domingo, 17 de fevereiro de 2013

QUE TAL?

  Para esse caso de Sobral vai aqui uma sugestão: levante-se o que caiu e na hora da (re) inauguração, chama a Cláudia Leite! Pronto!

SANGALIZAÇÃO DA VIDA!

  De novo, viramos galhofa nacional, depois do patético show de Sobral!

AS VESPAS VOARAM!

Lustosa da Costa, jornalista sobralense, já quase no final da vida, se dava por satisfeito com sua profissão por ainda incomodar e receber embaixadas raivosas, conservadoras e udenistas. Lembrei-me hoje do velho Lustosa. Ele tinha toda razão! Como Lustosa, nós aqui também não queremos igrejinha atrás de nós. Nem o esconderico das batinas! Por favor, afastem-se!

SEM INTERMEDIÁRIOS!

 Nosso e-mail: coreausiara@hotmail.com

 A/C de João Teles

COREAUENSES EMPOEIRADOS!

  "'O pior cego é aquele que não quer ver'. Assim, como diz o ditado, é a população coreauense... Para que se tenha um desenvolvimento sustentável municipal é fundamental que as escolhas dos eleitores sejam por pessoas voltadas para um crescimento local. O nobre promotor público Eliton Meneses, em parte, tem razão; no entanto, vejo que a maior pobreza dos nossos conterrâneos é a falta de um espírito de 'coreaulidade'. Deveriam se espelhar no patriotismo dos americanos ou dos argentinos... Teriam uma maior 'coreaulidade'! Quando o eleitor vende seu voto por qualquer 'mimo de candidato' é uma prova de que não respeita a sua terra natal. A grande maioria tem um pensamento imediatista... Certa vez disse-me Zé Bedeu 'dinheiro na mão, cidade no chão'. Daí os nossos coreauenses viverem no chão... empoeirados."

  Carlos Teles

DICA DE (BOA) LEITURA!

  Do Face do apeeliano Galba Gomes:

  "Governos espetaculares fazem espetáculos"

 http://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/1231960-governos-espetaculares-fazem-espetaculos.shtml

POBREZA EM COREAÚ



   "Perguntaram a um médico voluntário, num campo de refugiados da África, qual sua especialidade, e ele respondeu:
    Sou especialista em pobreza.
   O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o progresso de um país, de um estado-membro ou de um município, a partir de três dimensões: renda, saúde e educação. O último IDH medido de Coreaú corresponde a 0,591 (PNUD/2000), refletindo a pobreza acentuada do município.  
   O Prof. João Teles propõe dez questões, cujas respostas – ou tentativas de respostas – deveriam figurar num livro de História de Coreaú. A sexta questão indaga onde estariam os bolsões de miséria do município. Ora, não somente por acreditar na frieza dos números do IDH, mas sobretudo por conhecer a realidade coreauense, imagino que a questão seria mais facilmente respondida se realizada de maneira invertida, ou seja, se pedisse a indicação dos bolsões de riqueza da Palma. 
   Os bolsões de pobreza permeiam praticamente todo o município, particularmente as áreas periféricas da cidade de Coreaú e das sedes dos três distritos – Araquém, Aroeiras e Ubaúna –, as diversas vilas e localidades, desprovidas de quase tudo, os casebres isolados da caatinga; enfim, a pobreza se alastra pelos quatro cantos do município. Sendo honesto, poder-se-ia lamentavelmente caracterizar o município inteiro como um grande bolsão de pobreza. De toda sorte, como a questão pretende identificar especificamente aqueles que vivem na miséria – condição mais severa, típica de pobreza extrema –, haveria de ser realizado um levantamento específico, seguindo os rastros da pobreza que serpenteia todo o território municipal. "

  (Eliton Meneses, defensor público, em seu Blogue Diário de um Navegante)   

  DO BLOGUE: Minha referência foi ao que o advogado comunista Tarcísio Leitão chama de "desgraçados sociais". Ou seja, os deserdados, vítimas da niguenização, a quem o poder público não vê, sabe-se bem porque!

CUT QUE PARTIU!

   Os movimentos sociais, com a chegada do PT ao poder, ficaram que nem cachorro que cai do carro de mudança! Pouco gente ficou na lida! Implantou-se o desencanto! A mosca-azul do poder deu voos rasantes por aí e... quase tudo desmoronou!

UMA REFLEXÃO

  A deixa do colaborador Carlos Teles me traz a oprtunidade de puxar a brasa para uma sardinha. Não estaria na hora de a sociedade começar a fazer política sem a presença (paralisante) dos partidos? Não está na hora de puxar o "bloco" que nos interessa? Você luta, luta por uma partido. Depois ver caciques comandando as ações lá em cima e vendendo as ideias e a alma ao diabo! Temos os exemplos clássicos da Cultura e da Educação. Se a gente não puxar o carro das transformações dos dois  setores, os políticos, que nada entendem disso, vão fazer!?
  # Desencanto!

BLOCO NAS RUAS!

  "O Brasil não precisa de mais partidos e, sim, de políticos voltados para trabalhar em prol de uma população altamente necessitada de políticas públicas. Essa é a função dos nossos legisladores; coisa que não acontece, pois os objetivos que os levam ao poder são de interesse próprio.
  A decadência da política brasileira é decorrente da falta de ideologia das pessoas que compõem estas agremiações. O Partido dos Trabalhadores que lutou tanto para chegar ao Palácio da Alvorada é um desses partidos que está manipulando cargos públicos em troca de apoio governamental. O PT está comemorando trinta anos de existência e dez no Planalto. Daí vem uma pergunta básica:  a ideologia que percorria as veias do PT antes da 'subida' da rampa palaciana ainda existe? Com certeza não. O que temos é a governabilidade. Para obter esse apoio acendem-se velas até para o diabo...
  É inadmissível um País como o Brasil tenha tantos partidos. Já não bastam os existentes – inoperantes - e querem ainda aumentar esse número? Ao invés de aumentar esse número seria mais prudente reduzir os existentes. Somente assim, teríamos menos comercialização eleitoral.
  A população brasileira tem que ser protagonista desta seleção eleitoral. Como? Votando em pessoas vocacionadas para exercer a função de legislador público. O começo desta transformação deveria se dar nos municípios brasileiros. O que temos hoje são grupos políticos (famílias) que se alternam entrem si. É hora de fazermos uma revolução política. Escolhendo candidatos a vereadores e gestores municipais identificados com as causas sociais. Somente assim, teremos poderes Legislativo e Executivo voltados pra atender ao que a população mais necessita.
  Os movimentos sociais e eclesiásticos que tiveram um papel fundamental na chegada do PT ao Palácio da Alvorada, por que (hoje) se calaram? Será que foi a decepção com os companheiros? A vida é feita de acertos e erros. Podemos dizer que de mais acertos do que de erros. Porém, os erros cometidos hoje continuam sendo comuns aos do passado. Um desses principais é o da comercialização eleitoral. Está, mais do que na hora, dos movimentos (sociais) emergirem das profundezas dos seus silêncios e porem o pé na estrada. Por os blocos nas ruas, clamando, mais uma vez, pela participação popular, nesta assepsia eleitoral."

 Carlos Teles

NAQUELE FEVEREIRO (1942)...

  "Fim da Semana da Arte Moderna

  Apesar do título, 'Semana', o evento ocorreu em três dias. Cada dia trabalhou um aspecto cultural diferente: pintura e escultura, poesia, literatura e música. E marcou o início do modernismo no Brasil, tornando-se referência cultural do século XX. Participaram da Semana nomes consagrados do modernismo brasileiro, como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Pichia, Guilherme de Almeida, Sérgio Milliet, Heitor Villa-Lobos,Tácito de Almeida, Di Cavalcanti entre outros..."

 (Cláudio Teran)

MOBILIZ-AÇÃO!

   Com chuva e tudo os movimentos sociais e ambientais promovem (hoje) um ato público em defesa do Rio Cocó, que fica na zona leste de Fortaleza. O Cocó está sendo atacado pelo rico e poderoso cartel imobiliário da cidade. Gente de peso, que tem poder de fogo, aparelha campanhas eleitorais, etc. O riacho Timbó, afluente do Cocó, também está poluído e sendo destruído!

O MESTRE DARCY

  Darcy Ribeiro gostava de falar da boniteza do Brasil em vez de beleza. Isso pra ele fazia muita diferença! E como ele amava a "indiada louçã", que até hoje enxotam e tem como um estorvo...

O PROFESSOR QUE AMAVA O BRASIL!

  "Há 16 anos, o Brasil perdia Darcy Ribeiro." (Blogue do Eliomar)

darcy ribeiro

VELHA PRÁTICA!

   O DN de hoje mostra que muitos pacientes deixados no IJF (Centro) sequer referências familiares possuem. Ou seja, as ambulâncias jogam as pessoas lá e vão embora. O problema é antigo! E como os prefeitos, autores das insanidades não são punidos...

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...