quarta-feira, 29 de junho de 2011

COISAS DO RÁDIO

  Duas vozes do Ceará, além das que eu já citei aqui, pontificam como as mais belas do Ceará: Loy Filho e Will Ferrari. Sem esquecer, claro, a Samanta Marques!

COMO SEMPRE!

 O policiamento FOI reforçado hoje nas proximidades do Palácio Abolição. É que professores tinham audiência com Cid Gomes. Por via das dúvidas...

UM CALENDÁRIO HITLERISTA!

 A Prefeitura de Fortaleza quer impor aos professores grevistas um calendário de fede à retaliação. E das baratas! 15 dias de julho e três sábados letivos por mês estão estampados lá! O Sindiute ainda não se posicionou!

COMO JOGAVA BOLA!

 Pedro Faustino era uma espécie de Serginho Chulapa de Coreaú. Biriteiro, pescador, malandro (no bom sentido), boêmio e boleiro. Com a bola nos pés era um príncipe. Lembro do Pedrão no Campo da Lagoa. Quando arrancava pela ponta direita, deixava meio time adversário preocupado. Geralmente saía dali um lançamento preciso. Se Pedrão lembrava Serginho Chulapa no porte físico e no temperamento, com a bola nos pés lembrava o Batista (ex-jogador do Internacional de Porto Alegre). Pedrão era um poeta, uma daquelas figuras que se fazem sentir pela sua complexidade. Como diziam coisas do Pedrão! E como ele valorizava sua malandragem incurável... Pedro Faustino, um homem como tantos outros, deus e diabo nas terras da Palma...

A "FOME" DOS FGs

  "(...) Os últimos acontecimentos do PSB em Fortaleza serviram para aflorar as divergências que existem desde a entrada dos FGs no partido em 2005. A primeira tentativa frustrada de entrar no PSB foi em 2001. Naquela época o comando estadual do PSB negou a entrada de Ciro e seu grupo. A decisão foi tomada por vários companheiros, entre eles Valton Miranda, João Ananias, Eudoro Santana e eu, Sergio Novais. O motivo da repulsa era que identificávamos no grupo em questão o projeto neoliberal de Tasso Jeresssati. Esta decisão ocorreu em tensa reunião ocorrida no Recife. Em 2005 fui chamado em Brasília pelo Dr. Arraes para saber das consequências de uma possível entrada do grupo que havia recém sido expulso do PPS. O PSB do Ceará acabava de ganhar a Prefeitura Municipal de Fortaleza juntamente com o PT com o aval da Executiva Nacional e tínhamos, portanto, muito trabalho a fazer. Nesse momento coloquei a minha disposição de sair do PSB para que o grupo adentrasse e permitisse assim que o partido superasse a cláusula de barreira; nós seguiríamos outro caminho partidário. Arraes sentenciou nesta hora que não tinha o menor sentido a saída dos militantes históricos do partido para acomodar o recém chegado grupo e completou propondo que ficassem os dois grupos – ficando o PSB histórico com a presidência. Os Ferreira Gomes aceitaram mansamente a solução.

  A seguir tivemos quatro anos de atritos – muitas vezes quando o grupo demonstrava sua ligação umbilical ao tassismo. A candidatura solo à presidência, a pressão pelo retorno da CPMF e a disputa pelos diretórios municipais foram alguns dos motivos das divergências. Entendemos porque o PSB Nacional os aceitou (a sempre e tão temida clausula de barreira!), mas nos perguntamos: o que motivou de fato os Ferreira Gomes a escolherem o PSB? Não parecem ter sido nossas bandeiras socialistas, mas sim a fome de conquistar o partido, afinal Dr. Arraes não seria eterno, apesar de longevo e seu neto, Eduardo Campos, não os inspirava como liderança nacional. Eduardo Campos, Dr. Arraes, Ariano Suassuna, Valton Miranda e tantos outros são madeira de lei que o cupim não rói."


  Sergio Novais

  Presidente do PSB Municipal de Fortaleza

  (Blog do Roberto Moreira)

COISA DE CINEMA!

 O belo casarão do ex-prefeito Gil Moita, que fica em Tianguá, está nas páginas dos jornais de hoje. Nos detalhes: grades estilizadas, um amplo jardim e obras de arte...

O DESASTRE E A DIREITA

 O desastrado governo Luizianne Lins levou apoiadores para as ruas, como você viu na nota anterior. Quem leu as matérias sobre o movimento percebeu que as principais críticas do pessoal foram centradas na "direira". Ora, Tasso está batido, politicamente. Moroni Torgan está nos EUA, os tucanos da Assembleia não sabem o que fazer (os muros não permitem uma decisão); Marcos Cals, apoiado por Tasso, nem decola,... De que direita fala esse povo, que não conhece a auto-crítica!?

"ONDA LILÁS"

 "A Secretaria de Mulheres do PT realizou, ontem, no Centro, um ato em defesa da gestão da petista. 'Mexeu com ela, mexeu comigo', gritavam, em tom uníssono, cerca de 600 mulheres, que percorreram, durante meia hora, as ruas Floriano Peixoto e Castro e Silva, que ligam a Praça do Ferreira ao Paço Municipal. Entre as apoiadoras do movimento intitulado Onda Lilás, recebidas com sorriso no rosto pela prefeita, estavam filiadas do PT, funcionárias municipais, além de líderes comunitárias."

  (Blog do Eliomar)

LUGAR ESTRATÉGICO!

  O secretário de comunicação de Senador Pompeu foi preso num restaurante. Um lugar especial! Comida boa, bebida quente ou gelada. Ao gosto do freguês... Quem pode, pode!

GRANDES NEGÓCIOS!

 Abrir uma igreja, participar de uma licitação ou registrar uma consultoria. O que você prefere?

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...