domingo, 12 de junho de 2011

O CAOS TRAZIDO POR UMA GREVE

 Mesmo tendo as aulas repostas, os alunos perdem o ritmo natural de estudos. Além disso, o início do ano letivo seguinte vai ser tardio. Muitos alunos podem migrar para as escolas particulares ou para municípios vizinhos. E sabe o que isso significa: queda no repasse do FUNDEB. Está faltando inteligência oficial!

ESCOLAS NOTA DEZ

 Embora considere alvissareiras quaisquer tentativas de melhorar o ensino no Ceará, temo que o Governo do Estado esteja montando um ranking das melhores das piores escolas! Como saber se os números representam tanto avanço, se não tenho outro parâmetro? Gostaria de ver a Fundação Carlos Chagas ou a Fiocruz confirmando os reais avanços!

ESCOLA PRO ARAQUÉM!

  "Li nos Blogues do Professor Romildo Moura, Coreausiará e Araquém News:

  'Na ocasião também foi lembrado que Coreaú teve uma escola nota 10 (essa realmente é uma boa notícia) aproveitando a deixa o prefeito prometeu que irá equipar com móveis novos as escolas do município chegando a usar o seguinte termo: 'escola de rico para pobre', afirmando que teremos escolas estilo Luciano Feijão. Bom o que nos resta agora é esperar que as promessas sejam realmente cumpridas, lembrando que falta menos de dois anos para o atual mandato terminar.'

 '- Oh, caboco véi abestado para ler Blogue! Deste jeito vai acabar é virando 'dotô'. Num tem o que fazer não, hem?
 - Calma... calma... calminha.... calmazinha, amado, estimado, idolatrado e tantos outros ....ados leitor destas mal traçadas linhas... Posso falar.... ou melhor... escrever?
  - Pode!!! Mas vê lá o que vai escrever... Não deboche desta matéria... Não vou permitir...
 - Tudo bem. Vou tentar ser doce... Não assim na base do Zero Cal, mais prometo ser o mais diet possível...
  Pois bem: Fico entre  muito entusiasmado, satisfeito e muitíssimo preocupado.
-Não entendi... Não realidade não é só eu que não lhe entendi. Poucos o entendem. Aindo-lho mando para a camisa de força. Começe explicando seu entusiasmo:
  - Meu entusiasmo advém da promessa  'escola de rico para pobre', afirmando que teremos escolas estilo Luciano Feijão.'

 
Em assim sendo: Vou-me embora pra Parságada, digo... digo... vou-me embora pro Araquém, e economizar alguns reais tirando minha prole da escola privada que ruma mesmo para a privada. Isso é muito bom, pois como já dizia Samuel Blaunstein é melhor filho no escola pública do que prejuízo na bolso.

 - Parabéns! Enfim, elogiastes e ficastes satisfeito com algo. Mas me fale de sua preocupação.
 - Minha preocupação advém deste negócio de escola nota 10.
  - Mas uma vez não lho entendo. Nota Dez para você é motivo de preocupação? Você é mesmo um cavalo ignorante. Se fosse Zero sua preocupação era justificada. Mas foi nota 10. Ouça bem DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEZ.
  - Pois é. Dia desses eu conversei com pessoa que conhece bem a tal escola nota dez que brincou comigo. Segundo minha fonte: '- Se aquela escola é Nota Dez, imagine as outras com notas menor.

  Tenho dito... E sempre!!!'"


  (Manuel de Jesus) 

PARTIDO, ESSE DETALHE...

 "De acordo com o professor de Ciências Políticas da Universidade de Fortaleza (Unifor), Francisco Moreira Ribeiro, os Ferreira Gomes têm capacidade de fazer uma leitura muito eficaz das conjunturas e, a partir daí, elaboram suas estratégias. 'A história deles é marcada justamente pela negação do sistema partidário', explica, acrescentando que Ciro Gomes (PSB), por exemplo, já passou por várias siglas e escolha delas se passa pelas possibilidades de otimizar o processo político eleitoral.

 'A proximidade deles com o PT vai se dar em função da viabilidade político-eleitoral deles. Não há identidade ideológica.'"

 (O Povo)

OLIGARQUIA MODERNOSA

 O Povo de hoje analisa a grande aliança dos governos federal, estadual e municipal (Fortaleza) no Ceará. Pra mim algo absolutamente nefasto! Muito poder concentrado em mãos ambiciosas...

NEM DEUS ESCAPA!

  "Para ampliar seu eleitorado e buscar paz e a felicidade, o deputado delegado Cavalcante decidiu ser um ardoroso católico. Frequenta o Terço dos Homens nas igrejas de Fortaleza. O terço é uma forma encontrada pela Igreja de manter mais fiel seu rebanho masculino."

 (Roberto Moreira)

DOIS ABSURDOS!

  O experiente Roberto Moreira, manda-chuva da TV Diário escreveu dois absurdos, numa nota de seu Blog, no site da TV Diário. O primeiro: o Sindiute é um movimento político, do Crítica Radical, das Professora Rosa da Fonseca e Maria Luiza Fontenele. O segundo: o Sindiute é um sindicato de fora da CUT. Absurdos! O Sindiute é governista e cutista, o que o Crítica Radical não é!

GEOPOLÍTICA. MANDA QUEM PODE!

  "Há conflitos militares abertos e sangrentos na Líbia, Síria, Yemen, Costa do Marfim, Bahrein entre outros países. E o que faz a Otan?"
  (Emir Sader)
 

SE PUDESSE... ESTARIA LÁ!

 Não creio em sindicalista que enche o twitter de recadinhos deslumbrados para figurões do governo, num acenar de lenço despudorado e inconsequente... Olha a mosca azul!

BORIS ATUCANADO

 Mais uma do Paulo Linhares, que é filho do Professor Edgar Linhares, guru cidiano para assuntos educacionais: Boris Fausto: um intelectual de costas para o Brasil."

A IGNORÂNCIA INDISFARÇADA

 Experiente atriz global pergunta: o que é elite no Brasil? Coitada, estava no teatro (da vaziedade) em todas as aulas de História! Na pergunta apalermada dela já tem elite!

O ÓDIO INDISFARÇADO

   Paulo Linhares, ex-secretário de Cultura do Estado
 

AIRTON MONTE E UMA CRÔNICA

   SONO DE BEBÊ

 "Se existia um sujeito inteiramente desprovido da mínima vocação para as lides casadouras, esse indivíduo era o Zé das Couves. Assim alcunhado pela ferina língua do imbatível canelau, por ser um feliz proprietário de uma barraca de verduras na Feira da Gentilandia, cuja maior especialidade tratava-se, obviamente, das couves, embora seu próspero comércio oferecesse, aos habituais fregueses, outros tipos de vegetais, inclusive as populares ervas medicinais, capazes de curar, com inegável eficiência, todos os males do corpo e da mente, desde dor de cotovelo à espinhela caída. Pois o nosso herói abominava, com todas as forças d’alma, sequer pensar em casamento, amarrar-se a uma só mulher pelo resto da vida, perdendo a sua tão prezada liberdade de boêmio incorrigível e sua fama de conquistador barato. Contumaz frequentador de bordéis e terror das domésticas secretárias, o Zé das Couves preservava a sua aprazível solteirice com férrea tenacidade, como quem guarda um tesouro de pirata.

  Namoradas teve aos montes e às mancheias. Dessas indigitadas, algumas chegaram até a ser promovidas à ansiada condição de noiva. Entanto, quando constatavam que o futuro marido não iria mudar seus noctívagos costumes, seus hábitos mulherengos, logo pulavam fora do barco e o Zé das Couves continuava levando a vida que pediu a Deus. Mas, um dia a casa cai e o nosso herói teve que render-se às evidências. Achou de atrair-se perdidamente pelos encantos fatais de uma mulata sestrosa, filha única de um companheiro de trabalho. Namoro vai, namoro vem, a garota cedeu ao pedido de uma prova de amor e findou por engravidar. O pai da moça, açougueiro, conhecido por sua valentia, botou a faca nos peitos do Zé, exigindo a reparação da honra e o Das Couves se viu obrigado a encarar o que tanto temia: o casamento. E assim, casou-se, porém não abriu mão de viver como sempre viveu, na farra, embora restringindo, a contragosto, a esbórnia somente aos fins de semana. A mulher aceitava as fugas do Zé ou fingia aceitar e os dois iam levando o barco matrimonial.

  E assim, entre tapas e beijos, idas e voltas, passaram-se os anos, vieram os filhos e o Zé permanecia o boêmio de sempre, a esposa suportando, ali firme feito uma rocha, as farras do marido, as suas puladas de cerca, parecendo habituada com o esposo que o destino lhe deu. Um belo dia, o nosso Zé chegou em casa, como de hábito, depois de pegar o sol com a mão, mais pra lá do que pra cá, mais morto do que vivo, maltrapilho e maltratado, com um bafo de cachaça daqueles de matar dragão. Deu-se, então, aquela titânica batalha pra conseguir enfiar a chave na porta, abrir cadeados até adentrar o sagrado recesso do lar. Tudo que queria era um copo d’água gelado de trincar os dentes e desmaiar no leito conjugal. Assim, a noite teria um final feliz, com muita rapadura pra matar a ressaca. A noite havia sido comprida demais, como se a noite tivesse medida, rumo, direção. Ora, meu caro Zé, com toda sua experiência, tantos anos de janela, você ainda não sabia, como deveria saber, que a noite é o imprevisível? O inesperado? O desconhecido?

  Afogado nos etílicos vapores, nem percebeu que não havia mais ninguém em casa, a não ser a sua cambaleante figura. Tirar a camisa, descalçar os sapatos até que não foi tarefa das mais difíceis. Na hora de desvestir as calças foi que o bicho pegou. Para um sujeito embriagado, tirar as calças é como escalar o Everest. Balança, balança, balança, mas não cai. Porém, caiu. De repente, estirado o chão do quarto, seus olhos já meio embaçados se deparam com um desaforado bilhetinho: 'Quem é a quenga com quem tu anda agora, pra te fazer dormir fora de casa e eu que fique sem homem'! O Zé foi tomado por uma feroz indignação. Quem dera houvesse mesmo uma quenga. Dormir fora de casa? Como se a noite tivesse sido feita pra dormir. O que no fundo lhe doía mais naquele bilhete era o imperdoável insulto à sua virilidade. Sentiu-se profundamente desmoralizado, mas estranhamente sentiu-se feliz. Ainda era capaz de despertar ciúmes na esposa às cinquenta mal dormidas e encachaçadas primaveras. Pensando nisso, arrastou-se até a cama e dormiu um pesado e inocente sono de bebê."


Airton Monte, médico psiquiatra
airton@opovo.com.br

DENÚNCIA NA TRIBUNA DA IMPRENSA

  "Professora que diz ser filha de José Alencar (empresário e vice de Lula duas vezes) nunca conseguiu que ele fizesse teste de DNA. Agora, pede que o meio-irmão faça o exame, também não consegue. E tinha gente que considerava José Alencar um exemplo."

  http://www.tribunadaimprensa.com.br/?p=18983#comments

Cordel: A Lição da Professora Amanda


 "Fiquei super feliz com o cordel produzido pelo meu amigo, o professor potiguar, radicado em São Paulo, Nando Poeta e seu parceiro Varneci Nascimento. Muito bom ver as diversas linguagens artísticas também se manifestando em defesa da educação pública.

 'Uma professora fez
Um chamamento ao Brasil.
Pra cuidar da educação
Que está como um barril
De pólvora para explodir
Da maneira mais ardil.

Do púlpito da Assembleia
Silencia deputado,
Secretária e Promotora
Num discurso inusitado
E responsabilizou
A cúpula do seu Estado.

Lá da esquina do mundo
No Rio Grande do Norte.
Uma voz suavemente
Com o seu sotaque forte
Trouxe aos educadores
A luta como suporte. (...)'"

UM EQUÍVOCO...

 Li no Araquem News que o prefeito de Coreaú prometeu para o distrito uma escola de "rico pra pobre", "estilo Luciano Feijão". Primeiro: o patrão de qualquer prefeito é o povo! Logo, ele não deve ser visto como um "pobre" qualquer. Segundo: não é favor de nenhum prefeito realizar obras e terceiro: é desanimador um prefeito ter como parâmetro, para construir escolas, uma escola particular de outro município. Tem muita escola pública modelo por aí!

COISAS DA POLÍTICA

  Em Maracanaú o PT deve abrir mão de uma candidatura própria, em nome de uma aliança desastrada com o PR, de Roberto Pessoa; em Fortaleza o PSB deve votar no poste de Luizianne Lins. Em Sobral, segundo Macário Batista, o partido renega uma candidatura prata-da-casa. Partidos, tão partidos que parecem cacos!

DESPRESTÍGIO


"O aniversário comemoradíssimo em Sobral do sr. Leônidas Cristino, um filho da Palma que ganhou o mundo e virou Secretário de Portos, ele que nunca encostou-se num barco, teve uma baixa: Os irmãos Ferreira Gomes não foram pra lá, nem mandaram representante. É que não queriam incensar um sonho de candidatura do irmão de Leônidas, o sr. Gerardo, que anda enlouquecido pra ser candidato pelo PSB a prefeito da cidade. Não será, pelo menos nos querer de Cid.

 (Macário Batista)

UMA VOZ QUALIFICADA!

 Airton de Farias

 "Patrícia, Ciro, Cid, Lúcio, Tasso e Cia. representam a mesma coisa praticamente: os interesses do projeto empresarial do CIC."

E AS AVES AGOURENTAS PERDERAM MAIS UMA!

 "Enem bate recorde com 6, 2 milhões de alunos inscritos"

 

  (Yahoo)

E ENVIADO AO ELIOMAR DE LIMA

Greves, incompetência, desinformação, desrespeito às leis, desmandos, ausência de auto-crítica, trânsito caótico, terceirizações inflacionadas, sindicalismo apelegado no centro do poder, Professores apoderados, renegando o passado de luta e engolindo o discurso,... Barco à deriva!...

 "Triste Fim de Policarpo Quaresma"! Fortaleza destroçada!


 João Teles de Aguiar - Um Professor orgulhoso de sua categoria (nunca renegada) e de sua luta!

CURTA E CERTEIRA!

 Tuitada enviada para 50 pessoas hoje:


"Triste Fim de Policarpo Quaresma"! Fortaleza destroçada!

DIA DE HOJE

 Um beijo na testa/ Um cheiro feliz/ Arrocho apertado/ Assim você quis/ Desabe em meus braços/ Ó, doce perdiz!

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ

  Amigos que escrevem reclamam que mandam seus textos, mas a imprensa são publica. E olha que tem muito texto bom sendo posto no lixo! Sempre foi assim! Nada de novo nisso!'

 'Pois bem. Anime-se, estimado escriba! Durante toda a história da humanidade os poderosos se apossaram de quase todas as grandes descobertas e passaram a dominar mais ainda as massas. A imprensa é uma delas. Ao amado, estimado, idolatrado e tantos outros ... ados leitor destas mal traçadas linhas eu faço a seguinte pergunta. Dois pontos abre aspas e  travessão.
 - Por acaso você conhece alguém dono de emissora de rádio, televisão ou jornal? Digo conhece, mais é um conhece mesmo. Tipo assim. Mora na sua rua. Encontra com você pelo menos uma vez na parada de ônibus? Espere aí um pouquinho. Não precisa responder agora não. Deixa que eu mesmo respondo.
 - Mas seu fela da gaita. Deixe eu responder. Se estás a me perguntar, sou eu quem respondo!
 - Pois então, o amigo aí responda.
 - Não!!! Não conheço.
 - Era isso mesmo que eu ia responder por você!
 - Então funciona assim: essa gente poderosa que gosta de ver as massas tangidas feitos manadas rumo ao abate, nunca tiveram o menor interesse em ver a proliferação de novos ideais. Principalmente ideais que os possam destroná-los. Por isso a grande maioria dos textos aí na primeira citação são engavetados... Mas... Maas.... Maaas.... Maaaas....Maaaaas....
  - Cale-se! - Cale-se!  - Cale-se! Você me deixa looooooooooooooouuuuuuuuuuuco! Mas o que mesmo?
 - Mas. Uma invenção criada por estes mesmo poderosos fugiu do controle dos mesmos e caiu nãos mãos do povo, de tal forma sem controle que fará a grande revolução antropológica de toda a história da humanidade.
  - Fala de que mesmo, aspirante a escriba-mor desta demosucupirana tribuna. Fiquei curioso em saber que arma é essa que se encontra nas mãos do povo, sem que os poderosos possa controlá-la, impedindo a grande revolução social do século XXI.
 - Fico imensamente satisfeito em deixá-lo interessado em minha explanação, estimado leitor... Mas respondendo à sua indagação digo, sem delongas, que a grande arma para combater o controle dos poderosos sobre o destino das massas é uma santa.
  - Mas logo você, aspirante a escriba-mor, que é um herege, antagônico das religiões. Vem aqui dizer que uma santa é a grande arma de  combate aos poderosos. Tô lhe estranhando...
 - Me estranhe, não meu bichim. Falo da santa teia.... Veja bem. Eu escrevi santa teia e não ceia... Isso mesmo essa tal de internet não pode ser controlada por ninguém. Nenhum governo. Então se os reacionários donos das grandes mídias não nos dão espaço, não há de que reclamar. A web está aí. Ao alcance de tudo e de todos. 'Blogueiros sujos', com a mão na massa diariamente. Derrubando ditaduras. Desnudando hipócritas. Desmascarando facínoras. E eles os donos das 'grandes mídias decadentes' a tremer em seus casulos. O rei está nu e isso ninguém mais consegue dizer o contrário. Não preciso de espaço na fênix prateada ou em nenhuma outra qualquer que seja para expor minhas queixas. Tenho um caminho mais curto e sem obstáculos.

 Tenho dito... E sempre!!'"


 (Manuel de Jesus) 

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...