domingo, 2 de outubro de 2011

POR QUE TE CALAS, MEU IRMÃO?

  "Na primeira noite, eles se aproximam e roubam uma flor do nosso jardim: não dizemos nada.
  Na segunda, já não se escondem. Pisam as flores, matam o nosso cão e não dizemos nada.
  Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a luz e, conhecendo o nosso medo, arranca-nos a voz da garganta.
  E já não podemos dizer nada!"

  (Bertolt Brecht)

A VOZ DA GAROTADA!



   Em Guaiúba, Região Metropolitana de Fortaleza, os estudantes assistiram um discurso de Cid Gomes, com o polegar de ponta-cabeça e com uma fita de luto no bolso. Muito bem, meninos! Nem todo mundo cala!

DE ONDE VEM TAL INSPIRAÇÃO!?

  Pago pra ver a repercussão do que teria sido dito pelo desastrado sr. Cid Gomes, sobre o que houve na Assembleia Legislativa! Informações dão conta que ele teria se referido a "mais aço, menos manteiga". A tal declaração teria sido proferida numa reunião do PSD (aquele partido que está sendo criado e que já Cid como dono, no Ceará). Será verdade?

Jô Soares Desabafa Contra a Globo - Troféu Imprensa 87. Vídeo Enviado por Manuel de Jesus



  As crianças são acusadas de não gostarem de ler. Há 15 anos assisto testemunhas que desmontam esta farsa! As crianças gostam de ler! O que elas precisam é de motivação (a velha corda!) para isso! Quando dizemos que as crianças da escola pública não sabem ler, em verdade, estamos escondendo muita coisa! Eis algumas delas:

 1. As crianças não tem em casa ou na escola um contato mais substancioso com as obras. Isso chama-se familiaridade com os livros;

 2. Os Pais e até os Professores não são para os alunos, a grosso modo, exemplos de leitores contumazes e saudáveis;

 3. As leituras de que dispõem as crianças dificilmente são literárias ou ligadas ao prazer; costuma-se passar tarefa (maldade!) sobre uma leitura que deveria levar a criança à fruição;

 4. As histórias clássicas já não são tão contadas pras crianças (por quê?). Uma história bem contada incita a leitura;

 5. As criança leem, mas não compreendem bem o texto. E isso pode lhes trazer a vontade de não mais voltar a fazer isso;

 6. É bom saber: a leitura do livro de número dez, para ser bem compreendida pelas crianças, precisará da leitura dos livros de um a nove. Essa "bagagem" intelectual dos alunos os faz mais leitores;

  7. Antes de serem acusadas de um crime que não cometeram, as crianças precisam é de ajuda e compreensão. E todo Pai ou Professor, precisa ser um gigantesco espelho para os filhos!
   Imagem Ilustrativa do Google
 
  "Será lançado nesta segunda-feia, às 19 horas, o livro 'Breve História da Padaria Espiritual'. O lançamento desse trabalho do poeta e pesquisador Sânzio de Azevedo, ocorrerá na Livraria Cultura. Na ocasião, Sânzio baterá um papo com a também escritora Socorro Acioli, mais uma publicação de Edições UFC.
 
 A OBRA
 
  Agora, Sânzio de Azevedo resgata uma dívida e entrega ao editor esta Breve História da Padaria Espiritual, que vem a ser uma versão concisa daquela tese de 1983. Resumida, mas ao mesmo tempo enriquecida com novas informações que o ensaísta coletou nos últimos anos, a Breve História enfeixa o essencial sobre os padeiros, suas fornadas literárias, sua estética e ousadias. (...)."

  (Blogue do Eliomar)

REMANDO CONTRA A MARÉ!

   Renato Roseno, do Psol, esteve hoje em Maracanaú, pondo suas gotas d'água, na "floresta" que queima ali, onde Roberto Pessoa brinca de administrar o município, sem ser importunado. Quando questionado por esse Blogue se valeria a pena realizar tal trabalho, ele nos disse: "Sabemos (que é difícil), João. Mesmo sendo ainda poucos, há os resistentes. Precisamos não silenciar e fortalecer a denúncia contra os oligarcas!"

DIA DE LUTA. MAIS UM!


   Airton de Farias convida!
 
 "AMANHÃ,14h, GRANDE PASSEATA em defesa da Educacão e da valorização dos Professores. Concentração na Assembleia Legislativa. COMPAREÇA!"

  Bom de copo

Foto
  "Quando o governador pernambucano Miguel Arraes viajava pelo interior, um 'kit' sempre o acompanhava: uísque Johnny Walker, gelo e água mineral. O ajudante-de-ordens recebeu recomendação de d. Madalena, preocupada senhora Arraes, para 'batizar' as doses de uísque com muito gelo e muita água. O governador descobriu a armação logo no primeiro gole:
 - Capitão, o senhor está querendo me gripar?"

  (Do Blogue do Cláudio Humberto) 

  INDICAÇÃO: ELITON MENESES

NÃO SAI NO JORNAL NACIONAL!: Bandalheira Fardada

  DA CARTA CAPITAL


  "Porque está parado o inquérito que investiga sete generais por corrupção. E o caso do major que ganha 12 mil reais por mês e tem patrimônio de 10 milhões de reais.

  Desde 15 de agosto, a Procuradoria-Geral da República analisa uma representação encaminhada pelo Ministério Público Militar. Trata-se de um pedido de investigação 'em desfavor' do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, citado num espinhoso escândalo de corrupção, talvez o mais ruidoso da Força em seus 363 anos de história. Ao todo, 25 oficiais de variadas patentes, incluindo sete generais e oito coronéis, são suspeitos de integrar um esquema que fraudou licitações, superfaturou contratos, fez pagamentos em duplicidade e pode ter desviado dos cofres públicos ao menos 15 milhões de reais entre 2003 e 2009, segundo os cálculos do Tribunal de Contas da União (TCU).

  O rombo, na verdade, pode ser maior. Apenas um dos envolvidos no escândalo, o major Washington Luiz de Paula, acusado de montar a rede de empresas fantasmas beneficiadas no esquema, acumulou uma fortuna pessoal que surpreendeu os investigadores.

  Dados obtidos por Carta Capital revelam que o militar, com renda bruta mensal estimada em 12 mil reais, teria cerca de 10 milhões de reais de patrimônio em imóveis, incluindo um apartamento na Avenida Atlântica, em Copacabana, bairro nobre na zona sul do Rio, estimado em modestos 880 mil reais, certamente por falta de atualização. Seria proprietário ainda de duas casas na Barra da Tijuca, avaliadas em 2,9 milhões de reais cada. Em nome de seu sogro, que recebe uma aposentaria de cerca de 650 reais, estaria registrado um luxuoso apartamento de 2,8 milhões de reais na Barra. O inquérito que apura o caso revela, ainda, que o major movimentou mais de 1 milhão de reais em sua conta em apenas um ano.
  Fadado a decidir se indicia ou não o chefe do Exército, o procurador-geral Roberto Gurgel terá ainda de tomar uma posição também sobre o foro privilegiado dos generais, que só podem ser julgados pelo Superior Tribunal Militar (STM), onde até agora um único general foi condenado, e posteriormente absolvido no Supremo Tribunal Federal (STF). (....)."

  (Matéria Indicada por Eliton Meneses)

LI NO BLOGUE COREAUSIARÁ


    Foto Ilustrativa do pascomdaparecida.blogspot.com
 
"'É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança!", diz o provérbio africano. Como querer que APENAS o Professor, faça todo o serviço? Onde fica a família, a escola, as entidades sociais, as igrejas, as associações comunitárias,...?'. Pois bem. Perguntinhas fáceis de responder: 1 - Onde fica a família? Resposta: Assistindo novelas da Globo, Faustão, Gugu e Lucianta, digo... digo... Luciana Gimenez.... 2 - A escola? Resposta: Fazendo enfadonhas reuniões de 'planejamento'... 3 - As entidades sociais? Resposta: O que é isso mesmo? 4 - As igrejas? Resposta: Implorando aos incautos para que paguem o dízimo... 5 - As associações comunitárias? Resposta: Sonhando em receber 'bença' do poder... Tenho dito... E sempre!!!'"

  (Manuel de Jesus - Coreaú)

DISCURSO OCO E BROCO!




 

  Newton Silva, do Jangadeiro Online)

DESCASO, VERGONHA! BAIXA NO SAMU!

 "Três dos sete médicos de plantão no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) não compareceram ao plantão deste sábado (1º). Eles fariam parte do grupo de profissionais que pediu descredenciamento do Samu.
  Embora não sejam contratados oficialmente, os médicos cumprem escala fixa semanal, trabalhando como prestadores de serviço. Ao todo, 20 profissionais teriam deixado de prestar serviço ao município, segundo lista divulgada pelos médicos.
  A categoria alega atraso no pagamento do salário, não reconhecimento de vínculo empregatício (eles não têm direito a férias, 13º salário ou licença em caso de saúde) e falta de estrutura de trabalho. (...)."


  (Blogue do Eliomar)

CULTURA DA ZONA NORTE II


 Uma obra de Audífax Rios. A presença da jangada, do sol, da carnaúba e do homem cearenses.

CULTURA DA ZONA NORTE




  •   Geraldo Amâncio está conversando neste momento com Audífax Rios, que é filho de Santana do Acaraú. Rios é capista, poeta e contista dos bons. Sabe das coisas! Ele já palestrou em Maracanaú, no Projeto Confraria de Leitura, atráves de contato feito pelo também poeta, cedrense, Paiva Neves. É sempre bom ouvir gente inteligente!

    O BURACO É MAIS EMBAIXO!



     Fonte: iseu-tribos.blogspot.com
     Aldeias na África

     "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança.", diz o provérbio africano. Como querer que APENAS o Professor, faça todo o serviço? Onde fica a família, a escola, as entidades sociais, as igrejas, as associações comunitárias,...?

    ESQUECENDO O PASSADO...

       "AEROPORTOS. O PT VAI PRIVATIZAR: Guarulhos e Viracopos em SP. E Galeão e Tom Jobim no RJ. Quem ganhar a licitação terá 20 anos para administrar.", diz a Rádio Globo/ Fortaleza.


     DO BLOGUE: É o PT fazendo das suas, para ficar cada vez mais parecido com os irmãos tucanos!

    ELE SE PERMITE SER PALHAÇO. DO BEM!


      "O médico Patch Adams popularizou a figura do palhaço no ambiente hospitalar como meio de humanizar o atendimento. Ele e sua trupe estão na capital para a Jornada de Palhaços Cuidadores.  Sua proposta é simples: compartilhar alegria e amor nos ambientes hospitalares, pensando a saúde como algo para além do indivíduo. E vem modificando a atenção à saúde nas últimas décadas no mundo. (...)"

      (O POVO)

    A IMAGEM DO DESCASO E DA FALTA DE UM MAIS OLHAR CUIDADOSO!


      A foto é do Manchão e a bronca é nossa. Quando deveríamos estar recebendo novas e largas pontes, estamos vendo a destruição das que tem!

    A CIDADE NÃO PARA

    Vamos lá, travez!