17 de set. de 2025

ESCÁRNIO

O Congresso Nacional perdeu de vez a vergonha e o medo das ruas; os parlamentares (maioria) de direita e da extrema, sabe que a cegueira coletiva/o fanatismo lhes garante o futuro. Pronto!

E haja esquemão, no ano que vem!

IMAGINE UM JORNAL COM ESSE TIMAÇO

 



1. Fechou as portas em 1991!

2. Esse Sérgio Cabral aí é o pai!

LEMBRA DO "ACABOU A MAMATA!"?

"Os senadores Eduardo Girão (Novo-CE), Damares Alves (Republicanos-DF) e Magno Malta (PL-ES) viajam para a Itália nesta quarta-feira, 17, onde irão visitar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP)."

Ricardo Noblat

"RELIGIÃO: ÓPIO DO POVO" (?)


 

A CEASA TEM OMBUDSMAN

 

UM DEBATE DE GENTE GRANDE


 

POEMAS NA CIDADE

"(...) 

Este ano, quem circular por bairros como Aldeota, Maraponga, Messejana, Parquelândia e Benfica encontrará versos impressos em, escala monumental. Trechos como 'O bom da vida é teimar!' (Stênio Gardel), 'Toda palavra é uma paisagem com ar e lugar dentro dela!' (Tércia Montenegro) e 'Tanto penso e sinto entre palavra e silêncio, esse labirinto!' (Paulo Fraga-Queiroz), dão a medida da pluralidade poética, que vai ocupar a paisagem urbana.

O encerramento do Poesia em Cartaz está previsto para dezembro, ainda sem data definida, com um grande sarau aberto ao público na praça do Museu da Imagem e do Som do Ceará (Av. Barão de Studart, 410 - Fortaleza / CE), quando os poemas ganharão voz dos próprios autores e serão projetados na fachada do museu.

O projeto é uma realização de Paulo Fraga-Queiroz, que também assina a curadoria, organização e produção. A proposta conta ainda com o apoio de um conselho técnico formado por Alan Mendonça, Alexandre Barbalho, Cliff Villar, Kelsen Bravos, Luciana Targino, Mailson Furtado, Mona Gadelha e Nazaré Fraga. O projeto gráfico e o design visual são de Gesse Colares e do próprio Paulo Fraga-Queiroz. O Poesia em Cartaz só ganha força graças às parcerias institucionais e de mídia, com apoio da Bandeirantes Mídia Exterior, Divulcart, RH Outdoor, Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS) e do Caderno Vida & Arte do jornal O Povo."

https://www.publishnews.com.br/materias/2025/09/10/poesia-em-cartaz-transforma-ruas-de-fortaleza-em-palco-para-80-poetas-do-ceara

POEMA CITADINO


 

CULTURA PROMOVIDA POR...

IMAGINE um prefeito mandar espalhar poemas, pela cidades inteira? Bonzinho ele, não? Parece até gostar de cultura... Difícil é acontecer...  

Mas, em Fortaleza: "O projeto Poesia em Cartaz, idealizado pelo publicitário e escritor Paulo Fraga-Queiroz, vai espalhar versos de 80 poetas, letristas (...)."

Ou seja, aqui, virou realidade. Viva!

A CEASA É DO TEMPO DO GARRAFA AZUL E DO CÉSAR CALS (CE)

 

CIDADES: DIVULGANDO-SE

 


A HORA DO ALMOÇO

Hoje, foi na Ceasa (Maracanaú). Sim, tem pequenos restaurantes, dentro da Central. E a gente come uma comidinha gostosa, em meio a carreteiros e chapas. Ou seja, no meio do povo!

PRISÃO/"ESCOLA"

No Brasil, preso fica o dia todo, sem nada construir; homens e mais homens amontoados, sem rumo ou destino; e aqui, fora, os hipócritas querendo que eles apodreçam, por lá. Finge-se não saber que, ao sair, os criminosos saem mais revoltados, com a sociedade ou "experts", em vários outros crimes. Esse povo tinha que ter trabalho, ocupação; mas o Congresso, tá muito ocupado, para debater isso; ocupado, diga-se, com suas próprias presepadas!

FOGUETÓRIO

Já são quase 100 os engaiolados, em dois dias. Será que hoje tem mais? Estado, cresce pra cima deles!

"DIZES-ME COM QUEM ANDAS..."

De que lado está seu político de estimação? Com quem ele anda e toma rapé? Com quem divide a sede d'água? Essas questões precisam estar na ordem do dia, viu?

20 MINUTOS (?!)

Que, muitas vezes, viram 15/18 de recreio, nas escolas municipais, de Fortaleza. Pouquíssimo tempo pra fruição e para a socialização de crianças e jovens; propus ao vereador Gabriel Biologia esticar isso, pra 30 m. Caso ele paute, a Câmara poderá debater a novidade!

ALGUÉM MANDE ESSA PAUTA PRA OPOSIÇÃO

Saúde, educação, empreendorismo, açudagem, peixamento, dragagem de açudes, lagos e lagoas, agricultura, meio ambiente, turismo, pecuária, vacinação, artesanato, cultura...

OS NOMES DELES ESTÃO NO MUNDO

Parlamentares (para lamentar), estão nas listas, que rodam na Net. Mas pra que, se o cidadão (muita gente) vota no deputado do prefeito, do padre do pastor. Sim, muita gente não pensa com a cabeça que tem, em cima do pescoço, e vota onde o velhaco do poder manda. Assim, fica difícil!

Sem consciência de classe...

ATUALÍSSIMOS

"Página infeliz da nossa história

Passagem desbotada na memória

(...)

Dormia

A nossa Pátria-mãe, tão distraída

Sem perceber que era subtraída

Em tenebrosas transações!" - Chico Buarque e Francis Hime

O PODEROSO APARECE SÓ PRA CURTIR A BELEZA DA "CIGANA", JÁ ENFEITADA

Eu não como sem farinha

Não misturo sem o ovo

Não danço sem um forró

Não suporto forró novo

E quem faz Cultura aqui

Ou ali, é sempre o povo!

NA EXTREMA EXTREMOSA

A luta contra a corrupção, era potoca!

Apito de cachorro, pra pastor repetir, nas igreja$!

"IMUNDA!"

A deputada federal Sâmia Bonfim (PSOL, SP), excelente parlamentar da esquerda, foi tratada desse jeito, pela igrejeira Bia Kicis (PL, claro, do DF). Sâmia pegou o microfone e disse tudo o que estava entalado na garganta dela e na nossa. Mas, esse aí é o nível do pessoal que quer salvo-conduto, para bandidar à vontade!

A NOVIDADE AQUI É GASTÃO|| ELE ESTÁ SEMPRE DO LADO DE LÁ

#NÃO

Célio Studart (PSD);

Luiz Gastão (PSD);

José Guimarães (PT);

Luizianne Lins (PT).

DESFAÇATEZ - 2

Nesse lista aí de baixo, tem gente que come no Governo Elmano, fatura com Lula e vota contra todos; gente que deveria ser varrida de nossas vidas; se não fosse a praga do voto de cabresto ou igrejeiro. Tem gente aí avezada, como Mauro Filho, André Figueiredo e Fernanda Pessoa!

NA DESFAÇATEZ DE ONTEM, OS DE SEMPRE|| DEPUTADO DE PREFEITO É UMA PRAGA

 

OPOSIÇÃO, VIRA O DISCO, VIU?|| TROCA AÍ A VELHA TECLA

 

CALÇA (DEVIDAMENTE) BORRADA

 

ONTEM, NA CÂMARA, NOVA ETAPA DA TENTATIVA DE GOLPE|| DESTA FEITA CONTRA O GOVERNO LULA, O SUPREMO E O PAÍS

 

30

NO RJ

Os 90 anos de Maurício de Sousa!