quinta-feira, 17 de novembro de 2011

FOTÃO!

Praia de Redonda
  Fim de tarde, Praia de Redonda (Icapuí) e um racha. Foto: Melquíades Júnior, do DN.

FORMAÇÃO DE LEITORES

 
  Carla Soraya lembra o dia em que conversamos no seu programa Tarde Livre, na TV Diário:


  "Pois é...':@ Saudade da minha conversa com vc sobre leitura!'”

O NEGRO NAS ARTES

 
  JEAN-BAPTISTE DEBRET: Negra tatuada vendendo caju, 1827.

NEGROS, DE DEBRET


ESCONDENDO-SE POR TRÁS DA PRÓPRIA IRRELEVÂNCIA



   Ainda tem gente que usa os Blogues sem moderação, para atacar a honra alheia, escondendo-se por trás do biombos da própria nulidade. Quem tem opinião que a exponha. Como gente! Mostrando a cara!

O MESTRE JACKSON DO PANDEIRO II: "VIXE, COMO TEM ZÉ!"

A Lição da Infância

  "Eram duas crianças a brincar na praia, na manhã plena de sol.Tinham em torno de três anos e os olhos atentos das mães as vigiavam. As meninas iam e vinham da beira do mar carregando água em seus baldinhos, construindo formas na areia. Em certo momento, uma bola entrou na brincadeira. Ambas a queriam e cada qual segurou com mais força, tentando tirá-la da outra. Finalmente, Stéphanie bateu forte no rosto de Nadine e tomou a bola para si. De imediato, as mães se aproximaram. Uma, repreendendo a filha pelo mau comportamento e insistindo que ela pedisse desculpas. A outra consolando com carícias a agredida, que fazia carinha de choro. Mas não passou muito tempo e lá estavam as duas novamente na areia. Nadine, a menina que sofrera a agressão, foi a primeira a recomeçar a brincadeira. Com sua naturalidade infantil, se aproximou da outra, abaixou a cabecinha, olhou-a no rosto e perguntou: - Você ainda está muito brava comigo? Antes que a resposta saísse dos lábios de Stéphanie, lançou outra pergunta: - Quer brincar comigo? E brincaram até a noite estender seu manto de estrelas e luar sobre a Terra. * * * Bom seria se fôssemos como essas crianças, capazes de perdoar, esquecer e prosseguir juntos. Quantas vezes criamos problemas graves, de larga duração, somente pelo fato de não cedermos um milímetro do próprio orgulho. Quantos casais têm conturbado o seu relacionamento porque um não deseja perdoar o outro pela palavra agressiva, pelo gesto infeliz de grosseria. Muitas vezes, o cônjuge agressor tenta se redimir. Por sentir dificuldades de se achegar e pedir desculpas, envia flores com um bilhete, um cartão. Mas, em vez de receber o que esperava, tem devolvidos o ramalhete e o recado. Persistindo a má vontade de um, a indelicadeza do outro, desfaz-se um compromisso afetivo, gerando sérias consequências. Amizades de longos anos esmorecem por coisa nenhuma. E bastaria tão pouco. Bastaria que voltássemos à capacidade da nossa infância, quando esquecíamos à tarde a desfeita que nos fora dirigida pela manhã. * * * Você sabia que perdoar consiste em dar oportunidade a quem ofendeu de se redimir? Que o exercício do perdão exige uma boa dose de humildade e de altruísmo? Todos precisamos que nos perdoem pelas faltas de todos os dias, pelo nervosismo das respostas, pelas críticas irônicas, pelo descaso e a indiferença. Por essa razão foi que Jesus recomendou o perdão incondicional das ofensas pois também precisamos do perdão do nosso próximo."

  Fonte http://www.momento.com.br FEDERAÇÃO ESPIRÍTA DO PARANÁ.

  (Colaboração: Manuel de Jesus)

O MESTRE JACKSON DO PANDEIRO

A MÚSICA COMO BÁLSAMO

 

  Entristece-me quando, ao ouvir música, alguém me vem com a pergunta: - Tá apaixonado? A música tem várias funções, inclusive a de curar fossas. Mas a indagação é reducionista, uma vez que a música é, também, poesia, mensagem, conteúdo, melodia, comunicação, encanto, magia,... A música merece mais!

DONA RACHEL


     Dia 17 de novembro marca o nascimento da escritora Rachel de Queiroz (1910), em Quixadá- Ceará. Primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras, Rachel lançou sucessos, como: “O Quinze” e “Memorial de Maria Moura”, conquistando por sua obra o prêmio Luís de Camões de Lituratura, em 1993.  Em Quixadá ainda existe sua fazenda “Não Me Deixes”.
   Imagem do www.algumaoutraideia.wordpress.com

  (Em parceria com o Ceará é Notícia)

MEDO. DE QUEM?

  Eu não tenho medo de nenhum "invasor" da USP (São Paulo) ou de seu currículo. O que me causa indignação é ouvir alguém que diz ter medo dele! Essa gente que faz rapapés com medo de tudo o que vem do povo, que corre dele e engulha frentes aos cotistas das universidades. Isso é que deveria nos incomodar mais! Por que querem a USP apenas pra si!

AS AGRURAS DO CAPITAL


   A confusão corre solta em Wall Street! Até gente do Ceará está lá! A Polícia não consegue conter os protestos contra o capitalismo, que chancela guerras, mortes e muita fome pelo mundo!

VEREADOR NOVELEIRO

  "Vereador Ciro Albuquerque da CMF chama vereadora Eliana Gomes do PCdoB de 'Pereirão'. Dizendo ele que é em homenagem a mulher." (Oceli Lopes, no Twitter)

 DO BLOGUE: A vereadora disse que a personagem é uma mulher do povo, que se orgulha de ser confundida com ela, mas exigiu respeito!

PRESTÍGIO. DE QUEM?

   As colunas de jornal amigas apregoam o prestígio de Cid, junto à Dilma. E a BR - 222 (trecho que leva à Zona Norte) no mais completo abandono. O ministro, que perturbava os meninos, foi embora! Mas a buraqueira persiste e até os rallyzeiros sumiram. De que prestígio falam?

OLHA SÓ QUEM FALA!

   Nossa "democracia racial" é apregoada... por quem é branco! Não poucas as pessoas que tem certeza de que o povo índio é um fardo para o Estado. Só esquecem de dizer que, se o Estado não existisse, a vida dos povos nativos seria um paraíso!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...