quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Redução de Idade Penal Para 14 anos

 Alguns deputados estão querendo diminuir a idade penal para 16 e até 14 anos. Não tem problema! Os agenciadores de menores comporão seu exército com a molecada de 12, 13 anos! O que falta é um Estado atuante, firme e que se faça respeitar! E, claro, uma Justiça preocupada com os rumos da sociedade. Mas os agentes da Justiça ganham tanto dinheiro! E eu não sei isso atrapalha o pensamento... Será?

CANDIDATO DE QUEM?



 Foto Ilustrativa do www.antenacrista.blogspot.com

  Fala-se em candidato de Chico, Zé e Cazuza. E o povo onde fica? Estarão confiando na infalibilidade do coronelismo modernoso? Onde vão ser as convenções dos tais partidos? Nossa foto dá uma sugestão!

PLAC, PLAC,PLAC, PLAC! O INTELECTUAL DIZ!

 

 "Os professores cearenses em greve revelam um lado obscuro da educação brasileira. Fala-se muito em escola e muito pouco em professores. E pensar que a escola pública já foi referência nesse País quando o professor era um bom partido, pois contava com um salário invejável. Marido de professora gozava de status respeitável. O Brasil se industrializou, cidades enormes cresceram como cogumelos e a sociedade clamava por educação. Ampliou-se o ensino público e as redes oficiais foram se consolidando. À medida que crescia, reduzia seu prestígio. Falar em educação era falar de inauguração de escolas e ampliação do número de matrículas, sempre com farto aparato político-partidário. Esqueciam e esquecem, na maioria das vezes, do sujeito social que tem um enorme papel na transformação da sociedade – o professor. As políticas públicas da pasta da Educação voltaram-se mais para o problemas da super lotação das salas de aula e logo, logo instituíram os três turnos nas escolas, mutilando o ensino e impondo uma sobrecarga de trabalho ao professor. Nos países desenvolvidos funciona apenas um, em escolas de tempo integral. Como sujeito histórico essencial na formação integral dos educandos, cabe ao professor, o papel de ensinar, educar e acompanhá-los para o exercício pleno da cidadania.  A forte pressão provocada pela necessidade de novas matrículas de estudantes resultou no aumento da carga horária de trabalho do professor sem o respectivo aumento do salário. Aviltado em sua nobre atividade, muitos professores preferiram e preferem mudar de profissão, muitas delas com maiores possibilidades de progressão, salários mais altos, e exigências menores.  Entretanto, para nós professores, principalmente os que exercem a profissão no ensino fundamental e médio, é necessário muita motivação e dedicação. Muitos dizem e apregoam que o magistério é sacerdócio, é sacrifício. Enganam-se os que partem desta premissa. Magistério é uma profissão que exige conhecimento, qualificação e constante atualização. Que exige dignidade e condições satisfatórias de trabalho.  Não há projeto educativo sem o professor. Não adianta tentar imitar o modelo coreano ou de qualquer outro país do mundo que tenha alcançado o desenvolvimento. São sociedades onde o professor é figura de proa. É respeitado, é querido. Para eles todas as portas são abertas sem precisar bater ou empurrar.  O diálogo faz parte do projeto educativo. A escola precisa de amigos, mas precisa muito mais de professores. E os professores exigem e merecem respeito."

    José Borzacchiello da Silva, borza@secrel.com.br  Geógrafo e professor da UFC
    (BLOGUE DO ELIOMAR)

FOI-SE O MIDAS


  Steve Jobs *1955 + 2011

  "'Foi-se um gênio... 'Apple has lost a visionary and creative genius, and the world has lost an amazing human being. Those of us who have been fortunate enough to know and work with Steve have lost a dear friend and an inspring mentor. Steve leaves behing a company that only he could have built, and his sprit will forever be the fundation of Apple.'

  'Pois bem. A cria, (Apple) poderá até não sentir muito a sua falta. Já está crescida... Mas a humanidade com certeza sentirá... Gênio como ele quando o assunto é parafernália eletrônica de bom gosto e qualidade idem, não nascerá neste mundo em pelo menos duas décadas... É minha modesta opinião... Falarão do mesmo pelos próximos cinquenta anos! E se algo novo aparecer será sempre baseado em suas brilhantes criações, que mesmo nos dias de hoje ainda são futurísticas. Foi o midas da tecnologia. Sentiremos a falta dele com certeza. Daqui a alguns anos quando os celulares estiverem obsoletos. Tenho dito... E sempre!!!'"

 (MANUEL DE JESUS)

 O Roberto Jefferson de cada um e a desigualdade do que é igual



  Pela primeira vez neste século, há exposição na mídia da corrupção que tornou o Estado mais rico e desenvolvido da Federação em um dos que menos se desenvolvem. Contudo, a cobertura que a imprensa local vem fazendo das denúncias do deputado estadual Roque Barbieri (PTB-SP) de que o governo do Estado compra apoio legislativo liberando emendas ao orçamento não lembra, nem de longe, a cobertura do “mensalão do PT”.
  Não se sabe por que Barbiere passou a denunciar o “suposto” esquema de compra de apoio legislativo pelo governo paulista depois de permanecer calado por tanto tempo. Segundo ele, a liberação de emendas ao orçamento estadual – “suposta” moeda de troca entre Executivo e Legislativo – passou a existir após a eleição de Geraldo Alckmin em 2002 e permaneceu durante o governo estadual de José Serra, perdurando até hoje. Contudo, isso não fica claro na cobertura jornalística do caso.
  Não há indignação midiática como houve em relação ao “mensalão do PT”, igualmente denunciado por parlamentar governista (ironicamente, também do PTB – Roberto Jefferson) que, como Barbieri, teve acesso de moralismo e denunciou que o governo do qual era aliado “supostamente” compraria apoio no Legislativo através de pagamentos aos legisladores. Não há “teste de hipóteses” ou perguntas constrangedoras a Alckmin ou Serra sobre se um deles  “sabia” ou “não sabia”.
  Onde estão os colunistas da Folha, do Estadão ou da Veja “indignados com a corrupção”?
  Cadê os editoriais furiosos culpando todo o PSDB por “supostos” atos de corrupção de seu governador, de seus parlamentares e de partidos e parlamentares aliados?
  Aliás, será que a “Juventude do PSDB” de São Paulo não fará nenhuma “marcha contra a corrupção”?
  Inexiste uma só opinião nesses veículos de comunicação ou entre os habituais indignados com a “corrupção” que diga que o PSDB inteiro é corrupto e que usa dinheiro público em benefício próprio. Muito menos opinião disfarçada de reportagem ou de discurso de cidadãos que se dizem “neutros”…
  O partidarismo da mídia, assim, resume-se à falta de indignação e de suposições – ou, se preferirem, de “teste de hipóteses” – nos veículos que passaram a última década produzindo, em vez de falta, excesso de opiniões e suposições de que não restaria dúvida sobre as acusações de “compra de parlamentares” pelo governo Lula, dando como “prova” do crime simplesmente o fato de que tais acusações partiram “de dentro do esquema”.
  Que diferença há entre a denúncia de Roberto Jefferson contra o PT e a de Roque Barbiere contra o PSDB? Ambos não denunciaram que governos desses partidos conseguiam que o Legislativo aprovasse tudo o que queriam “convencendo-o” a apoiá-los por meio de suborno com dinheiro público?
  Ao dizer que até o governo Mario Covas não havia liberação de emendas a parlamentares e o conseqüente esquema de corrupção entre eles e empreiteiras, Barbiere disse sobre governo do PSDB o mesmo que Jefferson disse sobre governo do PT. Só falta que Alckmin e Serra digam que “não sabiam” e que a mesma imprensa que não acreditou em Lula tampouco acredite neles. Alguém acredita mesmo que isso pode vir a ocorrer?

  (Eduardo Guimarães)
 Artigo enviado por Eliton Meneses

IMPAGÁVEL E ATUALÍSSIMA!




 DESTE BLOGUE: A charge foi publicada em vários Blogues. Vimos primeiro no Araquém News.

 

A POLÍTICA DO CACIMBÃO



   Como tem gente dando corda em gente nos Blogues e colunas de jornal. Chegam ao absurdo de querer candidatar, na marra, gente sem voto! Gente que não conhece da esquina pra frente! Por que esse povo que quer entrar no céu à força, não faz um trabalho de base, para só depois, pôr seus nomes em disputas? Chega de aventura e aventureiros!

BANCÁRIOS NA LUTA!

  E os bancários grevistas fazem enterro simbólico do Bradesco em Fortaleza. Isso! Criatividade também vale para suportar a pressão e o engodo patronais.

ELES SE MERECEM!

  Tem Professor voltando à sala de aula, por pressão governista e/ou por conta dos gritos de parte da imprensa? Todos se merecem!

BOÇALIDADE NA INTERNET

    O grosseiro jornalista Macário Batista, que é de Sobral, acusou-me ontem de "fazer política bem ao estilo do Coreaú, nas minhas (dele) costas. Referiu-se a mim como "ô, do Coreaú" e foi muito deselegante, ao replicar um comentário meu. Claro que não lerei mais tal Blogue. Mandei inclusive um recado pra ele, exigindo respeito a minha cidade. Trata-se de um sujeito mal-educado e puxa-sacos de políticos!

DUAS EM UMA

1. Revelações: preconceito, misoginia, xenofobia, ódio... e vem mais por aí. Nessas eleições, esgoto vai ser fichinha!; 2. Como já falei aqu...