sábado, 9 de fevereiro de 2019

CIRO (POLITICAMENTE) MORTO?

QUE MANIA essa de "matar" aqueles de quem não gostamos ou de quem discordamos. Isso é não é nada democrático, republicano... Nunca votaria nesse senhor. Mas não desejo que ele seja carta fora do baralho. Há quem queira votar nele pro resto da vida. Questão de gosto...

CÂMARA CASCUDO E O SERTANEJO

"O sertanejo não fala errado. Fala diferente de nós apenas. Sua prosódia, construção gramatical e vocabulário não são atuais nem faltos de lógica. O sertanejo usa, em proporção séria, o português do séc. XVI, da Era do Descobrimento. Há poucos anos é que a rodovia conseguiu prendê-lo, em massa, ao litoral e sua linguagem se está modificando ao contato do nosso palavrear brasileiro, totalmente diverso."
"O sertanejo teima em pronunciar 'Anrique' por Henrique. Raros lembram que o lusitano conheceu Henrique através do francês ('An-ri'). Assim assinava o Cardeal Rei Dom Anrique e todos os quinhentistas não grafaram doutra maneira. O doutíssimo poeta Doutor Antônio Ferreira, (1528-1569) utilizava vocabulário irmão, de pai e mãe, do nosso sertanejo. (...)" (p.40).
"O Dicionário de Morais registra 'graça' como sinônimo de 'nome'. Como é sua 'graça', frase tão tradicional, não destoa da regra de sã doutrina verbal." (p.41)
"Não convém rotular de português - errado o linguajar do nosso sertanejo. Em geral, o povo é conservador." (p.41).

Em Classicismo Sertanejo

CIDADE TURÍSTICA? PIADA!

HOJE passei pela Av. Dom Manuel, Centro Cultural Dragão do Mar, Av. Monsenhor Tabosa (Praia de Iracema), Av. Barão de Studart e Palácio da Abolição (Meireles, olhando para o lindo mar verde). A região da cidade borbulhava de turistas (7:30h da manhã), animados, saindo para as praias... Procurei o Estado em todo o trajeto. Vi agentes dele. No palácio do governo. Só lá!

DISSE NO FACEBOOK

A COISA está tão feia hoje que a falta de interpretação textual virou atropelamento da língua e dos fatos. Há casos que beiram a mendicância literária. Absurdo!

E HÁ AMBIENTE ADOECEDOR, ACREDITE!

VIA FACEBOOK
A imagem pode conter: texto

O COLUNA DA HORA...

E UMA SAUDADE MALVADA:

PERSONALIDADES

DUAS DAS PESSOAS mais atacadas da internet: Laerte Coutinho e Lola. Lola é professora (feminista) e se apresenta (com todo o direito) assim: "(...) logicamente de esquerda, blogueira que escreve todo dia. Ingrata com o patriarcado desde criancinha."
Foto do cartunista:

TRATA-SE DE UM PATRIOTA

RODRIGO MAIA quer os brasileiros trabalhando até 70/80 anos. Ele é elite. Carcomida. E acha que a gente é idiota, imbecil, anarfa... Deve ter trabalhado muito no Rio... Por isso o Estado fluminense está tão azeitado e desenvolvido!

POLIFUTRICA

FALAM em eleições 2020. Aí listam velhos oligarcas ou filhotes destes (gente de mente ultrapassada e carcomida). Alguns (oligarcas) já se foram dessa vida. Mas o espólio continua aí, sendo disputado em briga de foice no escuro. E ainda há quem fale em renovação?!

A PM DO RIO MATA...

...POBRE, FAVELADO, desempregado, negro, homossexual... Atira e depois revira os bolsos pra saber de quem se trata. Inteligência? Mandou lembrança. Relação apuração-tempo-realidade-diálogo-mais apuração? Zero. O cúmulo do despreparo. Num Estado com polícia corrupta, miliciana e com (altos) interesses/desejos político-partidários poderia ser diferente? Pois que morram os pobres!

DESEJAR A MORTE DE BOLSONARO...

...É FASCISMO. Esse crime eu não cometo. Quero-o em pé, para que ele veja a democracia avançar. Apesar das ideias dele. Apesar do fato de que ele quase nada tem a oferecer à vida democrática!

LAERTE

GENIAL!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...