sexta-feira, 29 de julho de 2011

O CEARÁ, NA VISÃO DO MINISTÉRIO DO TURISMO




 Vale a pena ver todo o vídeo!

 (Com o Blogue do Eliomar)

SOBRE O ARTIGO DO ETIN

1. Agradeço o envio do artigo, que foi fruto de nossa provocação;

2. Não ficou claro se o camarada tem pretensões políticas na terrinha. E o herdeiro (Vilar Neto) tem? Em caso positivo, o pai o apoiaria?

3. O prefeito Carlos Ronner  e o sr. Chico Antônio foram citados. O Blogue está aberto para suas manifestações cidadãs. 

4. Quem era "o então prefeito", no caso do voto defendido no advogado de Santana do Acaraú, Chagas Vasconcelos?

5. A nós interessa o debate sadio e respeitoso. Somente!

COREAÚ 2012

  "Nunca discuti a política municipal de Coreaú e jamais participei de nenhuma campanha política municipal, exercendo somente meu direito de voto. Isso por ter ideais e diretrizes contrárias aos atores políticos. Esses, ao longo do tempo, da oposição ou da situação, em sua maioria foram ou são meus familiares ou de minha mulher. E o fato de em 1978 defender a candidatura ao senado federal de Chagas Vasconcelos, MDB, contra Zé Lins, ARENA, causar-me atrito com o então prefeito, fez-me atender conselho maternal. Abdiquei de militar na política coreauense. Mas, provocado pelo amigo João, farei suscinta análise da política de nossa terra.
 Desde sua fundação, Coreaú nunca teve uma administração inovadora, revolucionária no propósito de mudar alguma coisa. Todas as administrações coreauenses, e em todo Brasil, como relata Raymundo Faoro, em seu livro 'OS DONOS DO PODER', são do tipo patrimonial, onde os gestores não conseguem separar o público do privado, esquecendo o coletivo. Tudo herança do colonialismo, seguido do coronelismo. Após o surgimento do PT, nota-se mudanças.
  Em política as previsões não podem ser a longo prazo. Uma raposa política mineira dizia que política é como as nuvens: o cenário muda a todo instante. Política são circunstâncias e tendências, podendo serem modificadas pela competência ou não dos agentes políticos.
  O prefeito Carlos Roner faz uma administração pífia, embaralhado com as dívidas de campanha e embaraçado com o aparato administrativo amador e corrupto. Pela apatia e constante situacionismo do eleitorado coreauense, Roner é forte candidato e favorito a reeleição.
  O melhor candidato  de oposição é Chico Antônio. As circunstâncias políticas, desde 2008, o apontam assim. Além das amizades e parentesco com políticos importantes nacionalmente, Chico Antônio tem uma boa parcela do eleitorado coreauense como seu fiel eleitor, realidade que nenhum outro político opocisionista possui. Isso é um bom começo. Para ter chance de sair vitorioso tem que organizar e profissionalizar a estrutura de campanha e usar, as circunstâncias acima citadas, em toda sua plenitude.
  Espero que o PT, em 2012, lance candidatos ao executivo e ao legislativo coreauense. Arregimentando os estudantes, a juventude, os moradores de vilas e comunidades rurais, fazendo palestras e seminários com trabalhadores, comerciários, funcionários públicos, desempregados, o PT terá papel fundamental na campanha política e estará alicerçando um futuro projeto popular em Coreaú."
 (Etin Meneses)

O TRATAMENTO QUE OS GOVERNOS NOS DESPENSAM...

  A Educação continua tendo dos governos o tratamento de despensa. "O que tem sobrando na despensa? Dá pra Educação!"

SENHORES POLÍTICOS!

  No próximo ano tem eleição! Hora da colheita. Refaçam os velhos discursos sobre Educação! Está na hora! Lá nos seus comícios vão aparecer muitos incautos! Olho vivo!

DO POETA E RADIALISTA PEDRO SAMPAIO

 BRADO DE MESTRE


"AO MESTRE COM CARINHO
HOJE EU QUERO FELICITAR
DESEJANDO QUE SEU CAMINHO
SEJA SEMPRE PRA EDUCAR...

FORMANDO COM MAESTRIA
TRAZENDO A TRANSFORMAÇÃO
FAZENDO QUE A CIDADANIA
ESTEJA NESSA FORMAÇÃO

SUA LUTA CONTINUA
NO GRITO DO POVO NA RUA
TODA VEZ QUE PRECISAR

COBRAR QUE TENHAM RESPEITO
SE NEGAREM AO POVO O DIREITO
PROFESSOR JOÃO TELES, VAI BRADAR!!!

 Grande Mestre, nas palavras contidas no soneto acima, expresso minha admiração e amizade por seu carÁter e determinação de brigar por uma Educação de qualidade. É chegado o dia tão esperado e tão teu, quero pois desejar-lhe muita paz, saúde e felicidades, nesta data tão querida e em todos os dias de sua vida, tenha um feliz e abençoado aniversário.... Este dia 29 é muito especial também aniversária Luísa Sampaio, a edificadora e coluna de sustentação de nosso lar... grande Mãe, esposa e amiga."


 DO BLOGUE: Agradeço ao poeta! Pena que a data seja do Orkut fake. Meu aniversário é dia 30 de novembro. Mas valeu! Claro que valeu!

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

  Desde o dia 28 está ocorrendo na UECE (Campus do Itaperi), aqui pertinho, o X Encontro Cearense de Historiadores da Educação - ECHE e o III Encontro Cearense de Geografia da Educação – ECEGE. O professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) fez a conferência de abertura do encontro, sobre o tema 'A Feira dos Mitos: a invenção da cultura popular nordestina. A solenidade de abertura se deu às 19h, do dia 28 de julho, no Auditório Paulo Petrola. Constam da programação: mesas-redondas, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos, sessões de pôsteres, etc."


  (Divulgação: Profa. Gildênia Moura, de Maracanaú, uma das palestrantes)

ILUMINAÇÃO DE SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

  "Um investimento de R$ 12,5 milhões vai ressaltar as belezas históricas de duas cidades cearenses. A obra do Governo do Estado visa a instalar fiação subterrânea em todo o conjunto arquitetônico formado por igrejas, casarões e museus tombados pelo patrimônio histórico em Sobral, localizada a 232 quilômetros de Fortaleza, e Icó, a 384 quilômetros.
 
 A obra está licitada e a previsão é que a intervenção comece a ser executada até o final de agosto, em Sobral, segundo a Secretaria da Infraestrutura do Estado (Seinfra). As obras deverão ficar prontas até maio de 2012. A área pública beneficiada é aproximadamente de 27 hectares, tombados pelo patrimônio histórico nacional, onde estão instalados diversos prédios que contam a história da região. Para a cidade de Icó, segundo a Seinfra, um processo licitatório deverá ser aberto em breve. (...)."


 (DN, Caderno Regional)

LÍDER SEM SANGUE!

 Acompanho, pelas redes sociais, uma pessoa (líder), que tem altas pretensões políticas (legítimas) em Coreaú. Todos os dias dou uma olhada em seu perfil na Net, numa tentativa de ver algo (bom ou não), para ser divulgado. A pessoa passa de uma semana sem aparecer! E quando o faz, posta generalidades... Como querer angariar simpatias assim? As redes estão aí para serem usadas! Críticas, sugestões, contrapontos, artigos, opiniões, documentários, etc, são sempre bem-vindos! O que falta? Sangue no olho?

ATENÇÃO, POLÍTICOS!

  "A revista Scientific American mencionou recentemente o trabalho de uma equipe de pesquisadores liderados pelo psicólogo  holandês Aldert Vrij, da Universidade de Portsmouth, que listou características típicas de mentirosos convicentes para ajudar a identificá-los:

1- São manipuladores. Segundo o artigo, manipuladores mentem frequentemente e não têm escrúpulos morais – por isso, sentem menos culpa. Eles também não têm medo de que as pessoas desconfiem e não precisam de muito esforço cognitivo para fazer isso. A coisa meio que acontece naturalmente.

2- São bons atores. Quem sabe atuar tem mais facilidade em mentir e se sente confiante ao fazer isso, pois sabe que é capaz de fingir muito bem. (Antes que comece a polêmica, não estamos dizendo aqui que bons atores são necessariamente mentirosos. A lógica é oposta: bons mentirosos é que são, geralmente, bons atores)

3- Conseguem se expressar bem. 'Pessoas expressivas geralmente são benquistas', dizem os pesquisadores.  Elas dão uma impressão de honestidade porque seu comportamento sedutor desarma suspeitas logo de início, além de conseguirem distrair os outros facilmente.

4- Têm boa aparência. Pesquisas já mostraram que pessoas bonitas tendem a ser mais queridas e vistas como honestas, o que ajuda quem curte enganar os outros.

5- São espontâneos. Para acreditarmos num discurso, ele precisa parecer natural. Quem não tem a capacidade de ser espontâneo acaba parecendo artificial – e fica difícil convencer alguém desse jeito.

6- São confiantes enquanto mentem. Bons mentirosos geralmente sentem menos medo de serem desmascarados do que as outras pessoas. Então, mantêm uma atitude confiante em relação à sua habilidade de mentir.

7- Têm bastante experiência em mentir. Assim como nas outras coisas, o treino também leva à perfeição quando se trata de mentir. Quem está acostumado a isso já sabe bem o que é necessário para convencer as pessoas e conseguem lidar mais facilmente com suas próprias emoções.

8- Conseguem esconder facilmente as emoções. Em algumas situações mais arriscadas, mesmo um mentiroso veterano pode sentir medo e insegurança. Nesse caso, é fundamental conseguir camuflar bem essas emoções. Além disso, já dissemos que mentirosos geralmente são pessoas expressivas, né? Pois é: eles costumam ser bons em fingir sentimentos que não estão realmente sentindo, mas também tendem a manifestar seus verdadeiros sentimentos espontaneamente. Por isso, é necessário ter habilidade em mascará-los para que não venham à tona.

9- São eloquentes. Pessoas eloquentes conseguem confundir mais facilmente as pessoas com jogos de palavras e conseguem enrolar mais nas respostas caso lhe perguntem algo que exija outras mentiras.

10- São bem preparados. Mentirosos planejam com antecedência o que vão fazer ou dizer para evitar contradições.

11- Improvisam bem. Mesmo estando preparado, é preciso estar pronto a improvisar caso alguém comece a desconfiar da história que ele inventou ou as coisas não saiam como esperava.

12- Pensam rápido. Para improvisar bem, é preciso pensar rápido. Quando imprevistos acontecem, e fica fácil desconfiar quando a pessoa fica sem resposta ou tenta ganhar tempo dizendo “ahhn” ou “eee”. Bons mentirosos não têm esse problema e conseguem pensar em uma saída rapidamente.

13- São bons em interpretar sinais não verbais. Um bom mentiroso está sempre atento à linguagem corporal do seu ouvinte e consegue interpretar sinais não-verbais que possam indicar desconfiança. Caso identifique indícios de suspeitas, ele muda de atitude ou melhora a história.

14- Afirmam coisas que são impossíveis de se verificar. Por motivos óbvios, bons mentirosos costumam fazer afirmações sobre fatos que sejam impossíveis de se provar e evitam inventar histórias mirabolantes que poderiam ser facilmente desmascaradas.

15- Falam o mínimo possível. Quando é impossível falar algo que não pode ser verificado, o mentiroso simplesmente não diz nada. Se a peguete pergunta ao mentiroso onde estava naquela noite em que não atendeu ao telefone, ele vai preferir responder algo como 'honestamente, eu não me lembro'. Melhor do que inventar que teve de levar a avó ao médico. Quanto menos informação fornecer, menos oportunidade ele terá de ser desmascarado.

16- Têm boa memória. Quem quer desmascarar um mentiroso procura por contradições no seu discurso, porque muitas vezes eles podem simplesmente se confundir ou esquecer detalhes que inventaram. Mas não se impressione se a pessoa conseguir se lembrar e repetir cada vírgula do que lhe contou anteriormente. Bons mentirosos geralmente têm ótima memória.

17- São criativos. Eles conseguem pensar em saídas e estratégias que você nunca imaginaria. Mas não se deixe levar pelo seu brilhantismo – afinal, é isso o que eles querem.

18- Imitam pessoas honestas. Mentirosos procuram imitar o comportamento que, no imaginário das pessoas em geral, são típicos de quem só diz a verdade – e evitam se parecer com a imagem que se tem dos mentirosos."

 (Revista Superinteressante) 

 DO BLOGUE: Recomenda-se não enviar esse texto aos srs. prefeitos. Eles podem aposentar seu "Príncipe", de Maquiavel.

HORA DO APERTO!



  Do Jangadeiro Online

  Contexto: Escândalo dos Banheiros do TCE/ Governo do Estado

EMPORCALHANDO A CIDADE



  O  Povo de hoje traz uma matéria sobre as pichações na capital. Falta de educação e de autoridades, dá nisso! Na foto, a estátua de Cristo Redentor, no bairro Praia de Iracema.

MULHER QUE LÊ

  "Um casal sai de férias para um hotel-fazenda.

  O homem gosta de pescar e a mulher gosta de ler. Uma manhã, o marido volta de horas pescando e resolve tirar uma soneca.

  Apesar de não conhecer bem o lago, a mulher decide pegar o barco do
marido e ler no lago. Ela navega um pouco, ancora, e continua lendo seu livro. Chega um guardião do parque em seu barco, para ao lado da mulher e
fala:

 - Bom dia, madame. O que está fazendo?

 - Lendo um livro - responde, pensando: será que não é óbvio?

 - A senhora está em uma área restrita em que a pesca é proibida,
informa.

 - Sinto muito, tenente, mas não estou pescando, estou lendo.

 - Sim, mas com todo o equipamento de pesca. Pelo que sei, a senhora pode
começar a qualquer momento.

 Se não sair daí imediatamente, terei de multá-la e processá-la.

 - Se o senhor fizer isso, terei que acusá-lo de assédio sexual.

 - Mas eu nem sequer a toquei! - diz o guardião.

 - É verdade, mas o senhor tem todo o equipamento.. Pelo que sei, pode
começar a qualquer momento.

 - Tenha um bom dia, madame- diz ele, e vai embora.

 Moral da história:

 'Nunca discuta com uma mulher que lê. Certamente ela pensa.'" (Net)


 (Enviado pela Profesora Vilani Sousa, presidente do Suprema - Sindicato dos Professores de Maracanaú) 

PROFESSORES: NEGOCIAÇÕES COM O GOVERNO DO ESTADO

  “Não vai haver ganho algum para mais de 80% do quadro efetivo do Estado”. (O Povo)


  (Reginaldo Pinheiro, vice-presidente da Apeoc)

VELHO DRAMA!

 Outro destaque do DN do hoje é a superlotação do Santa Casa de Sobral, um problema antigo e NUNCA resolvido. Até quando? É aquela coisa. Dor dos outros...

FÓRUM RMF

  O destaque do DN é o crescimento (ou inchamento?) da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Se a região cresce, os problemas se avolumarão. Pode ter certeza!

ESCÂNDALO DOS BANHEIROS

  O jornal O Povo abre três páginas na edição de hoje para esse rumoroso caso dos banheiros, que pode virar CPI, na Assembleia. Feche o nariz e acompanhe o caso!

ESCÂNDALO DOS BANHEIROS



  A Construtora Dourado Ltda., investigada pelo Ministério Público no caso do escândalo dos banheiros, pertence a um taxista e a uma dona de casa. A empresa, contratada para construir os kits sanitários, não funciona em nenhum dos três endereços registrados na Junta Comercial. (...)."

 (O Povo)

 DO BLOGUE: Os recursos, você sabe, são do Fundo de Combate à Pobreza. Quando será que o TCE e o Governo do Estado vem a público dar esclarecimentos? Enquanto isso, falta dinheiro para pagar um Piso rebaixado aos Professores...

NOS EUA

Mataram mais um homem, que dizia: "Eu não consigo respirar!" Mais um, mais um... Na maior democracia do Mundo". De araque, cl...