sexta-feira, 8 de junho de 2012

DENUNCISMO

  No Twitter tem denúncias contra o BNB e a UNE. Na TV Jangadeiro Ciro apertou o gatilho contra a aliada Luizianne Lins. Novela chata e enfadonha, com enredo acanalhado!

APOIO DE PESO!



A CHARGE, A CRÍTICA, O PENSAMENTO

[] 

   Uma das charges enviadas ao Blogue pelo conterrâneo Rogério Cristino.

E POR FALAR EM CAMPANHA...

  ... Por aqui já começou a "Fortaleza se (re)bela!"

FAÇA ISSO!



VII EXAME DE ORDEM. OAB DIVULGA APROVADOS NA 1ª FASE

  "A OAB/FGV divulgou nesta quinta-feira a relação dos aprovados na 1ª fase do VII Exame da Ordem.

   Confira a lista dos alunos que fizeram a prova em Sobral:

Albert Eli Silva Gonçalves
Amanda Mororó Paiva
Ana Cecília Machado Fernandes
Antônia Elenilda Henrique Mesquita Lima
Antônio Carlos Oliveira Castro
Antônio Ednaldo Andrade Ferreira
Antônio José Bona Filho
Augusto Martins Melo
Camila Maria de Sá Sousa
Cíntia Guimarães Bezerra
Dayana Pereira Furtado
Dayvsson Pontes Magalhaes
Eufinis de Sousa Mendes Giacomelli
Everaldo Barroso de Sousa
Fabrícia Olimpio Bevilaqua
Fabrício Ponte Gomes
Fernando Machado Albuquerque

Francisca Marly Andrade Aguiar
Francisco Amaro Lopes Junior
Francisco Bebé Oliveira Júnior
Francisco das Chagas Magalhães Fontenele
Francisco Eliézio de Paiva Silva
Francisco Evaldo Frota
Francisco Leonardo Aragão Portela
Francisco Willams de Brito Mesquita
Henoque Pontes Neto
Iandra Nara Vasconcelos Rocha
Ingryd Pessoa Oliveira
Irlane Matos Prado
Isabel Cristina Chaves
Jean Marcel de Oliveira Campos
Jefferson de Oliveira Sá
Jeine Lisana Paulino Loiola
Jhansen Thadeu Liberato Araújo
João Paulo Araújo Nascimento
Jósimo Farias Filho
Juliana Araújo de Freitas
Lara De Vasconcelos Albuquerque
Larley Prado Passos
Luciana Maria Rocha Ponte
Luís Gustavo Magalhães Mesquita
Luiz Vanadier de Albuquerque Junior
Magnum Kit Willer Queiroz Almada
Maísa Carvalho de Araújo
Maria Gardênia Carneiro
Mário de Negreiros Torres
Nayanna de Vasconcelos Lopes
Pablo Parente Ribeiro Tomaz
Paula Frassinetti Cavalcante Melo
Paulo Henrique de Sousa Alcântara
Paulo Sérgio Costa Carneiro
Plínio Valente Ramos Júnior
Raul Coelho Neto
Raul Rossy Vasconcelos Farias
Renan Martins Albuquerque
Renata de Arruda Coelho Magalhães
Renato Mateus Lopes Gomes
Sávia da Silva Angelim
Sérgio Henrique Oliveira Ferreira
Shirley Samya Bezerra Noronha
Sinésio Teles de Lima Neto
Thuanny Cunha Freitas
Tiago Feitosa Nogueira
Vanara Maria Negreiros Barroso
Wesleyana Camelo Araújo."

  http://vereadorzezao11.blogspot.com.br/


  (Colaboração do professor e causídico Fernando Deda)

GRADE CURRICULAR REGIONALIZADA

   Num município acolá Luiz Gonzaga está sendo homenageado nas festas juninas. As bandas contratadas para a fuzarca, entretando, são dessas de forró de plástico. Lua não deve estar safisfeito, mas deixa prá lá. O caso serve pra exemplificar uma grade curricular desconectada da realidade escolar. Muitas vezes, a maioria dos alunos é filha de comerciários, mas os textos que enfocam o trabalho em sala de aula falam da vida de pescador. Essa grade não é de Icapuí? Isso quando os livros não retratam a realidade dos cafundós da Bahia, de São Paulo, etc...

GESTÃO COLEGIADA

   Quando o Estado do Ceará resolveu escolher seus diretores de escola por eleição direta acertou em cheio. Foi uma medida correta e necessária! Pena que parou por aí! Defendo que mais do que isso! A gestão, por exemplo, deve ser discutida ano a ano e a grade curricular também deve passar pelo crivo da comunidade escolar (professor, aluno, pais, funcionários e gestão). Veja que eu coloquei a gestão em último lugar. Isso não significa que ela é superior ou inferior a ninguém. Mas que tem que OUVIR mais do que falar/ impor, etc.

QUEM É PROGRESSISTA OU DE DIREITA

  EUA imperialista
  "Os dois maiores eixos do poder no mundo de hoje são a hegemonia imperial norte-americana e o modelo neoliberal. A direita se articula em torno da liderança política e militar norte-americana e desenvolve, em nível nacional e internacional, políticas de livre comércio e de mercantilização de todas as sociedades.
  Diante desse quadro, progressistas são, em primeiro lugar, os governos, as forças políticas e as instituições que lutam pela construção de um mundo multipolar, que enfraqueça a hegemonia imperial hoje dominante, que logre a resolução dos conflitos de forma política e pacífica, contemplando a todas as partes em conflito, ao invés da imposição da força e da guerra. O que significa fortalecer os processos de integração regional – como os latino-americanos – que priorizam o intercâmbio entre os países da região e os intercâmbios entre o Sul do mundo, em contraposição aos Tratados de Livre de Comércio com os Estados Unidos.
  Se diferenciam, na América Latina, com esse critério, os governos de países como a Venezuela, o Brasil, a Argentina, o Uruguai, a Bolívia, o Equador, entre outros, que fortalecem o Mercosul, a Unasul, o Banco do Sul, o Conselho Sul-americano de Defesa, a Alba, a Celac, entre outras iniciativas que privilegia o intercambio regional e se opõem aos Tratados de Livre Comercio com o Estados Unidos. Priorizam também o comércio com os países do Sul do mundo e as organizações que os agrupam, como os Brics, entre outras. São governos que afirmam políticas externas soberanas e não de subordinação aos interesses e orientações dos Estados Unidos.
  Do outro lado do campo político se encontram governos como os do México, do Chile, do Panamá, da Costa Rica, da Colômbia, que priorizam por esses tratados e favorecem o comércio com a maior potência imperial do mundo e não com os parceiros da região e com os países do Sul do mundo.
  Em segundo lugar, progressistas são os governos, forças políticas e instituições que colocam o acento fundamental na expansão dos mercados internos de consumo popular, na extensão e fortalecimento das políticas que garantem os direitos sociais da população, que elevam continuamente o poder aquisitivo dos salários e os empregos formais, ao invés da ênfase nos ajustes fiscais, impostos pelo FMI, pelo Banco Mundial e pela OMC e aceitos pelos governos de direita.
  Além disso, as forças progressistas se caracterizam pelo resgate do papel do Estado como indutor do crescimento econômico, deslocando as políticas de Estado mínimo e de centralidade do mercado, e como garantia dos direitos sociais da população.
  Por esses três critérios é que a maioria dos governos latino-americanos – entre eles os da Venezuela, do Brasil, da Argentina, do Uruguai, da Bolívia, do Equador – são progressistas e expressam, a nível mundial, o polo progressista, que se opõem às políticas imperialistas e neoliberais das potências centrais do capitalismo internacional."

  Emir Sader é filósofo, cientista político e professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), onde coordena o Laboratório de Políticas Públicas.

  Fonte: Site Correio do Brasil

GESTÃO/CONFUSÃO!

  Hoje não terá aula em muitas escolas de Fortaleza, em outras está havendo expediente normal. Num município que nem secretário de Educação tem... Samba-do-crioulo-doido é isso!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...