terça-feira, 12 de junho de 2012

RETA FINAL!

   Amanhã é o último da festa do distrito de Araquém. Festa que, infelizmente, foi manchada de sangue, pelo cruel assassinato de que já falamos aqui. Há uma família em prantos. Há uma família marcada pela dor! No próximo ano, na festa, ela chorará de novo. De saudade. De dor. Os infelizes e sua arma assassina conseguiram infelicitar muita gente. O conforto virá. O tempo o trará... Somente eles serão infelizes. Pra sempre!

ALGUMA SEMELHANÇA?




 










 Gérson Marques




 
  
Valdetário Monteiro

OAB EM COREAÚ

  Será inaugurada dia 15 de junho (sexta-feira) a Sala dos Advogados, no Fórum Francisco Gomes Camilo. O presidente da OAB/CE, Valdetário Monteiro, deve estar presente.

FROUXOS E COVARDES

   No Cigano, localidade de Coreaú, houve uma treta entre dois primos, à cerca de 30 anos atrás. Os homens engalfinharam-se no braço e na faca. Depois de perto de uma hora de contenda os dois foram escontrados desfalecidos, dentro de uma capoeira. Levados a Sobral, escaparam. Nos corpos dos dois ficaram as marcas. Um deles perdeu um braço. O outro teve o corpo retalhado. Há cerca de três, quatro anos vi um deles. As marcas continuavam lá. Não concordo com esse tipo de enfrentamento, claro, que demonstra um misto de ignorância, perversidade e intolerância. Mas, pelo menos, fala de um tempo em que os homens brigavam com força e destemor. Hoje a gente vê covardes tirarem vidas, por futilidades, por muito pouco ou quase nada... Falta respeito, diálogo, bom senso e coragem a essa gente ordinária... Revoltante! Como foi esse lamentável caso ocorrido no Araquém, com o filho do nosso conhecido Zé Antônio... Nossos sinceros sentimentos à família pranteada...

OLHA QUEM FALA!

  Os políticos de oposição à prefeita Luizianne Lins e até aliados dela tem tripudiado em cima dos resultados (vergonhosos) da Educação da capital. Mas quem fala, tem moral para tanto? O dono de casa que abandona o lar ou trata seus empregados a pontapés, pode falar da casa dos outros!? Os dramas da Educação no nosso Estado tem sido escondidos até com o uso da polícia! E aí!? Nem todos calam e engolem em seco! Há quem veja além dos biombos governistas!

SE O TEMPO PASSA, OS EXEMPLOS PERSISTEM


  "Às tardes, praticamente toda semana, ouvia ritmadas batidas no portão lá de casa. Um senhor moreno, de pele tão ressecada que chegava a brilhar, calçado com o familiar par de sandálias havaianas, parcialmente protegido do sol pelo inseparável e sempre soado chapéu de palha, e as mangas longas arregaçadas à altura dos cotovelos, batia a bengala, como que numa música ritual, insistente. Era meu avô, chamando-nos ao seu encontro para um momento de prosas e alegres gargalhadas, daquelas dum jeito que não consigo esquecer, típicas dele: soltas, descompromissadas, como se abraçassem a alma através dos ouvidos. Havia cada história... Histórias de luta, de dor, como também de conquista e de fé. Um homem do povo, exemplar!  O velho carpinteiro e agricultor de mão calejada e pé rachado pela quentura dos torrões da caatinga, humilde ar, dava-nos uma graça. Mal sabia eu o seu valor... Pobre moleque, ignorante, apenas o acompanhava e a meu pai, por vezes, ainda, dando uma de enxerido, cutucando a conversa... Recebia um ou outro puxão de orelha verbal ('ora, mais menino!'), como represália, ou mesmo provocando riso, em razão do besteirol.

  Vejo, hoje, porém, as tardes chegarem e se esvaírem e o portão continuar silencioso. Dá-me um aperto no peito! Quão bom seria tê-lo novamente conosco, sentado na cadeira num canto reservado da sala, tal qual outrora. Foi-se, entretanto sua lembrança ainda se faz presente e o vitaliza para mim, muita embora a falta não finde."

  (Benedito Gomes Rodrigues)

A LOROTA DO ANO!

  Dentre as piadas do ano a do cansaço de Ivo Gomes é praticamente imbatível!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...