11 de out. de 2013

OBRA PRIMA!

 Letra de Zé Ramalho e do poeta popular Otacílio Batista. Obra de fôlego, em versos decassílabos. Deleite-se!

"Numa luta de gregos e troianos
Por Helena, a mulher de Menelau
Conta a história de um cavalo de pau
Terminava uma guerra de dez anos
Menelau, o maior dos espartanos
Venceu Páris, o grande sedutor
Humilhando a família de Heitor
Em defesa da honra caprichosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor

Alexandre figura desumana
Fundador da famosa Alexandria
Conquistava na Grécia e destruía
Quase toda a população Tebana
A beleza atrativa de Roxana
Dominava o maior conquistador
E depois de vencê-la, o vencedor
Entregou-se à pagã mais que formosa
Mulher nova bonita e carinhosa
Faz um homem gemer sem sentir dor

A mulher tem na face dois brilhantes
Condutores fiéis do seu destino
Quem não ama o sorriso feminino
Desconhece a poesia de Cervantes
A bravura dos grandes navegantes
Enfrentando a procela em seu furor
Se não fosse a mulher mimosa flor
A história seria mentirosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor

Virgulino Ferreira, o Lampião
Bandoleiro das selvas nordestinas
Sem temer a perigo nem ruínas
Foi o rei do cangaço no sertão
Mas um dia sentiu no coração
O feitiço atrativo do amor
A mulata da terra do condor
Dominava uma fera perigosa
Mulher nova, bonita e carinhosa
Faz o homem gemer sem sentir dor."




O JESSÉ DAS BELAS LETRAS!

TÔ INDO BEM!

   Tenho acompanhado as últimas declarações do governador. Ele tem se comparado a Tasso, o pai da matéria, e a outros governantes (ex-aliados dele). Bom, na balança do doutor a concha mais pesada está do lado dele e eu estou quase chegando à conclusão de que eu sou um suíço, que vive uma vida faustuosa, com conta bancária gorda e mesa em eterno banquete... Por enquanto...

SE...

   ...Os Professores não tem quase nada pra comemorar, imagine as crianças alunas deles. O que lhes aparece, além das festas-pirulito?!

VÂNDALOS? QUAIS?

   "Somos contra os que vandalizam os serviços de saúde, sucateando postos e hospitais. Somos contra os que vandalizam a já precária rede de educação. Somos contra os que esquecem o transporte coletivo, optando por uma política de mobilidade que privilegia a 'cultura do automóvel' e as construções de túneis, viadutos e elevados. Somos contra os que se aproveitam do dinheiro arrecadado através dos impostos, para promover festivais de corrupção. Em síntese, somos contra a despudorada exploração do trabalho para o enriquecimento de uns poucos.
  É preciso ficar bastante claro que os verdadeiros vândalos são os que servem a manutenção do sistema capitalista, cujo objetivo único é proporcionar lucros para uma minoria, em detrimento de bilhões de seres humanos. (...)."

  (Gilvan Rocha, no O Povo e no Blogue do Eliomar)

CAIU MAIS UM PEDAÇO!

    "Uma auditoria do Ministério da Saúde apontou o sumiço de aparelhos médicos comprados pelo governo do Ceará para equipar um hospital em Sobral, no interior do Estado. A unidade ficou conhecida por ter sido inaugurada em janeiro com um show de Ivete Sangalo, pelo qual o governador Cid Gomes (PROS) pagou R$ 650 mil. Menos de um mês após a inauguração, uma estrutura da fachada desabou e feriu uma pessoa. Em vistoria feita em maio, técnicos do ministério não localizaram equipamentos orçados em R$ 819 mil, bancados com recursos federais. O relatório da auditoria pede a devolução do valor à União. 
  A Secretaria da Saúde do Ceará e a administração do HRN (Hospital Regional Norte, nome oficial da unidade) negam problemas e dizem que todos os equipamentos estão no hospital. Os técnicos não localizaram 13 ventiladores pulmonares, dois aparelhos móveis de raio-X, um aparelho de anestesia e um foco cirúrgico (equipamento auxiliar para cirurgias). O relatório afirma que 'os equipamentos adquiridos e identificados, em sua maioria, encontram-se sem uso e aponta casos de aparelhos já quebrados. (...)."

  (Folha de São Paulo e Blogue do Eliomar)

30

DEPOIS DE TODA M... TODA?

" Sarto anuncia força-tarefa, para conter crise de medicamentos e insumos, do IJF. Falta de abastecimento no hospital foi alvo de ação ...