...)."
 
(Gustavo Barroso, citado por Galba Gomes)

A CEASA E O DESPERDÍCIO

  O Blogue perguntou ao presidente da Ceasa, Reginaldo Moreira:
  A Ceasa tem agum projeto social, de aproveitamento das sobras (da alimentos)?
 R.M.: Sim e repassamos mais de meia tonelada em 2011. Mas o que gostaria mesmo de fazer era o SOPÃO CEASA. Para realizar meu sonho preciso de 1 milhão, para montar a fábrica e 21 mil para manter. 

  A Ceasa é um órgão estadual e Moreira aliado cidista. O que falta? 

UMA GENTE QUE, QUANDO PERMITEM, MOSTRA SEU VALOR!

  "O percentual de alunos da rede pública de ensino que ingressaram na Universidade de São Paulo (USP) chegou a 28% neste ano, de acordo os dados do Programa de Inclusão Social da instituição (Inclusp), divulgados nesta sexta-feira (13/4). O número corresponde a 3.038 vagas. Em 2011, o percentual de alunos egressos da rede pública era de 25%.

  Os cursos com o maior percentual de alunos vindos do ensino público foram: farmácia-bioquímica (45,3%), letras (42,8%), pedagogia (40%), jornalismo (39%) e ciências sociais (34,5%). Todos os cursos, entretanto, tiveram matrículas de alunos oriundos do ensino público.

  O Inclusp estabelece um Programa de Avaliação Seriada (Pasusp) além de um sistema de bônus para os estudantes da rede pública. (...)."

(Correio Braziliense)

SANDICES PEBOLÍSTICAS!

   O Flamengo caiu na Libertadores. Algo normal, nesses tempos bicudos, de times quebrados e iguais, muito iguais! Mas, o JN mancheteia o caso como se fosse o ocaso! E o telespectador- robô!?

CRUZADAS MERCANTIS


  Antes: "O Senhor está voltando!"

 Hoje: O Senhor está sendo vendido! Quanto desespeito!

ESQUEMÃO

As manobras do esquema Cachoeira


 Luis Nassif


Na condição de réu, o senador Demóstenes Torres teve acesso às peças do inquérito Monte Carlo.

Agora, está selecionando informações para, em conluio com jornalistas do esquema Cachoeira, jogar o foco das investigações na Construtora Delta.

Sabendo-se das ligações de Cachoeira com a Delta, é até risível matéria informando sobre as tratativas do bicheiro para conseguir acesso a altos executivos da empresa - como se fosse uma figura menor aproximando-se da toda poderosa Delta.
A lógica da estratégia Cachoeira-Demóstenes-aliados é simples. A Delta é parte do universo a ser investigado; Cachoeira é o todo. Focando na Delta, tenta-se tirar do foco o chefe da quadrilha, Cachoeira, seu principal lugar-tenente, Demóstenes, assim como as ligações midiáticas da estrutura criminosa.

De quebra, desestimulam-se peemedebistas - já que a Delta tem relações com o governador Sérgio Cabral Filho - e petistas - relações com o governador do Distrito Federal Agnelo Queiroz.

Nos próximos dias, haverá um aumento da chantagem de alguns veículos sobre políticos. É um jogo intimidatório pesado. Parlamentares escolhidos para a CPI serão alvo de represálias do esquema criminoso. Haverá também a estratégia de misturar factóides com fatos objetivos, visando embolar o entendimento da opinião pública.

A CPI de Cachoeira mostrará se o país poderá aspirar a um lugar no mundo moderno, se dispõe de instituições capazes de enfrentar toda sorte de poderes - do Executivo, Judiciário, Legislativo ao até agora intocado poder midiático.

Se se quiser, de fato, passar o país a limpo, o Congresso terá que pagar para ver, assim como parece estar sendo a posição do Executivo.

Seria medida de prudência jornais e jornalistas se darem conta de que rompeu-se a muralha do silêncio e do medo. Veículos e jornalistas que entrarem no esquema correrão o risco de serem indiciados pela Justiça.

Está chegando ao fim a era da plena impunidade para o mau jornalismo e para o uso de dossiês criminosos.
 Pauta: Eliton Meneses

VINHO E CUTUCÕES

  "CAROS AMIGOS,

  NA ÚLTIMA ELEIÇÃO, LULA PEDIU AO POVO BRASILEIRO PARA EXTIRPAR PFL/DEMO  PELO VOTO. QUASE CONSEGUIU. AGORA COM O DEMÓSTENES, OS DEMOS VÃO PRO BELELÉU. DE QUEBRA, O MARCONI PERILLO, GOVERNADOR DE GOIÁS, PSDB, E UM TAL DE  DEPUTADO LERÉIA, DO PSDB DE GOIÁS, TESOUREIRO DOS TUCANOS E DO DIRETÓRIO NACIONAL, LEVAVA DINHEIRO PRO SERRA E FHC. O PSDB, TAMBÉM SERÁ EXTIRPADO. OH, LULA ESCROTO! OS TUCANOS SÉRIOS VOLTARÃO PRO PMDB. PORTANTO, OS TUCANOS FICARÃO SEM PENAS E NÃO PODERÃO VOAR. ENTENDERAM? O PT MANDARÁ MAIS  15 ANOS. AH, O AGNELO ROSSI... SÓ TEM DOIS ANOS DE PT... ELE É DO PC DO B... SE TIVER CULPA... QUE SE F...

  CPI DO CACHOEIRA, JÁ!

  AH, IA ESQUECENDO-ME: O PRÓXIMO CATÃO A CAIR É GILMAR DANTAS MENDES, O CANGACEIRO."

  ETIN
 (TOMANDO VINHO CHILENO)

AMARRADIOS... COM OS NÓS ALHEIOS!

  Quando, no final do ano passado, trabalhei com os alunos a música Caderno, do Chico Buarque alguém observou que no começo do ano tinha sido bem melhor. No final do ano o aluno não ter caderno, brinquedos, sonhos, sentimentos? Quando hoje fui fazer aquela pequena caminhada, disseram que era fim de semana. Fui! Tarde pra essa, mas cedo pra que vem! Quando falei que irei amanhã pra Unifor, acompanhando meu filho para um interclasse, alguém perguntou se eu não era defensor da escola pública. Sou! Intransigente! Mas minha saída de casa tem outros objetivos... Por que sempre querem socar a gente num grajau de conveniências!?

FIM DE CASO!

  Quando aquele sujeito ordinário descobriu o sabonete ("Vale quanto pesa") que eu tinha mandado praquela cabocla que sacudia meus costados (mas que não me conhecia), o namoro acabou...

A QUE PONTO ELE CHEGOU!


   "Caso dos consignados – Líder do Governo com cara de 'Amélia'"

  (Blogue do Eliomar)

 

ESTOCADA POÉTICA!

"Já quase tricentenária
Nossa bela Fortaleza
Ainda que indefesa
Carrega beleza vária.
Hoje está mais para pária
E não faz mais tanta fita
Por causa da parasita
Que a faz desenergizada.
Mesmo assim descabelada
Ainda a acho bonita!" (BARROS ALVES)

FORTALEZA? DE QUE PARTE DA CIDADE?

(Evilásio Bezerra)
 
 DO BLOGUE: A (pouca) iluminação e o ângulo deram uma ênfase de (mais) arte à foto...

DEMISSÃO NO DN

  As entidades sindicais estão divugando Nota de repúdio à demissão de uma jornalista, ocorrida no Diário do Nordeste. É dessa liberdade que falam os jornais!?
 "O MOVA-SE subscreve nota pelo afastamento arbitrário da presidente em exercício do Sindjorce, Samira de Castro, do jornal Diário do Nordeste, na tarde da última segunda-feira (02/04), em retaliação à denúncia de práticas anti-sindicais pela empresa."

TENDA DO JORGE

  Como diria Lustosa da Costa, estou às voltas com Tenda dos Milagres, de Jorge Amado. Quem tiver alguma coisa sobra esta obra do vate baiano, favor mandar pra cá!

NOS CAFUNDÓS DO SERTÃO

"Sou matuto nordestino
Sei o que é sofrimento
Padeço, mas não lamento
O meu amor campesino
Desde os tempos de menino
Eu vivo nesse grotão
Plantando milho e feijão
Num pequenino roçado
Eu fui nascido e criado
Nos cafundós do sertão

Ter nascido no Nordeste
Pra mim é tudo na vida,
Na minha terra querida
Só nasce cabra da peste,
Quem quiser que faça o teste
Mesmo sem ter estudado
Deus tudo fez acertado
Com lápis, tinta e pincel
Ao me fazer menestrel
Que tem horror a veado.

  (Do livro de poemas NOS CAFUNDÓS DO SERTÃO, de Dideus Sales, citado por Barros Alves)

INTELIGÊNCIA DE CASA!

  Amanhã, na TV O Povo será exibido o programa Memória Viva, com o cientista cearense José Júlio da Ponte Filho, Professor da UFC e inventor de um defensivo natural, usado em substituição aos agrotóxicos.

A HISTÓRIA... SUPERFICIAL!

  "Aniversário de Fortaleza: muito oba-oba (algo esperado, especialmente de governantes, afinal é um 'aniversário') e poquíssimas análises históricas. Daí os erros gritantes de anacronismo cometidos. Creio hoje que todos podem escrever sobre História, desde que com o mínimo de embasamento teórico e conhecimento. Datas como este 13 de abril (que não é o fundação de Fortaleza, mas o da elevação do povoado à condição de vila) seriam uma ótima oportunidade para debatermos a cidade e a entendermos, do ponto de vista histórico, geográfico, cultural, etc. Isso quase não acontece. Uma pena."
 (Airton de Farias)

PRESSÃO POPULAR

  Neste Caso dos Consignados, mais um exemplo: pressão popular tem peso! O povo precisa tomar consciência disso!

DE PRIMA!


  "Eduardo Diogo (secretário de Planejamento do Estado) acaba de anunciar o fim do contrato com a empresa ABC para os empréstimos consignados..."
 (Cláudio Teran)

O GAROTO E SEU RICO RECADO

 
(Facebook)

E NESTE DIA DE FESTA...

  "Trabalhadores da construção civil realizam assembleia na Praça Portugal na manhã desta sexta-feira" (O Povo). Só a luta muda a vida!

Ô, PRESSÃO!

  E, diante de uma saraivada de críticas, "Elmano Freitas não vai ao ato de entrega de laptops para professores" (Blogue do Eliomar). Hum!!

A OAB CHAMA!



 "Um bom presente para Fortaleza em seus 286 anos é você participar do abaixo assinado em favor da Ficha Limpa em cargos comissionados dos municípios e do Estado. Vamos jogar com Fichas Limpas, para não termos jogo sujo. Participe no site da OAB/CE. www.oabce.org.br.

FORTALEZA NO COLO

  "Lugar de areia e sal, dunas e selvas de pedra. Fortaleza, te  colocaria no colo e sopraria gentilezas. Calma. Há tempo lá fora."
 Foto: O Povo

 (Glória Diógenes, socióloga e poetisa)

SOBRE O RUMOROSO (E EMBLEMÁTICO!) CASO DOS CONSIGNADOS

  "Estranha Justiça! A ABC pode ser cortada do serviço de consignados. E pronto! Sem punição? Vai queimar à beira-mar as gorduras acumuladas."

  (Erivelto de Souza)

A PERGUNTA INDIGESTA

  E a Fortaleza dos pobres, desafortunados e desgraçados sociais, a gente enterra!?

FORTALEZA E OS POETAS (CITADOS PELA SOCIÓLOGA DA UFC, GLÓRIA DIÓGENES)

  "Fortaleza dos congos, dos reisados, e do bumba-meu-boi; gatos pingados, dos verdadeiros poetas sonhadores". 
 (Octacílio de Azevedo)

PELA JANELA...

  "A luz brinca nos vidros das janela [...] Fortaleza, cidade das mais belas, não te esqueci enquanto me esqueceste." (Gustavo Barroso)

FORTALEZA, "NOIVA DO SOL"

  "Noiva do sol, de alma ardendo na fogueira dos estios, de coração palpitando nos verdes mares bravios!"
 (Martins d'Alvarez)

E PELAS RUAS DA CIDADE BELA...


catador









  


  ... Ele. A vítima do processo de ninguenização, chancelado pelo (cheiroso) poder público... Realidade que o marketing pesado tenta esconder, com propagandas faceiras e graciosas (e igualmente cretinas!).

INTELI... SEM GENTE!



A HOMENAGEM DA PREFEITURA




  "A Prefeitura de Fortaleza lançou um hotsite especial em homenagem aos 286 da cidade..."

DO POETA



  "Pra Iracema, um poema a mais... pelas noites, versos, madrigais... de quem já nasce poeta. Assim é a minha cidade, uma Fortaleza a partir do nome..."
  
(Lucarocas)

A MENSAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL




  "Bom dia, Fortaleza, a loura desposada do sol, terra de Iracema, a virgem dos lábios de mel..."

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

  "'DO PROF. GILMAR DE CARVALHO SOBRE FORTALEZA

  A cidade é feia, cresceu sem planejamento: sistema de saúde falho, escolas sem qualidade, trânsito infernal. Os poderosos destruíram as dunas, aterraram lagoas, emparedaram a orla, ocuparam praças e aterraram mangues. Levantaram edifícios dentro do mar, do mangue e nas áreas de proteção aos mananciais. Nossas praias ainda são (e serão
sempre) poluídas. Tudo é destruído em nome da ganância e do lucro. Temos vergonha do passado. Destruímos as marcas da memória. Tentamos
nos equilibrar entre populismos de 'direita' e de 'esquerda'; shoppings e comércio informais; 'topics' e blindados. Tentam nos vender a ilusão de que tudo se resolverá em 2014, por um passe de mágica ou por um toque de bola. É difícil viver em qualquer lugar.
Viver aqui parece ser pior. A semente plantada em torno do forte deu neste caos. A nave vai, à deriva."

   'Pois bem:  Tirando algumas especificidades caracterísitcas da capital da Terra da Luz, o sábio professor disse tudo e não só se aplica a qualquer capital, como também à mais distante vila desta nação sucupirana.

  Pois bem 2: Isso mesmo, amado, estimado, idolatrado, e tantos outros ...ados, leitor destas agora 'bem traçadas' linhas.

  Pois bem 3: O título honorífico agora de não mais aspirante mas sim 'escribra-mor' sucupirano, junto com a posse da cadeira número um da APL, me exige também o compromisso de não mais escrever mal traçadas e sim 'bem traçadas'.

  Pois bem 4: E como traço bem...

  Pois bem 5: Mas voltando ao assunto...

  Pois bem 6: O sábio mestre disse tudo, a respeito de toda e qualquer cidade ou cidadela. De norte a sul, leste a oeste, não escapa uma... O que ele descreveu é uma realidade de todas, sem excessão...

  Pois bem 7: Inclusive, das planejadas, que mal são inauguradas e já começam a ter suas plantas alteradas, com riscos no chão feitos na base do cabo de guarda-chuva.

  Pois bem 8: Aí, todas ficam assim...

  Tenho dito... E sempre!!!
'"

  (MANUEL DE JESUS - Coreaú - CE.)

FORTALEZA: 286 ANOS!



  286 anos de FORTALEZA

ELE FOI O HUMOR, A PICARDIA, A CRÍTICA ÁCIDA,...

...

...

...





  ... o gracejo...

FORTALEZA CIDADE



















  (Imagens do Google)

FORTALEZA

  De um lado o trânsito caótico, praças maltratadas, pobres no Centro, desencanto nas ruas e avenidas, violências,... Do outro belas praias, História latejante, povo trabalhador, heróis nas estátuas e nas ruas,... Essa é Fortaleza. Uma cidade. Um paradoxo. Parabéns!

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...