sábado, 14 de maio de 2011

Educação: o melhor caminho para a transformação

 "A escola é o local onde somos preparados para sobreviver no mundo lá fora. Mundo este cheio de preconceito, corrupção, violência e outras desgraças que nos levam cada vez mais a destruição. Para mudar esse contexto a educação é a melhor solução? Se a educação é a solução para amenizar ou até mesmo acabar esses males, agora que estão havendo muitos investimentos neste setor, o que ainda falta para que esse quadro se reverta? Use um pouco  sua inteligência.

 É na escola que devemos apresentar coragem, entusiasmo, força de vontade entre outras características que contribuam para um indivíduo ser liberto. Liberdade de decidir e agir conforme a própria vontade, ter livre-arbítrio e ser capaz de expressar seus conhecimentos e idéias  dentro de uma sociedade onde infelizmente ainda existe indivíduos que prefere que o povo permaneça na ignorância. Todos os seres racionais precisam e devem dar valor aos estudos, pois estes são o melhor caminho em direção ao sucesso. É através deles que aprendemos a distinguir o certo do errado, estes nos nos tiram da caverna e nos permitem ver a luz.

 Quando falamos em escola logo nos lembramos de juventude. A mesma é a esperança de transformação para uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. Mas infelizmente muitos jovens estão sendo desinteressados e desanimados não dando o devido valor aos estudos. Alguns  jovens não estão  ligando mais para os estudos, apesar de estarem havendo mais oportunidades do que no passado. Pensam apenas em se divertir, namorar e outras coisas que geralmente atrapalham em grande quantidade o desenvolvimento de sua educação. O que fazer para mudar a mentalidade destes? Você leitor se for um destes procure mudar, pois não sabe o que estás perdendo.

 Na vida temos que aproveitar todas as oportunidades que vierem em nossa direção, e os estudos é a primeira delas. Devemos nos dedicar incessantemente a ele e não parar de buscar novos conhecimentos porque saber nunca é demais. Durante toda nossa existência somos alunos e a cada dia vamos obtendo mais saber, com isso carregamos a grande responsabilidade de repassá-lo a uma nova geração.
 A sociedade é dinâmica estando em constante transformação, diante disso não podemos nos acomodar, devemos constantemente aprimorar nossos conhecimentos, caso contrario ficamos parados no tempo, desse modo não conseguindo acompanhar a evolução social, assim perdendo espaço para os que não se acomodam, lutam e, portanto conseguem conquistar seu lugar ao sol.  Estuda-te e serás capaz de conseguir qualquer coisa. Tenha persistência, perspicácia e conquistará todos os seus sonhos.
 (Autor: Hélio Costa, do distrito de Araquém - Coreaú)
A SITUAÇÃO DAS BRs 

 E o nosso Fazer Política 
"Há um tempo postei nesse espaço um texto sobre as condições das nossas BRs e atribuí a má conservação das estradas aos gestores indicados, que não tem a competência necessária, para gerenciar os recursos destinados à conservação das vias. O problema é a forma de fazer política aqui no Brasil! Os cargos comissionados são moeda de barganhar prestígio político, como também acumular recursos financeiros suficientes para as campanhas políticas.

 O DNIT, órgão responsável pela conservação das nossas estradas no Estado do Ceará, vem sofrendo há anos, passando de mão em mão por partidos políticos. Essa prática deve ser comum em todo País. A pergunta que faço: Por que somente no nosso Estado as estradas não tem uma boa conservação? Será que os políticos dos outros Estados são mais comprometidos que os nossos?

 Pois bem: a resposta não se sabe, mas se a população fosse mais seleta na escolha dos seus representantes, provavelmente teríamos boas estradas para trafegar, escolas para atender as necessidades básicas para aprendizagem dos alunos e por último uma saúde que viesse realmente atender a quem está morrendo nas filas dos hospitais públicos. Se tudo isso é utópico não sei, mas continuo acreditando que um dia a banda vai passar e, quem sabe, teremos uma lei Chico de Brito eleitoral."
 (Carlos Teles) 
E O CRIADOR ENTRA NO CORO DA CRIATURA!

 “'É lamentável a gente ver o estado das estradas. É difícil você andar, e eu tenho andado, pelas estradas aqui do Ceará e até em Fortaleza sem cair nos buracos. É o resultado de uma bancada toda, toda dócil. Inteiramente dócil e domesticada. É isso aí: falta de recurso, falta de prestígio, falta de investimento', observou."
 (Jangadeiro Online)
ANO LETIVO AUMENTADO

 Quando aumenta o letivo de 800 para 960 horas anuais, o Senado só está dizendo que prioriza a quantidade, em detrimento da qualidade. Quantos educadores tem no Senado? O ano letivo brasileiro já teve 180 e 185 dias. A mudança para 200 dias pouco ou nada significou, uma vez que a qualidade está sendo posta de lado, em favor de interesses que não a levam em consideração. Sem contar que a esses dias podem somados os sábados letivos, que a burocracia oficial pôs nos costados do professor titular de sala de aula, quando essas horas "por fora" poderiam e deveriam ser assumidas por professores de artes (teatro, música, dança, artesanato, etc) e de esportes.
 Mas o que interessa é a QUANTIDADE!. É a pedagogia da RUMA!
UNZINHO NO XILINDRÓ! 
 ***
 "Uma operação conjunta da Polícia Federal, Civil e Militar do Ceará prendeu, na noite desta sexta-feira, o prefeito afastado de Nova Russas, Marcos Alberto Martins Torres (PSC). A prisão do prefeito foi executada pela PF, mas por se tratar de uma ordem judicial expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJ-CE), ele foi recolhido para Delegacia de Capturas. De acordo com o Ministério Público Estadual, o prefeito afastado lideraria um esquema de enriquecimento ilícito que teria chegado a desviar mais de RS 15 milhões da administração local. Pelo menos outras 21 pessoas estão envolvidas, segundo as investigações, entre aliados políticos na Prefeitura e familiares. Doze mandados de prisão foram expedidos. O principal foco de corrupção liderado pelo prefeito afastado diz respeito a repasses de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)."


 (Blogue do Eliomar de Lima/O Povo)
 DEMOCRACIA DO NEGA E SONEGA

 Heitor Férrer solicitou, via Assembleia Legislativa, uma cópia do contrato de manutenção das Hilux Toyota, mantido entre a empresa e o Governo do Estado. A AL, que vive prostrada aos pés do governo de plantão, não só derrubou o projeto de Férrer, como pressiona uma deputada da base governista, que votou a favor do pedido do deputado pedetista. Querem todos de joelhos?

 ***

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...