"Hoje, li a carta da filha do cidadão cearense José Genoíno. Ela procura mostrar a trajetória de luta do seu pai por um Brasil de todos. Seria de bom alvitre que todos a lessem, para ter um juízo de valor sobre esse sertanejo cearense. E, quem sabe, compreender toda a aflição da sua família, ao temer a volta do patriarca ao 'cárcere' e ver sua imagem ser 'posta em xeque', perante a população.
Reconheço como foi difícil sair do interior do sertão de Quixeramobim até subir a rampa do Palácio da Alvorada. Mas, não estamos aqui julgando o passado do político aguerrido, e sim, o uso indevido do erário público, em detrimento da governabilidade. Pergunto: se os projetos eram de interesse da população por que tinham que pagar para serem aprovados? Foi divulgado que a 'trama' era arquitetada no Palácio da Alvorada. Então, porque o 'chefe-mor' não está sendo julgado também?
  O cenário político brasileiro é composto por vários partidos. Há tempos atrás, o PSDB era como a 'Genir' (da canção do Chico Buarque) em que todos jogavam pedras... Todos os partidos da esquerda brasileira atiravam pedras no PSDB, então partido de posição. Hoje temos uma inversão de valores, ou melhor, não existem valores partidários. O que temos são valores individuais dentro dos partidos.
Parece-me, que a corrupção brasileira está tão presente e comum que parece institucionalizada. Em todos os segmentos existe este vírus. Por incrível que pareça, uma parte da população brasileira fomenta esta prática delituosa, ao fazer escolhas eleitorais através de 'donativos'. Assim, credencia cada vez mais estes 'mensaleiros', fazendo a girar a roda da corrupção.
  Na vida não existem culpados ou inocentes. Somos todos pertencentes a uma célula da sociedade que busca incansavelmente um melhor lugar ao sol. E para disputar este espaço muitas vezes nos deixamos levar pelo egoísmo, privilégios, favoritismos ou favores...
  Importante saber! 'A maior cegueira, muitas vezes, é não querer enxergar a verdade dos fatos'. Seja por motivos fúteis, desconhecimento ou simplesmente por total envolvimento emocional."

   Carlos Teles