sexta-feira, 18 de maio de 2012

AS INTOCÁVEIS "UNANIMIDADES"

  Há por aí uma exigência pela volta do seriado Chaves, no SBT. Há assuntos no Brasil que são tabus. Como por exemplo dizer que o seriado mexicano é de uma mediocridade estafante! É complicado enfrentar certas verdades por aqui. Como não temos tais problemas...

A CRÔNICA DO PASSADO

   As mulheres do sertão tem um passado de dor, de luta, de lamentos mudos... No passado o arroz era pelado em pilões, todos sabem! Existia os instrumentos talhados da posição vertical, outros na horizontal. Logo de manhã as mulheres da casa eram arregimentadas para preparar o almoço. E iam todas para o pilão. Algumas desenvolviam uma espécie de gemido, ouvido logo depois de cada pancada, desferida com a mão-de-pilão. Era uma forma de vencer a canseira, o cansaço...

IJF

  Se um dia me pedissem para aplaudir de joelhos o Instituto Doutor José Frota, do Centro de Fortaleza, eu não criaria problemas para fazê-lo. Trata-se de uma respeitável instituição de saúde...

NÃO FAÇA ISSO!

  Uma colega de trabalho está indicando no Facebook um livro que teria sido publicado a partir dos relatos espíritas de "Léon Tolstoi". O que é isso, companheira!?

DESFILE DE BELDADES

 


 As emissoras de TV investem cada vez mais nas chamadas "moças do tempo". Hoje, pela primeira vez, vi a bela Flávia Freire fazer uso dos recursos tecnológicos a sua frente (e não mais de lado ou como pano de fundo). Esse exagero pode ser criticado. Mas as meninas tem feito um bom papel. Alguém discorda!?

OS MALES DO CAPITAL


  Do Facebook do Aprígio Teles

DO DIÁRIO DE UM NAVEGANTE



RIO COREAÚ

Naveguei nas tuas águas,
Fortes correntes invernais,
Vindas do cimo da montanha,
Na cadência do remanso fugaz.

Caudaloso seguia o sinuoso leito.
Na simbiose cativa dos carnaubais.
Vicejando o vale rumo ao oceano.
Ora um mero regato poluído jaz.

O ronco da cheia era o prenúncio.
Da vindoura trágica desilusão.
Canoa de além-mundo à deriva.
Ocupada por ignota tripulação.

Os curiós sedentos de tuas águas,
Há tempos cessaram o seu cantar.
O índio ainda atiça o cão matreiro,
Para o suíno em disparada alcançar.

Rio, tuas águas levaram muito sonho.
Rio que medrou a minha tenra ilusão.
Por que te fizeram esse mal medonho?
 Ó, rio que corta a Palma do meu coração!

Noutra época fluente de março a agosto,
Ora quase depósito de resíduo e dejeto.
A vida foi banida ou morta de desgosto.
  E o rio sucumbiu sob o descaso abjeto.

A ponte apagou a Barragem da história.
No "Rabo da Gata" só restou desilusão.
O "Poço do Carro" só ficou na memória.
Até as lavadeiras olvidaram o "Socavão".

Das barreiras os meninos não pulam mais,
A alta mutambeira envelhecida ressequiu.
Assoreamento e moita morta dão os sinais.
Do lento arquejar do ecossistema que faliu.

O pau-do-rio não se avista em canto algum.
A cobra grande sozinha para o mundo partiu.
Os curumins ignoram o estouro do canapum.
Nem o imponente bambuzal da curva resistiu.

          A mãe d'água desfaleceu e foi enterrada,
  Naquele velho cemitério abandonado.
Seu espírito tornou-se alma penada.
Que ainda vela o seu filho desprezado.

                (Francisco Eliton Meneses)

  NA LUTA CONTRA A EXPLORAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  "Hoje, 18 de maio de 2012, lembramos a morte cruel da menina Araceli, que, sequestrada neste mesmo dia no ano de 1973 no Espírito Santo, foi drogada, espancada, estuprada e morta, com então apenas oito anos de idade. O crime ficou impune. Sua mãe não entrou na Justiça. Evidências apontam seu envolvimento (da mãe) com ilicitudes, traficando drogas para os abastados da região, dentre eles os que abusaram da menina. Encontrada morta e desfigurada pela ação de ácido, só sepultaram seu corpo passados três anos.
  A menina virou ícone, representando todas as crianças que são violadas pela desumanidade. Faz-nos ater para infinidade de meninas tais quais ela, constantemente agredidas, em casa, na rua, em bordeis, em tantos lugares, escondidas, sofrendo caladas.
  O horror que é abusar sexualmente de uma criança, agredi-la física e psiquicamente, é incomensurável. Não podemos nos calar perante as monstruosidades! É dever denunciar! É fácil denunciar! Basta discar, para ajudar na minimização da dor, o número 100 e denunciar. Não podemos nos calar perante tanta injustiça!"

  (Benedito Gomes Rodrigues)

POLÍTICA DE ESGOTO!

  O petista Vacarezza foi pego em mensagem a Sérgio Cabral, em que diz "a relação com PMDB vai azedar, mas não se preocupe você é nosso e nós somos teu". Vá você confiar no poder!

MAIS LUTO NA ACADEMIA

  “Morreu o bibliófilo e professor José Alves Fernandes (79), docente aposentado o Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal do Ceará. Membro da Academia Cearense de Letras e da Academia Cearense da Língua Portuguesa (onde foi Presidente de 31 de março de 1990 a 10 de abril de 1992), José Alves é autor do Dicionário Cronológico da Língua Portuguesa, ainda inédito, no qual rastreia a origem das palavras.
  Entre a sua produção escrita, está a colaboração para o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa e para o Atlas Linguístico do Estado do Ceará (Edições UFC), além da elaboração do Dicionário de Formas e Construções Opcionais da Língua Portuguesa (Edições UFC). (...)."

  (BLOGUE DO ELIOMAR)

A PERGUNTINHA INDIGESTA!

  Por que a epidemia de dengue de Fortaleza estava sendo escondida? A serviço de quem estão os que assim agem? Quem se beneficiaria com tal gesto? Porque precisou vir de Brasília a confirmação da catástrofe!?
  Detalhe: professores e alunos estão faltando aula! O dia-a-dia das escolas está refletindo o drama!

TEU PASSADO TE CONDENA!

    "A sociedade cearense precisa ficar de olho na malandragem dos governos em face da Lei de Acesso à Informação, que passou a viger a partir de ontem. O governo do Estado do Ceará, por exemplo, useiro e vezeiro em negar informações, as mínimas que sejam, à bancada de oposição na Assembleia Legislativa Do Ceará, enviou à Casa uma Mensagem 7371/2012, que apresenta regras específicas para a administração pública cearense cumprir a supramencionada, para a qual foi solicitado regime de urgência. PURA HIPOCRISIA!!! Na mesma sessão os deputados da bancada governista negaram apoio a um simples requerimento de autoria do deputado Heitor Férrer solicitando informações ao Tribunal de Contas dos Municípios-TCM, que passa uma eternidade para julgar contas de prefeitos municipais. Ora, se negam a um representante legítimo do povo o direito inalienável de receber informações de órgãos públicos, o que não farão com o cidadão desvestido de autoridade institucional?!!! A SOCIEDADE DEVE, PORTANTO, FICAR DE OLHO NESSAS MALANDRAGENS PARA QUE A LEI, DE FATO, SEJA RESPEITADA E OBEDECIDA."

  (BARROS ALVES)

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na "maior democracia do Mundo". De araq...