28 de out. de 2015

AMOROSIDADE

 Do Facebook

A TÃO CRITICADA ILHA

"Alunos de medicina dos EUA passarão período em Cuba como parte do currículo"
Educar Melhor

CENA INUSITADA

  Numa inauguração de escola aqui nas redondezas um Camilo Santana falando pra quase ninguém. Cerca de 80 pessoas assistiam o discurso das autoridades. A maioria alunos.

ORA, ORA!

  Um ingênuo me diz que o Estado premia as escolas em situações de flagelo (no aspecto avaliativo). Aquela que ele e o município trataram a bico de pão dormido a vida toda? 

AVALIAÇÕES ESCOLAS OFICIAIS (SIMBOLOGIA)

MERITOCRACIA E BURRICE!

  O Estado faz festa pra Educação com os prefeitos da vez (geralmente, caseiros). Velha masturbação onde o gozo já se sabe onde se dará. Muita competição, briga surda entre professores nas escolas e desprezo para os que não saírem na foto. Conheço uma escola em que houve um momento de repasse de resultados com as coordenadoras e os professores. Determinadas salas de aula da unidade foram destacadas. Um professor passou a ser "referência". Outro paparicado... Resultado: muita gente reclamando, se sentido injustiçada e até evitando a sala do professores nos momentos que deveriam ser de encontros e bate-papo prazerosos. Em resumo: as tais avaliações externas dividiram o grupo (já em processo de desmonte)!

QUEM SOU EU PRA DISCORDAR!

 Via Twitter

VIDA S.A.



 Fonte: http://bhaz.com.br/2015/08/14/10-ilustracoes-geniais-para-refletir-no-atual-momento-da-sociedade/#jp-carousel-257025

REGIONALISMO

 Comercial com xilogravura

QUEM SABE UM DIA!

  No ano que vem tem mais eleição. Logo, logo vão aparecer aquelas embiricicas de fotos de ruas cheias de lixo, com esgoto a céu aberto, com porcos soltos, etc. Mas novos (ou velhos) prefeitos serão eleitos. E tudo se repetirá... Até a eternidade. Ou até quando, em vez de buracos e lixo, pautarmos (e procurarmos modificar) as mentes!

EDUCAÇÃO - DEBATE - 2

     “(...) É preciso que o professor da escola pública, por exemplo, compreenda o seu compromisso político. Seu ofício não pode ser exercido apenas por uma competência técnica. Porque é nisso que o sistema mira, hoje. É nisso que as grandes avaliações de que falamos estão preocupadas. Se continuarmos apenas com ações burocráticas de ensino as coisas vão continuar como estão. Entenda: a mudança não virá dos governos. A escola como está hoje está dando muito certo para o mundo produtivo. Não para a cultura da solidariedade. (...)."
  Idevaldo Bodião, no O Povo

EDUCAÇÃO - DEBATE

  O prof. aposentado da UFC, Edevaldo Bodião, resume o meu pensamento sobre a Educação do Ceará hoje:   
“(...) A educação escolar não transforma a pessoa. A nossa, não. Ela não é pensada para isso. Ela está voltada para a manutenção de um sistema, de uma sociedade. Assim, a lógica da nossa educação é para a competitividade, é a lógica da meritocracia. Os projetos escolares priorizam processos de avaliação individual para que o aluno se saia bem no vestibular, na Prova Brasil, no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), no Paic (Programa de Alfabetização na Idade Certa)...”.

  O Povo, 27/10/15

É MEDIEVAL

  Aqui pertinho vai ser inaugurada hoje a escola profissionalizante Leonel Brizola. O local recebeu uma visita cosmética dos garis e do pessoal do trânsito. Perto da unidade escolar o encoivaramento de lixo continua sendo uma prática habitual.

O DEBOCHE, A GENERALIZAÇÃO...

 Do Twitter

É FREUD!

 Deve ser patológico o ódio que se espalha por aí, inclusive contra servidor público.

ALÔ, COREAÚ!

  Teu Mercado Público deveria ser reformado. Deveria receber uma placa: "Mercado Público Chagas Leocádio". Que tal? Não é pra frente que se anda?!

"SABE DE NADA, INOCENTE!"

 "No Irã corrupto vai pra forca! Se a moda pega!" Quem vai pra forca? Quem executa? Adivinha onde estão os maiores corruptos...

SOBRE AVALIAÇÃO ESCOLAR (DE CRIANÇAS)

  Quando escreve o aluno entrega seus avanços e recuos. Além do mais, escola não tem que ser um local onde o aluno é preparado para chegar na frente, nem que seja com um pedaço do queixo, como se cavalo de corrida fosse. Mas o que é que esse sistema educacional prepara para os que "são rudes"? O desprezo, a sala do professor "que não consegue", o recanto da escola. E os professores em sua briga surda? Conheço isso por dentro. "O fulano? O fulano ‘é referência!’”, diz uma coordenadora. Aluno com dificuldade precisa mais do professor, da escola , da família... A meritocracia transforma esse ser em ninguém. Às vezes, um pequeno avanço para ele (garoto) é muita coisa. Precisamos dessa visão de fisioterapeuta na escola. Outro mundo é possível!

DO PARANÁ

"A fita vermelha significa: tenho orgulho do meu trabalho e, por isso, luto pela população!" Texto e foto: Sindicato dos Professores do Paraná - AFP SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO PÚBLICA DO PARANÁ
Foto: Francielly Camilo

DIA DO SERVIDOR

  "Ali no Bradesco ainda tem umas dementes velhas!". De uma pessoa, referindo-se à servidoras do BEC, contratadas pelo Bradesco, após a privatização do órgão estadual becista.

MAS SEGUE A LUTA!

 Aquele que os doutores querem que sumam de chão adentro...

MARAVILHAS!

  A Sociedade Brasileira de Pediatria está recomendando aos pediatras que receitem livros pra crianças de zero a seus anos. Plac, plac, plac!

O PÉSSIMO EXEMPLO DA CAPITAL

 A roubalheira na Câmara Municipal de Fortaleza envolve 11 milhões de reais. Uma turma de vereadores está sendo chamada pra depor!

DO RECANTO DA CALÇADA

 - Maria, tu viu o Zé Moela querendo brigar com o Chico Chicó?
 - Não. Como foi o furdunço?
 - Foi feio o negócio. O Zé puxou uma lambedeira e encostou nos vazi do Chico...
 - Coitado. O Chico mal fala...
 - É, né? Mas quando ele se zanga... Menina, esse Chico Chicó fastou um pouco pra trás, fez cara feia e disse: - Solta a faca e vem pra cima d'eu, seu fi de uma chora na rampa, que eu parto em dois!
 - E o Zé Pereba?!
 - Brejou!

COLUNA DA HORA

 E uma malvada saudade!

CLAYTON

clayton 151028

SEM-VERGONHA

  O sujeito chegou na cidade, humilde, vendendo redes. Rua acima, rua abaixo, debaixo de sol escaldante. Foi vendendo aqui e ali, foi capitalizando-se e criando marra. E seguia:
 - Vamos comprar rede, senhora?
 - Comprar rede, senhora?
 - Olha a rede, senhora!
 Um  dia passou perto dele a filha do prefeito. Aquele mulherão de empenar qualquer um, quando vira a esquina da vida. O vendedor gaiato olhou, olhou e...
 - Vamos pra rede, senhorita?
 Vinte minutos depois uns quatro soldados estavam agarrados com ele!

O SER HUMANO

  Aqui da Maraponga (um pouco fora da área mais favelada, onde fica aqui o cafofo) o camarada pôs umas seis colunas de uns 80 cm na frente da casa. Talvez pra evitar que um carro encoste, danifique a calçada, bata na casa, etc. Mas foi mais além, pôs farpas de ferro pontiagudo em todas elas. Quer as pessoas longe, bem longe. Se eu tivesse coragem, não fosse esse ser que breja fácil, fácil, ia lá lhe pedir o wifi. Vai que colasse!

A VOZ (INCÔMODA) DAS RUAS