domingo, 20 de novembro de 2011

CONSELHO DE CLASSE

  As pessoas estão (no Twitter) falando bem e mal do novo quadro do Fantástico (Conselho de Classe). Alguém disse que o programa quer demonizar a figura do Professor, outro considera que ele mostra a realidade nua e crua da Educação Pública. Não cheguei a ver!

UM CEARENSE NO CENÁRIO DO FAUSTÃO


Leonilson (Foto: Domingão do Faustão / TV Globo)        "Leonilson teve carreira curta, mas deixou sua importância na arte (Foto: Domingão do Faustão / TV Globo)
      Considerado um dos principais artistas da arte contemporânea brasileira, Leonilson começou a criar sua obra cedo. Nascido em Fortaleza e radicado em São Paulo, o artista foi o único dos cinco irmãos que se voltaram para o lado da arte.
     Apesar de talentoso, Leonilson teve uma carreira curta: morreu jovem, aos 36 anos, em deocorrência de complicações causadas pela AIDS. (...)
    Leonilson deixou 3.500 obras entre desenhos, pinturas, bordados, esculturas, instalações, aquarelas e assemblages. Suas obras podem ser encontradas em coleções dos principais museus nacionais e internacionais, como o Museu de Arte Moderna de SP e do RJ, Museu de Arte Contemporânea de São Paulo e Niterói, Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMa), Centro Nacional de Arte e Cultura Geoges Pompidou (Paris), Tate Gallery (Londres), entre outros."

    (Domingão do Faustão/ Globo)

O CHICO DE ONTEM...

AMANHÃ ELA AINDA SERÁ ASSUNTO NOSSO NA ESCOLA!



  (Foto: Sítio do Senado)

BELEZA NO JORNALISMO CEARENSE - CLOTILDE DANTAS


BELEZA NO JORNALISMO CEARENSE - MANUELLA VIANA

https://si0.twimg.com/profile_images/1368368806/Manu.jpg

BELEZA NO JORNALISMO CEARENSE - OONA QUIRINO

https://si0.twimg.com/profile_images/881552198/oona_twitter.JPG

VIDA INTELIGENTE!



"A OCASIÃO FAZ O LADRÃO!"

  "'A corrupção não ocorre porque há pessoas corruptas, mas porque as circunstâncias permitem que as pessoas corruptas a pratiquem.' 
  (Cláudio Abramo)
 'Em outras palavras: pessoas corruptas sempre as há e haverá, o que não precisa haver é um ambiente propício ao exercício da corrupção. A tarefa é, pois, construir um ambiente público que não seja propício à corrupção. Isso começa por uma reforma do Estado, para este fim, mais prioritária que mesmo a reforma política.'"

  (Tarcísio Pequeno, Professor de Lógica da UFC) 

DO MESTRE PAULO FREIRE

 1. "Qualquer discriminação é imoral e lutar contra ela é um dever, por mais que se reconheça a força dos condicionamentos a enfrentar." 

 2. “A pessoa conscientizada tem uma compreensão diferente da história e de seu papel nela. Recusa acomodar-se, mobiliza-se, organiza-se para mudar o mundo.” 
  3. “(...) Assim como o opressor, para oprimir, precisa de uma teoria da ação opressora, os oprimidos, para libertar-se, necessitam igualmente de uma teoria de sua ação. O opressor elabora a teoria de sua ação, necessariamente sem o povo, pois que é contra ele. O povo, por sua vez, enquanto esmagado e oprimido, introjetando o opressor, não pode, sozinho, constituir a teoria de sua ação libertadora. Somente no encontro com a liderança revolucionária, na comunhão de ambos, na práxis de ambos, é que esta teoria se faz e refaz.” 

  (Do Blogue Falação, do Prof. e Poeta Auriberto Cavalcante) 

DUAS ATRIZES, DUAS CANTORAS, CANTANDO VINÍCIUS...

ESCOLA DO ARAQUÉM

 
  A comunidade do distrito de Araquém cobra, exige, com muita razão, a conclusão da escola de Ensino Médio do distrito. Em Coreaú falta uma providencial mudança de mentalidade política. Não temos lideranças fortes e, as que tem, patinam na própria falta de ideais. Falta a elas lastro ideológico e  intelectual. Todos sabem que tanto a escola, quanto a estrada já estão pagas, há décadas, uma vez que, a promessa de construí-las carreou votos para muita gente que, hoje, posa de pai da criança. Por que ninguém vai ao Governo do Estado exigir providências? Onde estão os que estavam encangados com os governistas, na farra de lançamento da obra? Com todo o respeito...
  Foto:www.ftaraquem.blogspot.com

SEM ESQUECER AS RAÍZES...

  “Se queres ser universal, canta a tua aldeia.”

  (Leon Tolstoi, pensador russo)

ATÉ ONDE VAI A MALDADE HUMANA!?


   (Biratan)

CORRUPTOS... SÃO OS OUTROS! II

  "Notícias que não dão manchete: PanAmericano (o banco) deu quase um milhão, em troca de favores do governador tucano Teotônio Vilela Filho."
  "Pauta do que fazer: como é que essas ONGs gastam milhões na qualificação de trabalhadores."
  "Com que capital PHC, filho de FHC, conseguiu ser sócio da Disney, o maior conglomerado de entertainment do mundo?"

  (Palmério Dória) 

CORRUPTOS... SÃO OS OUTROS!

  Twittada de Palmério Dória, jornalista e escritor de São Paulo
  "Escreva num quadro em números gigantes: R$ 327 milhões. Este é o rombo numa linha do metrô paulistano. Mas os tucanos não perdem a linha!"

ONDE ESTARÁ?

  Como se chama aquele deputado cearense negro? Onde fica a escola que leva o nome daquela Professora negra? O que faz aquele negro do canto do buffet da Aldeota? Por que por baixo daquela carcaça de geladeira velha, que cata lixo pela cidade, tem sempre um negro?

PRECONCEITO. DE QUE LADO?



  Muito já se falou no preconceito do negro, com relação ao branco. Existe! A urtiga reage contra quem a ataca. Há animal que libera um odor forte, quando encantoado. Queriam que o negro fizesse o quê? Apenas se acocorasse, se prostrasse, diante do chicote? Ele reage! Ele sorri, ele resiste! No que está certíssimo! O negro tem defeitos e imperfeições. É humano... Aliás, quem suporta a história de seres imaculados!?
  FONTE DA FOTO: www.procurasegargalhadaseamo.blogspot.com

O NEGRO NO BRASIL



   Nas novelas brasileiras, escritas por brancos, às vezes, iletrados, com relação à História, os negros continuam contracenando com brancos... na cozinha. Um ou outro se salva desta sina, quando é bonito, na perspectiva da TV (e, na maioria, mulher).

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...