quinta-feira, 16 de maio de 2013

VISITA AO CONFRARIA DE LEITURA!

   "Vou avisar também o coordenador do O POVO na Educação, ver se ele quer conhecer a experiência!"

 (Plínio Bortolotti, diretor industrial do jornal O Povo)

OLHA O RABO DO PROBLEMA!

  No Blogue do Eliomar, Alessander Sales
Procurador da República no Ceará, relata casos escabrosos, registrados durante o show de Paul McCartney.

  http://blog.opovo.com.br/blogdoeliomar/page/2/

OPINIÃO

  Bem vindos, médicos cubanos!
 
  Plínio Bortolotti, no O Povo


  "Desabou sobre o Ministério da Saúde uma enxurrada de críticas depois do anúncio de que seriam contratados seis mil médicos cubanos para trabalhar no Brasil. Tirante a palhaçada da revista Veja, vibrando em suas páginas, a acusação de que o país seria inundado de 'espiões comunistas' – parlapatice indigente, que merece citação apenas pela teratologia circense – sobram os argumentos risíveis e os supostamente técnicos.
  Entre os risíveis está dizer que os cubanos teriam dificuldade de entender a língua dos brasileiros. Pelo tipo de formação, os médicos da ilha terão menos dificuldade para compreender os males do povo do interior do que a elite médica nativa, que conhece Miami, porém, nunca esteve nos grotões. Um destes ficaria com cara de abestado frente a um sertanejo queixando-se do pé desmentido ou de uma mãe aperreada, prestes a ter um farnesim, dizendo: 'Doutor, trouxe o meu bichim porque ele está com o bucho quebrado'.
  Quanto aos argumentos 'técnicos', as corporações médicas – conselhos e sindicatos – alegam faltar aos cubanos a preparação para o exercício da medicina. Poder-se-ia dizer o mesmo de boa parte dos médicos nativos, porém, dos cubanos será exigida prova de qualificação, o que descredencia a crítica.
  O suposto argumento técnico, na real, visa a garantir reserva de mercado. Mas fica difícil entender, mesmo desse ponto de vista, pois a maioria dos médicos tupiniquins recusa-se a clinicar em áreas remotas. Assim, essa reserva assemelha-se às 'áreas de engorda' de especuladores imobiliários, que seguram grandes lotes urbanos, esperando valorização.  
  Pelo jeito, do mesmo modo agem as corporações médicas. Querem, talvez, criar uma reserva preventiva, pois, por ora, não se dispõem ao trabalho distante.
  Aceitem-se os motivos dos médicos brasileiros que preferem os grandes centros. Mas eles não têm o direito de atrapalhar os profissionais dispostos a mergulharem no Brasil profundo."

FIM DE LINHA (?)

  Paulo Nogueira, no Site Brasil 247:

  "O fim patético de uma candidatura que surgiu como promessa de renovação.
  Marina Silva faleceu politicamente hoje, 15 de maio, vítima de si própria.
  Morreu abraçada ao irmão evangélico Marco Feliciano.
  RIP! (...)."

O QUE FALTA?!

  Quando será que o governador do Ceará vai ter a coragem de exonerar a cúpula da segurança, que está pondo em xeque seu governo? Ou vai ficar no coleguismo?!

ÀS FAVAS COM O PROFISSIONALISMO!

  Uma colega me conta a história de uma diretora de escola que queria escolher, pela cara, uma Professora para ministrar umas horas a mais de aula, passando por cima das diretrizes da prefeitura. Coisa de comadre. Longe do espírito profissional e de justiça, que deve nortear o trabalho de qualquer escola!

MEDIOCRIZAÇÃO!

  Onde vamos parar com tanta ruindade na política? Ontem na Assembleia um deputado estadual se vangloriava de ter eleito "um caduco"(a prefeito) em sua terra. Hoje, outro chamou um deputado federal de "boneca", por este ter espalhado na região do primeiro que tinha conseguido um obra. O que é isso?!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...