domingo, 10 de julho de 2011

"A LOIRA DESPOSADA DO SOL"

  Quem quiser conhecer um pouco da Fortaleza Cultural, basta dar uma olhada no Blogue abaixo. Lá tem, inclusive, uma longa matéria com El louco, Mário Gomes, o poeta da Praça do Ferreira, ou o "vagabundo nato", como ele próprio reivindica-se.
 http://fortalezanobre.blogspot.com/

BRIGA DE CACHORRO GRANDE!

 O ex-ministro Zé Dirceu é um dos acusados no caso do Mensalão. A Procuradoria-Geral da República tem reforçado tais acusações. Dirceu tem dito abertamente que nada existe de provas contra ele e que vai provar sua inocência, "correndo o País". Seus algozes dizem o contrário! Pago pra ver em que isso vai dar! Como leitor da imprensa, também nesse caso, não me sinto bem informado.

  Clayton genial!

  (O Povo)

Rússia vai pedir nova divisão do Ártico na ONU

  "A Rússia afirmou que vai entregar um pedido formal à ONU (Organização das Nações Unidas) no próximo ano para resenhar o mapa do Ártico, ficando, assim, com uma fatia maior.

  O plano vem após o anúncio, feito na semana passada, que a Rússia vai enviar tropas e armamentos à região para garantir seus interesses. O pedido entregue à ONU mudaria as fronteiras do Ártico e permitiria a exploração do território que é rico em petróleo.
  Rússia, Noruega, Estados Unidos, Canadá e Dinamarca não concordam em como irão dividir a região rica em petróleo e que tem 30% da reservas mundiais de gás e que ainda não foram explorados, segundo uma pesquisa geológica americana.

  A Rússia disse que vai gastar milhões de dólares em estudos para provar que o fundo do oceano - - rico em petróleo, gás natural e minérios -- é parte extensão da Eurásia.

  O Canadá e a Dinamarca rejeitam a reivindicação russa. Eles afirmam que a formação geográfica é prolongamento natural do seu território.

  A Convenção da ONU sobre o Direito do Mar (1982) diz que qualquer Estado costeiro pode reivindicar o prolongamento natural do seu território terrestre até uma distância de 200 milhas marítimas da margem e tem o direito de explorar os recursos naturais nessa zona."

 (Folha Online)


 (Matéria encaminhada ao Blogue por Manuel de Jesus)

CHICO BUARQUE, EM "APESAR DE VOCÊ"

 "Você que inventou a tristeza/Ora, tenha a fineza/De 'desinventar'/ Você vai pagar/ E é dobrado/Cada lágrima rolada/Nesse meu penar! (...)"

 Contexto: Ditadura militar

FÓRUM RMF: ACINTOSO!

  Essa eu vi em cima da mesa do chefe de lotação da Secretaria de Educação de uma prefeitura da RMF: "Lista de Funcionários Terceirizados do Vereador...". "Admirável gado novo". Não vi o ferro. Mas devia estar esquentando em algum braseiro... Como acreditar nas administrações públicas?

A SENSIBILIDADE DO MANCHÃO

LAGARTAS-DE-FOGO

 

NATALÍCIO

 A mais bela flor que conheço é a de maracujá. Bem que ela podia se chamar ANGELITA! Parabéns! Paz coreauense!

Escritor americano James Ellroy faz elogios ao Brasil e critica a internet

 Jornal do Brasil - Luisa Bustamante



 "Quem vê o escritor americano James Ellroy, com cara de muitos amigos e uma camisa de botão floral, mal pode acreditar que é considerado um dos mestres do gênero policial. Conhecido por livros que renderam os filmes Dália negra Los Angeles, cidade proibida, o escritor falou, em entrevista nesta sexta-feira (8), na Flip 2011, sobre as adaptações dos seus títulos, a impressão que os americanos têm do Brasil e seu analfabetismo digital.

 Conhecido por ter livros longos, o autor afirmou que não entende a geração de poucos caracteres do Twitter, mas que acha o avanço da internet 'muito conveniente', porque permite que as pessoas se tornem 'covardes'.


 'Vocês passam o tempo todo 'transando' com seus computadores. Saiam para andar', aconselha Ellroy.

 'Outro dia me disseram que as pessoas terminam relacionamentos via e-mail', protestou. 'Vocês passam o tempo todo 'transando' com seus computadores. Saiam para andar, vão para o próximo bar e peçam aquela bebida de vocês, que mistura limão, açúcar e cachaça (em referência à caipirinha)', brincou, acrescentando que não usa computador ou celular, não assiste TV, não lê jornais e jamais leria um livro no computador.


 O escritor não poupou elogios ao Brasil e críticas à maneira como os americanos enxergam o país.

 'Os americanos acreditam seriamente que aqui só tem mulher pelada, sexo indiscriminadamente, grupos armados de extrema direita, selva e nenhum ar-condicionado', contou. 'Agradeçam por viverem aqui e não nos Estados Unidos'.  


 O autor, que participará da última mesa de sábado (9) na Flip, também fez alguma críticas às adaptações dos seus livros pelo cinema. 

 'O filme Los Angeles, cidade proibida é uma versão mais light do livro, mais macia, mas reconheço que é uma obra de arte que eu não poderia fazer', contou. 'Muitas outras adaptações foram mentirosas, acabaram estragando o livro, mas não é o caso desta.'

  Ellroy, que lança seu novo livro, Sangue errante, durante a Flip, afirmou que uma de suas maiores inspirações para escrever é a música clássica, especialmente Beethoven.


 'A evolução da música é abstrata, apaixonante', afirmou. 'Para mim, a música clássica se transforma quase que instantaneamente em narrativa.'"


  (Mais uma pauta de Eliton Meneses)

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ


  Um conhecido oligarca da Zona Norte comandava SEU município, do jeito que queria, desde que o mundo é mundo! Boa parte da administração (vá lá que seja!) era  realizada da beira mar carioca, uma vez que o felizardo morava lá. Quando aparecia no Ceará, era via colunas sociais amigas. Os colunistas amestrados tratavam marido e mulher como "o casal amigo". E tome uísque e festança! Depois, era voltar pro Rio, já que ninguém é de ferro! Hoje, AINDA hoje, nossos amigos da Zona Norte votam no filhote do velho casal e ajuda a manter a tradição de pé! Oh, coisa boa!'
 
  'Pois bem. Coincidência ou não, estive ontem de passagem no feudo em epígrafe e concluí: Por lá também, tá tudo caindo aos pedaços. De praças, logradrouros, ruas e avenidas, tudo está aos frangalhos... Como marca de uma Era perdida, algumas velas sem chamas e que ainda resistem ao tempo. Parece que são as únicas edificações firmes que lá fizeram nos últimos trinta anos.

  Tenho dito... E sempre!!!'"


 DO BLOGUE: Matou a charada! 

CULTURA POPULAR

  Há quem considere um violeiro um idiota. Pode ser (depende de quem olha!)! Mas um "idiota" que canta em sextinhas, construídas na quentura da hora, que incluem três palavras que rimam entre si e, às vezes, pegando a deixa do parceiro. Afora os martelos, as canções, as pelejas,... Sábios "idiotas"!

ROBERTA (BELA E ABUSADA) SÁ

TRIO AMARGURA


FINA FLOR DO ABACATEROL!!!

ELITON MENESES, (Itaóca - Fortaleza)

NÃO SERVE MAIS!?

 A deputada Eliane Novais (PSB) soltou os cachorros em cima do governador Cid (aliado) Gomes. Ué, o homem era tão bom! Já está até maltratando os servidores, dona Eliane?

AMBULÂNCIA, “FESTA”... ETECÉTERA, COISA E TAL...!!


Na ótica do Professor Davi Portela

VISITA A COREAÚ

  Neste momento estou em Fortaleza, mas minhas melhores poesias estão em Coreaú. Boa estadia!

TUITADA

 Sou professor. Quero trabalhar em julho! E quero participar da eleição do ano que vem. Será a hora da onça beber água!!


 http://twitter.com/#!/boregga

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO

 Uma iniciativa administrativa que merece todos os elogios é a do Orçamento Participativo. Pena que, na maioria dos casos, as escolhas de obras e serviços da população sejam sumariamente substituídas pelas dos vereadores mais ordinários da capitania. Aí, é de lascar!

DO ARAQUÉM NEWS

  "O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Cel. PM Francisco José Bezerra, autorizou a criação de equipes específica para tentar combater os crimes contra as agências bancárias, que se alastram pelo Estado. Serão oito equipes responsáveis pelo patrulhamento em todo o interior do Ceará. De acordo com comandante geral da PM, coronel Werisleik Matias, o secretário já determinou o deslocamento de duas aeronaves da Ciopaer para ficarem estabelecidas em Sobral e Juazeiro do Norte, com autorização para fazer patrulhamento aéreo, todos os dias, além de atender com mais agilidade possíveis chamadas contra assaltos e outras ocorrências."

 DESTE BLOGUE: Trata-se de uma BELA notícia!

MATADOUROS PÚBLICOS

  Os srs. prefeitos acham normal os matadores municipais do tipo pocilga maltratada. Mas eu nunca vi um deles sendo construído ao lado da casa dos homens do poder! Aceita-se com muita diplomacia a fedentina no nariz... do outro!

COMO ANDA SEU PREFEITO?

 Se você quer conhecer um prefeito, esqueça o que dizem seus apaniguados e observe:

1. As entradas da cidade; 2. Os banheiros da Rodoviária e do Mercado Público; 3. A farmácia do Posto de Saúde e 3. As escolas reais (não vale as enfeitadas pela oficialidade!); 4. As ruas da mais longínqua periferia. Se tiver tudo em ordem, suba no tamborete e diga: FEZ o dever de casa!

E O RESTO DA CIDADE?

 Aliados da Professora prefeita Luizianne Lins pulam que nem pipoca, comemorando a construção de belo Jardim Japonês, na Av. Beira-mar. A obra é realmente muito importante... Mas, e o resto da cidade? A Praça do Ferreira está repleta de moradores de rua e sujeira; a Praça Clóvis Bevilaqua está deserta. Quem vai cuidar do resto da cidade?

DISCURSO APEQUENADO

  Se a oposição aos prefeitos os critica "porque não gosta da cidade", que dizer então quando eles surrupiam o dinheiro do município? Agora bateu aquela dúvida? Seriam eles seres freudianos ou ratos-de-igreja mesmo?

O CAMINHO DO CEÚ!

 "Como o dinheiro público é roubado de prefeitura


 O POVO revela os mecanismos pelos quais a corrupção toma conta de muitas prefeituras do interior cearense."

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...