quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

QUE OS SABIDOS ENGULAM ESSAS!



  "Nossa deformação cultural nos faz pensar que cabe a um segmento da sociedade levar cultura a outro. Nós temos é que buscar a cultura no povo, dando condições para que ela brote."

   (Fernanda Montenegro)

   "Cultura é gente, diversa, plural, multifacetada, que na identidade de cada um forma o caldo coletivo que alimenta a história. O que importa é alimentar gente, educar, empregar gente."

   (Sergio Mamberti)

LÁ TEM!

O NATAL

  Natal não é apenas sorrir ao próximo, mas compreender a ausência do sorriso; não é só lembrar da família, mas de quem não tem família pra se lembrar; não é só festejar o nascimento de Cristo. Mas lamentar por quem não pôde nascer, impedido pela pílula ou pelo aborto, pela ignorância ou pela falta de sentimento... É agradecer pelos amigos que fez.
  É um dia pra enxergar o outro e nele encontrar algo de valor... Além de cultivar uma força suprema. Natal é ajudar um irmão que (ainda) não se reencontrou!"
  Prof. Valdemir Mourão, in “Poesia pra quem ama”

SABEDORIA

  "Dentro de mim, existem dois lobos: o do ódio e o do amor. Ambos disputam o poder sobre mim. E quando me perguntam qual lobo é vencedor, respondo: o que eu alimento!" 

  (Provérbio indígena)

NO MATO SEM CACHORRO

  No Congresso Nacional brasileiro despontam Romário, Tiririca, Marco Feliciano, Kátia Abreu, etc. Ou seja, estamos tendo que suportar uma das piores safras de políticos dos últimos 50 anos! Aquele Congresso que já teve Ulisses Guimarães, Nélson Carneiro, Valdir Pires, Darcy Ribeiro,... Estamos liquidados!

A HISTÓRIA... RASA!

  "Ando meio cansada de tanta ignorância sobre a presença indígena nesse País. Nos últimos dias tenho escutado verdadeiros absurdos... de pessoas que sabem ler, que tiveram acesso à educação, internet... Pessoas ricas, muito ricas, e supostamente cultas, que construíram seus pequenos paraísos na fronteira de uma terra indígena demarcada há mais de 30 anos, mas que nunca sequer se deram ao trabalho de fazer uma pesquisinha básica, via Google, antes de saírem por aí propagando mentiras de toda sorte. Vivem num dos destinos turísticos mais cobiçados do extremo sul baiano. São, em sua maioria, pousadeiros de São Paulo, Minas, Rio e da Europa, mas também conservacionistas anti-presença humana em áreas de proteção ambiental. Não fazem parte da bancada ruralista, mas se utilizam dos mesmos argumentos dela. Se eu tivesse paciência, pediria para lerem ao menos esse trechinho do texto que aqui posto... Para não soarem tão ignorantes, porque não dá pra questionar a presença pataxó entre os rios Caraíva e Corumbau, e porque continuar afirmando isso é no mínimo ridículo. No mínimo. As pessoas sabem ler, têm internet, mas têm também preguiça de pesquisar sobre o que falam. Aliás, isso vale pra muita coisa, inclusive pras asneiras que tenho que escutar todo dia sobre o Bolsa família... de gente que ganha muito dinheiro, de gente que está no topo da pirâmide... A preguiça de ler, pesquisar, pensar,... Preconceito escancarado... Ai, ai, que preguiça disso tudo!"

  (Joceny Pinheiro, pesquisadora cearense)

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...