segunda-feira, 25 de março de 2013

ISSO É O QUE SOMOS! - IV

 


  "Por que o Brasil não dá certo, mesmo com tanta riqueza, com tanta arte? Porque nunca existiu para seu povo, sempre existiu para o comércio internacional!"
"O desencontro é total. Nossa vanguarda lúcida, fiel a seu povo, não existe. O povo brasileiro está órfão. É um corpo sem cabeça. Nós, intelectuais, sem um povo com que nos identifiquemos, com horror do povo de verdade que aí está, somos uma cabeça decepada!"
   "A modernidade aqui não é a bobagem de se estar abrindo mais multinacionais. É preciso acabar com essa mania de modernidade falsa, boboca, de gente com a cabeça feita para multinacionais (...)." 

  (Prof. Darcy Ribeiro)

ISSO É O QUE SOMOS! - III

  "Os índios eram uma gente que agradecia a Deus pelo mundo ser tão bonito. Que vivia para viver a vida, para gozar a vida. A finalidade da vida era viver. Um índio desde que nasce aprende a se relacionar com tudo de forma bonita. Tudo tem rituais. O índio festeja o plantio, o índio festeja a colheita, festeja o nascimento e não festejam mas cultuam a morte. O índio se enfeita muito, canta muito, dança muito, brinca muito e ri muito. Acho que é muito difícil para nossa cultura suportar tanta beleza!"

 (DR)

ISSO É O QUE SOMOS! - II

  "Foi essa gente nossa, feita da carne de índios, alma de índios, de negros, de mulatos, que fundou esse país. Esse 'paisão' formidável. Invejável. A maior faixa de terra fértil do mundo, bombardeada pelo sol, pela energia do sol. É uma área imensa, preparada para lavouras imensas, produtoras de tudo, principalmente de energia."

 (DR)

ISSO É O QUE SOMOS!

"Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos viveu por séculos sem consciência de si... Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional, a de brasileiros..."
 
Darcy Ribeiro, em O Povo Brasileiro

ESCRAVIDÃO E CIFRÃO!

  Vira e mexe a discussão sobre a libertação dos cativos no Brasil cai na esfera comercial. A partir da Inglaterra que tinha/mantinha uma indústria sedenta por consumidores. Escravo não é comsumidor. Come o que lhe deixam comer! O capital ditou as regras do jogo. SEMPRE! Hoje, ainda hoje, os senhores faturam com isso (inclusive com medalhas, cuja concessão é BEM discutível). Mas na História também a farsa é sempre... presente!

REDENÇÃO (?)

  "O estado do Ceará se vangloria de ter sido a primeira província brasileira a abolir a escravidão no Brasil, a ponto de ser conhecido como Terra da Luz. O feito aconteceu na cidade de Redenção em 25 de março de 1884 – quatro anos antes, então, do 13 de Maio, marcado pela assinatura da Lei Áurea, em 1888. A abolição, no entanto, se deu num contexto onde a presença do povo negro não era, sob o ponto de vista comercial, interessante para os fazendeiros e demais castas ricas cearenses, uma vez que não se teve fortemente a cultura de cana-de-açúcar ou do café, comuns em outros estados como Bahia e Rio de Janeiro, por exemplo. (...)."

 (Centro Pastoral Afro Padre Heitor)

MEDALHA DA ABOLIÇÃO

  Por que será que nenhum líder rural ou da luta dos remanescentes quilombolas do Ceará recebe a tal medalha? Os poderes vão continuar aplaudindo os seus, os mais chegados? Nos basta o tal pioneirismo na questão da abolição dos escravos? Como se deu todo o processo? Onde e como vivem os herdeiros desse drama histórico? Quais são suas perspectivas de futuro? Como tem sido tratado pelo Estado?!

DUAS EM UMA

1. No Brasil de hoje, revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2...